Parceria prevê oferecer a jovens que cumpriram medidas socioeducativas o curso de Preparação Para o Primeiro Emprego
A Fundação Florestan Fernandes, autarquia vinculada à Prefeitura de Diadema, e a Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) firmaram parceria, dia 27/4, para oferecer a adolescentes e jovens que cumpriram medidas socioeducativas a possibilidade de se colocar, ou recolocar, no mercado de trabalho.
A ideia é que adolescentes e jovens de Diadema de 16 a 24 anos, com o Ensino Fundamental II completo e que passaram pela Fundação Casa, mas que não cumprem mais medidas de restrição ou privação de liberdade, possam frequentar o curso de Preparação Para o Primeiro Emprego, da Florestan Fernandes.
Como indica o nome do curso, o objetivo é facilitar que os inscritos ingressem no mercado de trabalho. Nas 80 horas da formação, os temas trabalhados junto aos alunos são: Desenvolvimento Pessoal, Orientação Profissional, Informática Básica, Mundo do Trabalho, Comunicação, Matemática e Finanças, Cidadania e Saúde e Vida.
Como explica Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, diretor-presidente da Florestan Fernandes, o número de pessoas atendidas pela parceria será ampliado aos poucos. “Para jovens de 16 a 18 anos, consideramos que o importante é focar na preparação para o mercado de trabalho formal. Sendo assim, vagas no curso de Preparação Para o Primeiro Emprego são fundamentais”, esclarece.
Segundo ele, além de favorecer a empregabilidade desse público, outros objetivos da parceria com a Fundação Casa são contribuir para a redução da reincidência infracional e fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
O próximo ciclo do curso de Preparação Para o Primeiro Emprego ocorre de junho a agosto de 2023.