Para incentivar a conversa sem estigmas sobre menstruação, Mirella Santos, Jade Picon e Jaqueline Carvalho são algumas das celebridades que convidam homens do convívio familiar delas para participarem de um quiz sobre o tema em campanha de Intimus® 

Em 28 de maio é celebrado o Dia da Higiene Menstrual. E, para chamar a atenção para a data, Intimus® – marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark – promove ações no ambiente digital para dar luz aos estigmas relacionados à menstruação e à busca pela dignidade menstrual, para que todas as pessoas que menstruam tenham acesso à higiene e a meios de gerenciar seus períodos menstruais.

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Para isso, a marca convidou um time de celebridades para chamarem homens do convívio delas para a conversa. Jade Picon e seu amigo Matheus Yashi; Mirella Santos e seu marido, Gabriel Farias; e Jaqueline Carvalho e Murilo Endres são alguns dos convidados para responderem perguntas a respeito do ciclo das parceiras/irmãs/amigas deles, como “com quantos anos menstruei pela primeira vez” ou “qual é o modelo de absorvente que eu mais gosto” e “em média, quantos ciclos menstruais uma pessoa tem ao longo da vida”.

E, para reforçar a importância desse movimento e engajar o público na conversa, a marca também desenvolveu um filtro interativo, lançado nas redes sociais, com perguntas sobre o ciclo menstrual e temas conectados. O filtro pode ser usado por duas pessoas para abordarem o tema de forma divertida e informativa.

“Menstruação não diz respeito somente às mulheres, mas sim a todos. Então, conhecendo melhor o assunto, conseguimos normalizá-lo. Muitas vezes, pessoas importantes do nosso círculo familiar ou de amigos não têm informações básicas sobre nossos ciclos; por isso, quisemos trazer os homens para a conversa de uma maneira divertida, promovendo um filtro interativo nas redes sociais”, explica Marisa Cury Cazassa, gerente executiva de marketing da Kimberly-Clark no Brasil.

Grande parte das percepções negativas sobre a menstruação ocorrem porque ainda existe um grande desconhecimento e preconceito sobre o assunto. A Plan International realizou uma pesquisa1 em vários países em 2022, como parte do estudo Bloody Honest, constatando que 70% dos entrevistados disseram ter visto outro menino ou homem fazer um comentário negativo ou desagradável sobre a menstruação. A estigmatização traz consequências: o mesmo estudo aponta que 35% das mulheres acreditam que a menstruação deve ser mantida em segredo, enquanto 55% associam a palavra “menstruação” a algo sujo.

Desde 2020, a marca desenvolve ativações no período de celebração do Dia da Higiene Menstrual e, em 2022, contou pela primeira vez com homens produzindo conteúdos para a data, no movimento #menstruaçãosemcensura.

Para a campanha deste ano, estarão presentes as embaixadoras da marca, Klara Castanho, Bibi Tatto, Camila Pudim, Sofia Espanha, Maethe, Bianca Santos, Bruna Pinheiro e Nayu. O plano de influenciadores foi desenvolvido pela agência PROS, e a mídia, pela FCB.

Semana da Emancipação 

A marca, que produz diversos conteúdos especializados a respeito de menstruação em sua plataforma “Kira” e em suas redes sociais, une-se à EcoCiclo como patrocinadora oficial do programa “Embaixadoras da Menstruação” e a “Semana da Emancipação Feminina”, evento online a ser realizado de 28 de maio a 3 de junho. Com mais de 10 horas de conteúdo e 7 mesas redondas, sendo gratuito e 100% online, o evento contará com especialistas do país e vai falar sobre como a menstruação pode estar conectada a produtividade, planejamento, inovação, empreendedorismo, direito e muito mais.

