Prova de três horas de duração recebe o nome de GP Xandy Negrão e marca desafio inédito para os protótipos Ligier
O Velopark recebe neste final de semana a terceira etapa do Império Endurance Brasil. O GP Xandy Negrão, prova batizada com este nome em homenagem a um dos maiores entusiastas do automobilismo nacional e campeão da categoria em 2019, terá três horas de duração e será um desafio inédito para a Ligier de Guilherme Bottura e Gaetano Di Mauro, que lidera o campeonato e vem de uma vitória em Goiânia.
Será a primeira vez do protótipo Francês na pista mais curta da calendário. No entanto, ela não estará sozinha. A prova no Rio Grande do Sul marcará a estreia de outra Ligier: a de Xandinho Negrão e Marcos Gomes. Será a primeira vez que a dupla, atual campeã da GT3, irá acelerar na P1.
“Estamos ansiosos para a estreia oficial da Ligier. O primeiro contato que tivemos com o carro, tanto nos testes na França quanto no Velocitta, nos deixaram bastante animados. Mas claro que ainda teremos de passar por uma fase de adaptação e os treinos serão muito importantes para isso e para encontrarmos o equilíbrio do carro. O desafio será ainda maior porque o Velopark não é um circuito que favorece esse tipo de protótipo, mas estamos muito confiantes e animados em estrear em uma nova categoria”, afirmou Xandinho Negrão.
Com mais esta aquisição, agora o grid do Império Endurance Brasil já conta com três protótipos Ligier. Além de um modelo na equipe BTZ e outro na Mattheis, a FTR também estreou um Ligier este ano. Este, guiado por Fernando Poeta, Cacau Ricci e Andersom Toso.
Já na categoria GT3, Julio Campos e Guilherme Figueiroa lideram o campeonato e encaram o desafio de recolocar a Mercedes no topo do pódio do Velopark. A última vez que o carro alemão venceu por lá foi em 2019, justamente com a dupla da equipe RC.
“O Velopark é um circuito bastante travado, com zebras bastante traiçoeiras, onde é preciso cuidar bastante do carro para chegar até o final. Hoje estamos no nosso melhor momento, vindo de duas vitórias nas últimas quatro corridas, e estou confiante de que podemos voltar a vencer no Velopark”, disse Julio Campos.
Entre os desafiantes, destaque para a Porsche de Marcel Visconde, Marçal Muller e Ricardo Maurício. Ainda sem Marçal, que passou a integrar o time no ano passado, o carro preparado pela equipe Stuttgart levou a melhor lá em 2021.
“É uma pista onde a Porsche costuma andar bem e queremos voltar a vencer”, afirmou Marcel Visconde. Os ares dos pampas costumam trazer boa sorte para o trio. A última vitória da Porsche na categoria foi justamente no sul, em novembro do ano passado, em Santa Cruz do Sul.
Outro forte concorrente da Mercedes é a McLaren de Marcelo Hahn e Allam Khodair, que venceu na última passagem do Império Endurance Brasil pelo Velopark. A dupla ainda chega para esta disputa embalada pela vitória na etapa de Goiânia.
“Depois de um resultado ruim na abertura do campeonato, estamos conseguindo nos recuperar. Precisamos buscar a vitória para subir na tabela e vamos em busca de mais uma conquista neste final de semana”, disse Hahn.
A largada das Três Horas do Velopark está marcada para as 11h30 deste sábado. A prova conta com transmissão ao vivo do Bandsports e do canal oficial da categoria no Youtube.