Primeiro caminhão híbrido de competição do mundo acelerou nesta sexta-feira em Londrina e segue desenvolvimento dentro da categoria
O final de semana da Copa Truck já é especial por ter quatro corridas previstas para Londrina (PR), e se tornou ainda mais marcante por ser palco de mais testes do primeiro caminhão híbrido de competição do mundo, o VW Meteor do piloto Felipe Giaffone.
Nesta sexta-feira (2) foram realizados três treinos livres no Autódromo Ayrton Senna e Giaffone teve a oportunidade de, pela primeira vez, usar os sistemas híbrido e convencional no mesmo dia no seu caminhão Volkswagen da R9 Competições.
“Nós fizemos os dois primeiros treinos livres com o caminhão híbrido e no último treino nós retiramos o motor elétrico e a bateria para ter uma relação direta dos tempos. Quando utilizamos o sistema híbrido temos a desvantagem de carregar 250 kg a mais no caminhão, mas em compensação temos a vantagem de gerar 90 cavalos a mais por alguns segundos no motor. Todos os dados estão sendo bem analisados pela CBA e pelo promotor da Copa Truck para novos passos em breve”, diz Giaffone.
O sistema híbrido do caminhão vem sendo desenvolvido na sede da Giaffone Eletric e essa novidade na temporada 2023 também tem o apoio de Volkswagen, CBMM, Ciser, Omni e R9 Competições.
A programação da Copa Truck em Londrina será das mais cheias neste sábado (3). Logo às 8h20 será realizada a classificação que definirá o grid de largada para a primeira das duas corridas do dia, marcadas para 14h50 e 15h25. O domingo tem agenda cheia também, com definição de grid às 8h30, e corridas às 12h35 e 13h10. Sportv e YouTube da categoria mostram a etapa completa, e a Band exibe as corridas de domingo.