20 de maio- 19 anos e 19 dias. Este foi o tempo decorrido entre a primeira pole position de Thiago Camilo na Stock Car, em 1º de maio de 2004, aos 19 anos, em Tarumã, e a conquistada hoje no lendário autódromo gaúcho, aos 38 anos. No meio desse caminho, foram outras 26 poles e 37 vitórias em outros autódromos e uma vitória em Tarumã, em 2012. Pela história e pela dificuldade que a pista de 3.039 metros apresenta, foi um dia especial na vida do piloto do Toyota número 16 da Ipiranga Racing.

“Tarumã tem um significado muito especial pra mim. Foi aqui que fiz minha primeira pole correndo de carro e conquistei minha primeira vitória, na Stock Light, com 16 anos. Depois fiz minha primeira pole na Stock Car. Hoje a conquista tem um significado ainda maior porque estamos voltando a Tarumã depois de seis anos, com um carro diferente, com pneus diferentes, traçado diferente (sem a chincane da curva 3), e os mecânicos e time de engenharia da Ipiranga Racing fizeram um trabalho fantástico para entender junto comigo as exigências e os detalhes que me permitiram chegar a essa pole position. É apenas a terceira prova do ano com esses pneus, e essa é uma pista muita mais abrasiva que as anteriores (Goiânia e Interlagos), e com curvas muito rápidas e de raio longo, e tivemos que resolver uma equação difícil que é passar do Q1 para o Q2, do Q2 para o Q3, e ter pneus para brigar pela pole”, disse Camilo.

“Essa pole também vale dois pontos importantes numa categoria ultracompetitiva como é a Stock Car, e largar na frente é particularmente importante nessa pista, mas é só um primeiro passo. Amanhã temos que acertar novamente a equação entre acelerar e poupar pneus para fazer o máximo possível de pontos nas duas corridas. E também chegar inteiro, porque esse é um autódromo que parece uma pista de rua, no sentido de não permitir erros, com áreas de escape pequenas e muito próximas das barreiras de pneus”, concluiu.

O gaúcho Cesar Ramos, companheiro de Thiago Camilo na Ipiranga Racing, ficou pela primeira vez na temporada 2023 e terceira nas 15 últimas etapas fora do Q3 (que reúne os seis carros mais velozes na briga pela pole position). Piloto mais rápido da sexta-feira, ele vai largar na 10ª posição. “Muito longe de ser a posição que eu esperava, principalmente por estar correndo em casa. Na Stock Car cada pequeno detalhe conta, eu fiquei a menos de dois décimos de segundo do Q2. Vamos trabalhar muito de hoje para amanhã, ver onde podemos melhorar, e a expectativa de marcar muitos pontos é grande”.

Fonte: Alexandre Kacelnik

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.