O Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, recebeu neste sábado a primeira classificação da história do TCR Brasil Banco BRB, mais novo campeonato nacional de automobilismo para carros de tração dianteira. E a primeira pole position da história da categoria ficou com a dupla formada pelos argentinos Ignacio Montenegro e Lucas Colombo Russell. À bordo do Honda Civic Type R #23 preparado pela Squadra Martino, eles marcaram 3:24.856 na soma de seus melhores tempos e ficaram 316 milésimos à frente dos brasileiros Galid Osman e Felipe Lapenna, no CUPRA TCR #28 preparado pela equipe W2 Pro GP. A dupla formada pelo uruguaio Juan Manuel Casella e do brasileiro Gaetano Di Mauro, no Honda Civic Type R #60 da Squadra Martino, completou a lista dos três primeiros colocados do grid.

Melhores no shakedown de sexta-feira e em um dos treinos livres, Guilherme Salas e Guilherme Reischl, com o Peugeot 308 GTI TCR #37 da equipe PMO Racing, saem na quarta posição, seguidos por Raphael Reis e Jorge Barrio, com o CUPRA TCR #77 da W2 Pro GP, que fecham a lista dos cinco primeiros colocados do primeiro grid de largada da história do TCR Brasil Banco BRB para corrida de Endurance em Interlagos. Reis e Barrio saem na sexta posição do grid no geral, já que a categoria divide a pista neste fim de semana com o TCR South America Banco BRB.

Na primeira parte da classificação, destinada aos convidados, o domínio foi dos CUPRA da W2 Pro GP. Felipe Lapenna cravou a melhor volta com o #28 e Jorge Barrio ficou em segundo a bordo do #77. Mas a cinco minutos da bandeirada, Gui Salas, que liderou o shakedown e um treino livre, colocou o Peugeot #37 no topo da tabela de tempos.

Lucas Russell era o quarto. A um minuto e meio da bandeirada, Gaetano Di Mauro avançou para a vice-liderança com o Honda #60. Ao término da sessão para convidados, liderança para Salas com Russell em segundo e Di Mauro completando a lista dos três primeiros. Na sessão com os pilotos titulares, Nacho Montenegro voou em Interlagos e colocou a parceria com Russell na primeira posição. Galid Osman ficou em segundo com Lapenna e Juan Manuel Casella ficou em terceiro com Di Mauro.

O grid foi definido pela soma de tempos dos dois pilotos. No domingo, a corrida terá duração de 60 minutos. Cada equipe define o piloto que larga e que termina entre o titular e o convidado. A janela de parada será entre as voltas 17 e 22, desde que sob bandeira verde, com tempo mínimo de 1m45s, apenas com a troca de piloto obrigatória. A troca de pneus é opcional e não há reabastecimento. Na Copa Trophy, competem os carros cujos titulares são categorizados como Trophy no campeonato regular. A corrida terá transmissão ao vivo dos canais ESPN e Star+.

O que eles disseram: 

“Contente com a chance que tivemos de fazer a pole-position e creio que fomos nos encontrando, volta após volta, assim fui me entendendo com o carro e conseguimos. Agora vamos pensar em amanhã e tentar ser rápidos durante toda a corrida.”
Ignacio Montenegro

“Sinceramente não esperava a pole-position, principalmente por como estávamos no fim de semana. É uma alegria incrível estar nessa posição, tivemos contratempos com o carro e pneus, então isso me deixou muito feliz. Acertei uma volta muito boa, fomos entendendo o carro e o circuito volta a volta, e conseguimos achar a volta e o ritmo esperado que resultou na pole.”
Lucas Colombo Russell

“Foi um dia positivo, tanto eu quanto o Lapenna fomos bem. Estava com uma volta muito boa no segundo jogo de pneu, mas não consegui acertar o trecho 2 que nos colocaria na briga pela pole-position. Feliz com o resultado e contente com a boa chance de vitória que nós temos amanhã.”
Galid Osman

“Muito feliz com a segunda posição, faltou um pouco na minha volta no segundo jogo de pneu, a primeira saída consegui terminar na frente, mas na segunda faltou um pouquinho para repetir o resultado. O Galid andou muito bem, fez uma baita volta e terminamos, na somatória, a três décimos do primeiro colocado. Nosso carro é muito bom de ritmo de corrida, amanhã temos que cuidar bem dos pneus e conseguir um bom resultado na corrida.”
Felipe Lapenna

“Foi uma classificação tranquila, consegui fechar uma volta boa, mas na outra não consegui. Não tinha muito o que melhorar de uma para outra, mas o Ignacio andou muito bem e  não tinha o que fazer contra ele. A corrida é longa amanhã, vamos ver o que podemos pensar para a prova, pois é importante estar constante durante ela inteira.”
Juan Manuel Casella

“Foi um dia muito bom para mim e para o Salas. Amanhã nosso foco é ganhar na Trophy, é o campeonato que estou disputando e esse é nosso foco. Vamos analisar os dados, montar uma boa estratégia e garantir que estaremos com tudo na briga amanhã.”
Guilherme Reischl

“A corrida de uma hora é até que rápida se formos pensar. É importante economizar bem o equipamento, pois o desgaste dos pneus é um fator nos carros de tração dianteira. Vamos juntar e olhar os dados agora para definir a melhor estratégia para amanhã e que o resultado seja muito positivo junto com o Reischl”
Guilherme Salas

Cronograma – TCR Brasil Banco BRB – Etapa 1 – Interlagos  
Domingo, 11 de junho:
12:12 – Corrida Endurance (60 minutos)

TELEVISÃO
DOMINGO – 11/6
12:00h – Corrida de Endurance
(Argentina – TyC Sports, Brasil – ESPN4, Uruguai – VTV, Região – TCR TV)

Fonte: TCR South America

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.