Com portfólio formado por 20 marcas e produtos para todos os perfis, companhia fortalece o conceito “M. Dias Branco para todos”

Fundada em 13 de maio de 1953, no Ceará, a M. Dias Branco chega aos 70 anos consolidando-se como a maior empresa de massas e biscoitos do País. O portfólio da companhia, cujo lema comercial é “M. Dias Branco para todos”, que reflete a missão de oferecer produtos diversos que atendam a diferentes preferências, é formado por 20 marcas, algumas delas líderes em categorias e mercados nacionais e regionais, como Piraquê, Adria, Vitarella e Fortaleza. Recentemente, ao adquirir as marcas Jasmine e Fit Food, tornou-se também referência no segmento de saudabilidade, com produtos integrais, sem glúten, orgânicos e zero açúcar.

A história da companhia começou na Padaria Imperial, fundada em Fortaleza pelo imigrante português Manuel Dias Branco. Aos 17 anos, seu filho Ivens Dias Branco foi ajudar o pai no negócio e convenceu-o a montar uma pequena fábrica junto à padaria para produzir biscoitos. A empresa mudou de nome e passou a se chamar Fortaleza, em homenagem à capital cearense que acolhera tão bem a família.

O primeiro sucesso comercial da marca Fortaleza foi um biscoito do tipo Maria, batizado por Ivens de Pepita. Entre 1954 e 1960, a dupla de empreendedores investiu intensamente em máquinas, fornos e moldes para ampliar a produção. Logo foi iniciada a produção de macarrão. Fortaleza é ainda top of mind como marca que representa o Ceará, segundo o Anuário Datafolha 2022-2023*.

Crescimento acelerado

Para se transformar na maior empresa brasileira de massas e biscoitos e uma das maiores do mundo, a M. Dias Branco cresceu organicamente, criando marcas próprias, como Richester, e por meio de aquisições. Em 2003, a empresa, que até então tinha sua atuação focada nas regiões Norte e Nordeste, adquiriu as marcas Adria e Isabela, conquistando assim as regiões Sul e Sudeste.

Um dos segredos do negócio foi apostar também no conceito de verticalização dos principais insumos: farinha de trigo e gorduras vegetais. A primeira unidade de moagem de trigo das sete hoje em operação foi inaugurada em 1992, garantindo à companhia total controle de qualidade de seus produtos, alta capacidade de estocagem e o lançamento de farinhas domésticas, como Finna, e industriais, como Medalha de Ouro.

Em 2002, foi inaugurada, também em Fortaleza, uma planta de gorduras vegetais, a GME, o que permitiu que a empresa não apenas fornecesse o insumo para a fabricação de biscoitos e outros itens, mas também marcou a entrada no segmento de margarinas, com marcas referência como Adorita e Puro Sabor.

Em 2006, a M. Dias Branco abriu capital no Novo Mercado da B3, acelerando o crescimento. Em 2008, a empresa adquiriu a Vitarella, de Pernambuco, marca que hoje é líder nacional no mercado de cream cracker. Em 2015, foi a vez da Pilar, a mais antiga indústria de alimentos do país, fundada em 1875, também por um imigrante português.

Uma das aquisições mais sonhadas e ousadas foi a da carioca Piraquê, anunciada em 2018 por R$ 1,55 bilhão. Essa aquisição somou ao portfólio da companhia, além de biscoitos icônicos, como Goiabinha e Leite Maltado da Vaquinha, salgadinhos com receita original e única, como o Presuntinho, Queijinho e Gergelim.

Estande Sustentável:

Pensar em um mundo para todos é garantir atitudes ecológicas e cuidar das próximas gerações. Nossas iniciativas sustentáveis visam reforçar o conceito “Para Todos”, já que voltam seu olhar para a natureza também, não só para os visitantes da feira.

O projeto foi concebido de forma sustentável, pensando na logística reversa, a partir de madeiras com certificado de reflorestamento, iluminação de led, plantas naturais, uso de lixeiras com separação do lixo, e sacolas kit´s retornáveis.

A companhia optou por maximizar o uso de telas e QR Codes, ou seja, catálogos e outras comunicações da empresa, para reduzir o número de materiais desenvolvidos com o uso de papel. O estande também dispõe de um painel informativo com dados sobre as práticas sustentáveis da M. Dias Branco na elaboração do projeto.

Também haverá uma árvore com papeis semente que contam com receitas para que os visitantes levem para casa. A escolha do papel semente é uma forma singela de contribuir com a conscientização da importância das pequenas ações diárias, que podem colaborar para a solução de um problema ambiental mundial.

O estande da M. Dias Branco tem o selo de evento neutro fornecido pela Eccaplan – Consultora em Sustentabilidade oficial da Apas 2023, garantindo que toda a emissão de carbono realizada na produção e operação da feira seja neutralizada por meio do plantio de árvores. O objetivo é contribuir para que em breve, possamos ter a floresta M. Dias Branco criada a partir da neutralização de todos os eventos da companhia.

Entrada em novos mercados

Atenta às tendências de mercado, a M. Dias Branco estabeleceu como uma das metas de sua Agenda Estratégica de Sustentabilidade a consolidação no segmento de produtos saudáveis. A primeira aquisição neste mercado trouxe ao portfólio Fit Food, Frontera e Smart. Menos de um ano depois, em 2022, a companhia anunciava a aquisição da Jasmine, também de Curitiba, líder em granolas, pães sem glúten e cookies integrais.

A última aquisição, da uruguaia Las Acacias, também em 2022, marcou a entrada da empresa no segmento de massas super premium e em outras categorias, como conservas e molhos. Com a aquisição, a M. Dias Branco, que já exporta para mais de 40 países, tornou-se a primeira multinacional brasileira de massas e biscoitos.

A companhia está presente à APAS Show 2023 com esse extenso portfólio, que gera inúmeras oportunidades de vendas para os varejistas em diferentes categorias e faixas de preços, com produtos que atendem aos diversos perfis de consumidores. O estande da M. Dias Branco está instalado no Pavilhão Vermelho, Rua Q12, Nº 774.

* https://www.anuariodoceara.com.br/marca-que-representa-o-ceara-datafolha-2022-2023/

Sobre a M. Dias Branco 

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 18 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, assumiu a liderança também em cookies integrais, granolas e pães sem glúten. É referência em produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro de 2022, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca Fit Food, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthyfood, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e massas feitas de milho. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.

Para saber mais sobre a M. Dias Branco, acesse: www.mdiasbranco.com.br

Fonte: Press à Porter Gestão de Imagem

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