Programa beneficia alunos da rede municipal de Diadema. Próximos mutirões estão previstos para ocorrer entre os meses de setembro e outubro deste ano

Mais de 200 estudantes da rede municipal de ensino de Diadema passaram por avaliação oftalmológica do Programa Lentes do Saber, no último sábado (17/06), no Centro de Oftalmologia do Quarteirão da Saúde, na região central da cidade. Os 231 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental que compareçam ao Quarteirão passaram por novos exames de acuidade visual e aqueles que tiveram detectada a necessidade de uso de óculos já puderam escolher o item conforme sua preferência pessoal. Desde que o programa foi implantado, 885 estudantes já foram beneficiados com o programa – 597 crianças e 288 jovens e adultos.

Absenteísmo

Nesta etapa do Programa Lentes do Saber, 2.486 estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental passaram por teste de Snellen (acuidade visual) nas escolas de origem das crianças. Desse total, 470 estudantes apresentaram dificuldades na execução do exame e foram convocados para avaliação específica com o médico oftalmologista.

Para diminuir o número de absenteísmo, a Prefeitura disponibilizou transporte gratuito das escolas envolvidas ao serviço de saúde. Ainda assim, o número de faltas (cerca de 50%) acendeu um alerta na equipe da Secretaria Municipal da Saúde, que reforça a importância de os pais estarem atentos as datas.

“É importante que os pais ou responsáveis pela criança atendam ao chamado das secretarias de Educação e Saúde. Esta é a oportunidade do filho ou filha sanar as questões de saúde ocular e melhorar o desempenho na aprendizagem. Além disto, é a chance de descobrir precocemente doenças oculares e dar início imediato ao tratamento adequado, já que as equipes estão preparadas para atender essa população”, ressaltou o secretário de Saúde, José Antônio da Silva.

Para a coordenadora do Serviço de Educação Inclusiva de Diadema, Ana Claudia Martins, o programa ajuda os estudantes a ter mais dignidade e enxergar melhor. “A gente teve alguns casos em que nos assustou como era alto o grau dos óculos. Não dá para acreditar que aquela criança ficou tanto tempo sem os óculos e poder agir nessa situação, já na primeira infância, é uma coisa muito bacana. A gente tem tido uma repercussão muito boa disso”, afirmou. Lentes do Saber também beneficia alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “São senhores e senhoras, uma população adulta e de idosos que estão há muito tempo sem óculos, por falta de condições. Então essa é uma política pública da qual a gente tem muito orgulho”, completou Ana Claudia.

Os alunos que não comparecerem ao mutirão deverão procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de origem para reiniciar o processo de acompanhamento pela Saúde.

Ainda em 2023 estão previstos mais dois mutirões no segundo semestre, um em setembro e o segundo em outubro. Todo o trâmite de testagem e chamada dos alunos é feita pela Secretaria Municipal da Educação.

O Lentes do Saber foi criado em 2022 e é uma parceria entre Secretarias de Educação e Saúde. A iniciativa está dentro do Projeto Prefeito Amigo da Criança e tem como meta examinar 12 mil estudantes do Ensino Fundamental. Saiba mais em: https://portal.diadema.sp.gov.br/diadema-inicia-diagnostico-oftalmologico-de-estudantes/.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.