Competindo pela principal categoria do automobilismo brasileiro, o piloto Felipe Baptista irá encarar as curvas do circuito de Tarumã neste final de semana pela primeira vez. 

De volta ao calendário, a pista reformada do Autódromo de Tarumã recebe no dia 21 de maio, a próxima etapa da Stock Car. Localizado no município de Viamão no Rio Grande do Sul, o circuito que é conhecido como um dos mais tradicionais do País, possui 3.039 metros de extensão e conta com nove curvas, sendo elas de alta, média e baixa velocidade. Destaque para a Curva do Tala Larga e para as curvas 1, 2 e 9. São essas características da pista que irão desafiar os pilotos novos e até mesmo os mais experientes.

“É sempre bom conhecer uma pista nova. Já tive a oportunidade de treinar nela, mas agora é diferente, pois estarei competindo nela pela Stock Car. E vamos ver como nos saímos”, conta o piloto da KTF,  o paulista Felipe Baptista, que encara pela primeira vez o circuito de Tarumã pela categoria. Em 2019, o jovem teve a oportunidade de andar na pista ao participar de um teste de pneus para a antiga Stock Light, hoje Stock Series.

Para o multicampeão e hoje mentor de Baptista, Ingo Hoffmann, que correu a primeira vez lá em 1974 pela Fórmula Super Vee e Divisão 3, e em 1979 pela Stock Ca, onde conquistou 12 vitórias pela Stock Car ,  explica  que a pista apesar de não ser longa, é rápida, o que exigirá cautela dos pilotos. “É uma pista rápida em que não há área de escape em lugar nenhum dela, ou seja, se rodar é quase certa uma batida. É uma pista em que devemos ter uma pilotagem muito limpa aproveitando o embalo. E o importante: Economizar pneu”.

Segundo Ingo, a maioria das curvas são do lado esquerdo e apenas uma do lado direito, o que sobrecarrega os pneus do lado de fora do carro, por isso a importância de se economizar pneus. “Se o piloto tiver uma pilotagem mais suave e não deixar o carro escorregar, estará melhor no final da corrida”, ressalta. 

Classificação será fundamental

Assim como seu mentor, Felipe Baptista conta que por ser uma pista muito estreita e curta, isso dificulta a ultrapassagem. “O foco é fazer uma classificação boa para largar lá na frente ”, explica o piloto. 

Ingo lembra ainda, que por se tratar de uma categoria muito competitiva, a etapa de Tarumã deve aumentar ainda mais essa disputa e ressalta também a importância de fazer uma boa posição nos treinos e corrida.“ A classificação será de fundamental importância para largar na posição mais à frente possível.

Fonte: Andrea França

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