Encontro aberto à população acontece nesta sexta-feira, dia 26 de maio, às 15:30 h, no Teatro de Contêiner Mungunzá, e promove apresentação de resultados das iniciativas realizadas na região
Nesta sexta-feira, dia 26 de maio, o Instituto Luz do Faroeste, que realiza o projeto “Você Tem Fome de Quê?”, ao lado de outras iniciativas sociais que atuam no território da cracolância recebem a Deputada Federal Érika Hilton. O encontro com a parlamentar, que é uma das grandes incentivadoras do trabalho do instituto, tem como objetivo apresentar atividades realizadas na região e seus resultados.
“O evento é extremamente importante em um momento em que o território e a solidariedade que lá é realizada têm sido alvo de interpretações equivocadas e que tira a dignidade da população marginalizada e em situação totalmente vulnerável”, destaca Leona Jhovs, atriz, diretora, mulher transfeminista, multi-a(r)tivista e atual presidenta do Instituto Luz do Faroeste que também estará presente.
Dos mais de 25 anos da cia. de teatro Pessoal do Faroeste, por 10 anos Leona teve uma atuação muito presente no território, foi uma das madrinhas da campanha “#FomeZeroLuz” criada pelo diretor Paulo Faria durante a pandemia do coronavírus, uma ação que foi responsável por vencer a fome entre moradores do entorno que perderam seus trabalhos informais e fontes de renda durante aquele período.
“O trabalho nas artes me abriu portas para uma vida profissional na qual meu desafio não foi maior ou menor por ser quem sou. Porém, tenho plena consciência de que esse é uma vantagem social rara entre pessoas transexuais e decidi usar a voz e o alcance que o teatro e a arte me proporcionaram para me dedicar a essa luta”, conta Leona que também é colaboradora da campanha Representatividade Trans e cofundadora da Casa Chama, uma organização civil de ações socioculturais com foco em artistas transvestigêneres, além de participar da escrita do Manifesto Representatividade Trans.
No ativismo que as jornadas de Leona e Érika se encontraram
Foi no ano de 2016 que elas se conheceram ao compartilharem a mesa de um painel de convidadas para falar sobre arte e empoderamento transfeminino. Ainda muito jovem, Érica já mostrava seu poder de articulação e um forte discurso com o qual Leona se identificou. Dali, seguiram para a então sede da Cia. de Teatro Pessoal do Faroeste onde passaram horas conversando. Dali a dois anos a atual Deputada Federal dava seus primeiros passos na política como codeputada em uma bancada ativista do PSOL na Assembleia Legislativa de São Paulo e, em 2020, foi a mulher mais votada para vereança em São Paulo, e a sexta no ranking geral, com 50.508 votos.
Paralelamente, Leona plantava com Felipe Chacon e Paulo Faria a semente que deu origem ao Instituto Luz do Faroeste, com isso também ela continuava se tornando uma das vozes mais importantes do cenário trans em diversas iniciativas, e sempre teve o apoio de Érika. Ambas fortaleceram uma parceria bastante atuante na luta de suas existências.
Em recente entrevista que concedeu e que atual deputada federal compartilhou em suas redes sociais, ela fala sobre sua atuação próxima dos coletivos do território, mesmo estando um pouco mais distante em seu mandato de âmbito federal. E com sua experiência no assunto, reforça que “a cracolândia não é um problema de polícia, não é um problema de segurança, porque se fosse nós já teríamos resolvido com o quanto de bomba, o quanto de violência, o quanto de ataque que existe por lá”.
“Resolver o problema da cracolândia é falar sobre moradia, sobre empregabilidade, sobre o combate ao estigma, ao preconceito e à violência. É falar sobre um atendimento de saúde, porque essas pessoas são viciadas, são doentes que a droga já afetou o cérebro em camadas muito profundas. Então elas precisam ser resgatadas, acolhidas com afeto e não por equipes com processos violentos, não com mais drogas sem nenhum tipo de critério. É preciso planejamento, boa vontade e entender que este é um problema de saúde”, acrescenta a parlamentar.
O encontro acontece no Teatro de Contêiner Mungunzá, a partir das 15:30 h, e é aberto à população que queira conhecer a acompanhar as atividades de acolhimento realizadas no território.
Serviço
Encontro das iniciativas sociais da Cracolândia com a Deputada Federal Érika Hilton
Data: 26 de maio (sexta-feira)
Horário: 15:30 h.
Local: Teatro de Contêiner Mungunzá – Rua dos Gusmões, 43
Sobre o Instituto Luz do Faroeste
Para nós todo ser humano merece ser alimentado de comida, de cultura e de afeto.
O Instituto Luz do Faroeste é uma iniciativa sem fins lucrativos com quatro anos de existência que desenvolve seu trabalho social em torno das urgências fundamentais que se agravaram nos últimos anos com a crise: como o combate à fome com a distribuição de alimentos com o apoio de outros movimentos artísticos e culturais sediados no Centro de São Paulo.
Fonte: Vetor.am