 

As mesas de debates poderão ser assistidas no YouTube, e as inscrições devem ser feitas em: https://ecociclooficial.rds.land/semana-da-emancipacao-feminina

 

Plan International 

Em parceria com a Plan International – que atua para melhorar a saúde menstrual no mundo todo, inclusive para questionar estigmas profundamente enraizados referentes à menstruação, que geram consequências de longo prazo para a saúde e o bem-estar das meninas e outras pessoas que menstruam – a Escola de Liderança para Meninas vai distribuir cerca de 30 mil ventarolas na Arena Fonte Nova, em Salvador, para levar conhecimento sobre a importância da higiene menstrual ao público. Além disso, a marca atua durante todo o ano em parceria com a ONG em cidades da Bahia.

Sobre a Kimberly-Clark Brasil

Kimberly-Clark e suas marcas são uma parte indispensável da vida das pessoas em mais de 175 países. Movidos pela inovação, criatividade e pela compreensão das necessidades mais essenciais das pessoas, somos comprometidos com o nosso propósito de “Um melhor cuidado para um mundo melhor”. Nosso portfólio de marcas, que, no Brasil, inclui Huggies, Kleenex, Scott, Intimus, Neve, Plenitud e WypAll, mantém o primeiro ou o segundo lugar em vendas em aproximadamente 80 países. Nós utilizamos práticas sustentáveis para contribuir para um planeta mais saudável, construir comunidades fortes e garantir que nossos negócios prosperem nas próximas décadas. Para acompanhar nossas últimas notícias e saber mais sobre a história de 150 anos de inovação de nossa companhia, visite kimberly-clark.com.

Sobre Intimus®

Intimus® é líder na categoria de absorventes, o que inclui os absorventes internos e externos e protetores diários. A marca atua constantemente para oferecer um portfólio que atenda às necessidades de higiene íntima, como absorventes, protetores diários, sabonetes e lenços, trazendo evolução, tecnologia e conforto para as consumidoras. A marca acredita que a menstruação e seus estigmas não deveriam ser obstáculo para o progresso feminino, por isso apoia continuamente meninas e mulheres para que, menstruadas ou não, elas possam chegar aonde quiserem.

 

Sobre a Plan International Brasil

A Plan International chegou ao Brasil em 1997. Desde então, dedica-se a garantir os direitos e promover o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens, especialmente meninas, por meio de seus projetos, programas e ações de incidência e mobilização social. Tem também viabilizado condições de subsistência em comunidades que sequer tinham acesso a recursos essenciais, como a água. Implementamos projetos no Maranhão, no Piauí, na Bahia e em São Paulo. Nossas estratégias, atuando em rede com outras organizações do terceiro setor e movimentos sociais, têm pautado as demandas das meninas em novos espaços do Legislativo, Executivo e na sociedade civil, alcançando todo o território nacional. Considerada uma das organizações mais confiáveis, a Plan International Brasil ficou entre as 100 Melhores ONGs do país em 2020 e recebeu a certificação A+ no Selo Doar Gestão e Transparência. A Plan acredita que um mundo melhor para as meninas é um mundo melhor para todas as pessoas. E, para construir uma sociedade mais justa e igualitária, conta com o apoio de embaixadoras, como Ana Paula Padrão, Thainá Duarte, Joyce Ribeiro e Astrid Fontenelle. Mais informações: plan.org.br

 

Sobre a EcoCiclo

A EcoCiclo, empreendimento baiano que visa gerar renda para mulheres e luta pelo fim da pobreza menstrual, realiza a Semana da Emancipação desde 2019, é um movimento feminino que nasceu em 2018 e criou o 1º absorvente 100% biodegradável produzido no Brasil, com o objetivo de empregar mulheres em situação de vulnerabilidade. Hoje, a EcoCiclo é uma plataforma de apoio ao empreendedorismo feminino, que entende a menstruação como parte vital, desconstruindo estigmas e acolhendo pessoas que menstruam em seus desafios do dia a dia.

 

Fonte: PROS – PEOPLE RELATIONS

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