Piloto conquistou sua terceira vitória em 2023, desta vez ao lado de Gerson Campos, na abertura da temporada da Endurance Challenge em Interlagos
O piloto Marcelo Tomasoni voltou ao lugar mais alto do pódio, neste sábado (13), na abertura da temporada 2023 da Porsche Cup Endurance Challenge, no autódromo de Interlagos, em São Paulo.
O resultado confirma a boa fase vivida pelo piloto do Porsche #5, que também lidera na Sprint Challenge, que inclui as provas de curta duração da categoria. Após duas etapas, ele soma duas vitórias e agora chegou a sua terceira conquista no ano na primeira etapa endurance.
Na corrida de longa duração, que teve três horas de disputas, Tomasoni dividiu o carro pela primeira vez com Gerson Campos, que fez sua estreia na Porsche Cup. Os dois partiram da pole position da categoria Challenge e traçaram uma estratégia perfeita para cruzar a linha de chegada com 15 segundos de vantagem para a dupla segunda colocada (Danilo Dirani e Célio Brasil).
“Nos treinos de quinta-feira, como o Gerson tinha pouco contato com o carro, trabalhamos mais na adaptação dele e, na sexta-feira, conseguimos a pole por uma diferença bem apertada, de apenas 0s006”, contou Tomasoni.
“Traçamos uma estratégia na corrida para tentar abrir o máximo possível em algum dos stints, para não dar tempo de os pilotos profissionais e mais experientes alcançarem a gente no final e foi o que aconteceu”, explicou.
“Eu larguei e estava abrindo, mas tivemos um Safety Car que atrapalhou um pouco e deixou todo mundo junto. Quando os pilotos profissionais saíram, no mesmo stint do Gerson, eles acabaram conseguindo uma vantagem. Mas no terceiro stint, começamos a construir a nossa vitória. Assumi novamente o primeiro lugar e consegui abrir bem, entregando o carro com mais de 30 segundos de vantagem para o Gerson, que também foi muito bem nas 17 voltas finais. Cruzamos a linha de chegada com 15 segundos de vantagem para o segundo”, lembrou Tomasoni.
“Estou muito feliz com a vitória. Eu só tinha disputado uma etapa de endurance em 2019, mas com esse novo modelo foi a primeira vez e foi muito legal. Cheguei a minha terceira vitória no ano, em cinco corridas, a segunda pole e isso é muito bacana, principalmente em uma categoria com carros tão iguais”, completou o piloto, que é patrocinado pela Ativa Investimentos, DSM e Plant Power.
Tomasoni volta as suas atenções agora para a terceira etapa da temporada da sprint, que será disputada nos dias 3 e 4 de junho, em Goiânia (GO).
Classificação da Endurance, categoria Challenge:
1. #5 Marcelo Tomasoni e Gerson Campos 73 pontos
2. #139 Célio Brasil e Danilo Dirani 65
3. #66 Sadak Leite e Fabio Carbone 64
4. #14 Luiz Landi e Bruno Xavier 63
5. #44 Giuliano Bertuccelli e Pietro Rimbano 53
6. #38 Eric Santos e João Gonçalves 45
7. #2 Luiz Souza e Bruno Bonifácio 41
8. #45 Paulo Totaro e Matheus Roque 38
9. #55 Ramon Alcaraz e Márcio Mauro 36
10. #133 Israel Salmen e Rafael Martins 35
Créditos: FGCom