30 de Maio, dia que há 3 décadas, no ano de 1993, Emerson Fittipaldi colocava o Brasil novamente no topo do pódio, ao vencer pela segunda vez a lendária prova das 500 Milhas de Indianapolis, derrotando o campeão mundial de F1 de 1992, o inglês Nigel Mansell, pela Williams, que naquele ano disputava o campeonato da F Indy pela equipe Newman Haas.

Ao conquistar esta vitória em Indianápolis, lembrando que Emerson venceu também a prova em 28 de Maio de 1989 pela primeira vez, sendo ele o primeiro brasileiro da história a realizar tal feito, ele quebrou a tradição na comemoração da vitória, tomando suco de laranja, em vez de beber o leite, bebida tradicional de todos os vencedores das 500 Milhas. Emerson quebrou a tradição para divulgar as laranjas das quais ele era produtor. Diferente de 1989, Emerson não conseguiu fechar a temporada da Indy com o título, que acabou nas mãos do inglês Nigel Mansell. A corrida teve além da narração de Téo José, os comentários de um jovem piloto estreante na F1, naquele ano, Rubens Barrichello, que completara 21 anos no domingo anterior, dia 23 de Maio.

Antes de ter conquistado o bicampeonato nas 500 Milhas de Indianapolis, Fittipaldi construiu uma carreira linda, sólida e vitoriosa na F1. Estreou na F1 em 1970, no dia 19 de Julho, no circuito inglês de Brands Hatch, terminando na 8ª posição. Logo na corrida seguinte, no circuito alemão de Hockenheim, conquistou seus primeiros pontos na F1, terminando a prova em 4º, no dia 02 de Agosto.

A 1ª vitória na F1 veio ainda em sua temporada de estreia em 1970, no dia 4 de Outubro, no circuito norte americano de Watkins Gleen, e o que vimos dali em diante foi uma grande e promissora carreira. Em 11 de Fevereiro de 1973 se tornou o primeiro brasileiro a vencer o Grande Prêmio do Brasil de F1, no Interlagos antigo, em seus 7997 metros. Conquistou dois títulos na F1, pela Lotus, no ano de 1972, em Monza, no dia 10 de Maio, corrida narrada por seu saudoso pai, Wilson Fittipaldi, carinhosamente conhecido como ‘’Barão’’.

Emerson deixou a F1 no ano de 1980 após ter conquistado 14 vitórias, assim como o bicampeão mundial Graham Hill e o tricampeão, o australiano Jackie Brabham, 2 Grandes Prêmios do Brasil (1973,1974), feito a dobradinha brasileira com José Carlos Pace, no GP Brasil disputado em Interlagos, no dia 26 de Janeiro de 1975 e 2 títulos mundiais, em 1972 com a Lotus do lendário Colin Chapman e em 1974 com a McLaren. Sua última vitória na F1 aconteceu no dia 19 de Julho de 1975, no Circuito de Silverstone, na Inglaterra.

Após a sua saída da F1, partiu para os EUA, onde também construiu uma carreira sólida e bastante vitoriosa, derrotando Al Unser Jr, nas 500 Milhas de Indianapolis em 1989, e se sagrando campeão da F Indy naquela temporada pela equipe Penske, no circuito de Nazareth, na Pensilvânia, costa leste dos EUA. O feito de Emerson nas 500 Milhas se repetiu em 1993, mas sua carreira nas pistas acabou após um forte acidente nas 500 Milhas de Michigan, quando no dia 28 de Julho de 1996, ao disputar posição com o jovem canadense Greg Moore, Emerson bateu violentamente contra o muro, ali se encerrava a carreira do bicampeão mundial de F1, e das 500 Milhas de Indianapolis. Coincidentemente, o acidente ocorreu no mesmo dia, mês e local de sua primeira vitória na F Indy, no ano de 1985, 11 anos antes.

Desde então, Emerson não disputou mais nenhum campeonato oficial, apenas teve uma participação especial na etapa das 06 Horas de São Paulo, pelo FIA WORLD CHAMPIONSHIP, o mundial de Endurance, que ocorreu em Interlagos, no domingo de 30 de Julho de 2014. Emerson, que em 7 de Novembro de 2010, pilotou sua lendária Lotus, no domingo do Grande Prêmio do Brasil de F1, repetiu o gesto de guiar um F1, em 09 de Novembro de 2019, durante o evento Senna Tribute, no Parque do Ibirapuera, evento em homenagem pelos 25 anos da morte do seu amigo, o tricampeão mundial Ayrton Senna.

A última aparição de Emerson até o momento em algum evento automobilístico no Brasil foi no fim de semana de 25 de Março deste ano durante o E PRIX de São Paulo da Fórmula E, circuito de rua no Anhembi. Ali foi reconhecido por muitos fãs com quem tirou muitas fotos e foi merecidamente reconhecido e cumprimentado por tudo que construiu no automobilismo e por ter aberto tantas portas ao Brasil neste mundo da velocidade.

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13 comentários em “30 de Maio de 1993 – O Bi do Brasil nas 500 Milhas de Indianápolis”

  1. Parabéns meu amigo, mais uma matéria maravilhosa, você coloca vida em tudo que escreve. Que Deus preserve essa memória incrível e de vida longa a você,

    Continue enriquecendo os blogs com toda sua experiência e paixão pelo automobilismo.

    Forte abraço

  2. Gran y emotiva nota, mítico Emerson al derecho junto con Senna uno de los pilotos más grandes de Brasil, Latinoamerica y el mundo.
    Gran nota, Acelera Marcelo. Saludos desde ciudad de México

  3. Emerson es el gran representante del automovilismo latino a lo largo de su historia. Es notable el espíritu pionero de este gran brasileño, que abrió puertas a todo el continente. Vanguardia, ¡viva el gran Emerson!

  4. Mais uma grande matéria, escrita por este que é um dos mais bem informado jornalista do automobilismo mundial. Parabéns Marcelo!

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