Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho fez reunião de alinhamento com as empresas do Polo Cosmético que irão participar da feira

Depois do sucesso da participação do Polo Cosmético de Diadema na feira Hair Brasil, em março, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) já está se preparando para a instalação do estande da cidade na próxima feira: a FCE Cosmetique, simplesmente o principal evento da indústria cosmética da América Latina.

“A FCE Cosmetique é a principal plataforma de negócios do setor e a única feira que abrange todas as etapas da cadeia produtiva da indústria cosmética,” explicou Lúcia Bueno, coordenadora do Polo Cosmético de Diadema. “Pensando nisso, convidamos empresas que representam essas etapas, desde a entrada da matéria-prima à saída do cosmético. São empresas que fornecem a matéria-prima, o maquinário e os equipamentos, o produto base, o produto final, as embalagens para os frascos, as embalagens de papelão para o transporte… Todos esses setores possuem representantes em Diadema e estamos levando todo esse fluxo para a feira.”

A FCE, diferente da Hair Brasil, mais direcionada ao público final, é justamente voltada a empresas do ramo, ao networking B2B (business to business, empresas vendendo a outras empresas), e isso se refletirá no novo estande do Polo: “Será um espaço mais qualificado, voltado menos à exposição de produtos e mais ao fechamento de negócios,” afirmou Lúcia.

A iniciativa do Polo foi elogiada pelas empresas. “É importante essa aproximação que o Polo faz,” disse Rosana Conde, coordenadora de vendas da Mara Embalagens, que, na própria reunião, descobriu que funciona na mesma rua que outra empresa presente, a Yuzi Cosmetics. “Nós somos uma indústria que está em Diadema há 56 anos, atendemos empresas de todo o Brasil, mas não atendemos nenhuma empresa de cosméticos. Por falta de conhecimento mesmo. Estamos aqui para nos colocar à disposição das empresas do Polo.”

Outras empresas presentes ou já eram clientes umas das outras ou já estavam conversando sobre fechar negócios futuros, mesmo antes da feira acontecer. “Esse é justamente o papel da prefeitura. Criar essa sinergia entre as indústrias da cidade, baratear custos, gerar mais desenvolvimento. Dinheiro público é muito escasso, mas temos conseguido chamar atenção para o Polo Cosmético e, consequentemente, para as empresas da região. E isso gera crescimento, que traz mais investimentos, mais empregos para a população e mais dinheiro para a Prefeitura fazer política social em outras áreas, como Saúde e Educação,” resumiu Paulo Barbosa, secretário-adjunto da SEDET.

De acordo com a SEDET, há a expectativa de, em alguns anos, o Polo ter sua própria feira, onde todas as empresas possam expor e receber visitantes e negócios de todo o país e do exterior. “Até lá, é importante continuarmos a levar o nome de Diadema a todos os espaços,” concluiu Paulo.

Estiveram nesta reunião as empresas Quimis Aparelhos Científicos, Plasmedix Peças Plásticas, Mara Embalagens, Biomist – Marketing Olfativo, Sollis Perfumes e Cosméticos, Yuzi Cosmetics, Midelt Química, Beg Indústria de Cosméticos e Labsynth Produtos para Laboratórios.

A FCE Cosmetique ocorrerá entre 13 e 15 de junho de 2023, na São Paulo Expo, e espera um público de mais de 40 mil pessoas

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