Piloto capixaba avalia resultado do protótipo AJR da Power Imports
Um olhar frio para a folha de resultados da terceira etapa da temporada 2023 da Império Endurance Brasil mostra que o AJR da equipe Power Imports largou em oitavo e chegou em sétimo na categoria P1 nas Três Horas do Velopark.
Mas a história das 174 voltas do protótipo de motor Chevrolet V8 pela pista de 2.278 metros do Velopark tem muitas nuances, algumas delas comentadas pelo piloto capixaba Hugo Cibien, que dividiu o volante com o catarinense Alexandre Finardi e o carioca Nicolas Costa.
“A gente optou por trabalhar em uma faixa de potência menor que outras equipes que usam o mesmo motor, para privilegiar alguns pontos como economia de pneus e combustível e do próprio equipamento, reduzindo a chance de alguma quebra na corrida. Então o oitavo lugar na classificação era mais ou menos o resultado que a gente projetava. Na corrida, queríamos e poderíamos acabar mais para a frente, mas alguns fatores que fazem parte de uma corrida de endurance acabaram impedindo que cumpríssemos a meta”, diz Cibien, que estreou nesse fim de semana o patrocínio dos supermercados Locatelli, juntando-se a Novaforma e Placas do Brasil.
O primeiro desses fatores foi a entrada do carro para o primeiro dos três pit stops obrigatórios sob bandeira verde, quando logo depois foi acionada a bandeira amarela e o carro de segurança entrou na pista. Nesse caso, quem para sob bandeira amarela leva muita vantagem, sobretudo numa pista curta como o Velopark, onde as voltas são feitas na casa dos 50 segundos, e a chance de levar uma volta é maior.
Finardi entregou o carro para Nicolas Costa – que estreava na categoria P1 – em 10º, mas o carioca saiu do pit e foi obrigado a dar algumas voltas lentas atrás do carro de segurança, caindo para 15º. Acostumado a pilotar um Porsche na Porsche Cup, Nicolas se adaptou bem ao protótipo, fez a melhor volta da equipe (50s714) em seu primeiro stint, recuperou cinco das posições perdidas em função do pit sob bandeira verde e entregou o carro em 10º para Hugo Cibien na segunda parada.
O capixaba fez o maior stint da Power Imports, perto de 60 voltas. Ganhou posições e entrou no pit em 5º, mas a parada do AJR no terceiro e último pit stop foi mais de um minuto mais longa que o mínimo permitido em regulamento, porque a equipe precisou fixar alguns problemas que estavam prejudicando o rendimento do carro e poderiam acabar com a corrida: uma quebra no suporte da asa traseira, a parte dianteira da carenagem que estava roçando e provocando desgaste excessivo no pneu, e um vazamento de óleo. “Essa quebra da asa prejudicou bastante o equilíbrio do carro, sobretudo nas curvas, mas eu estava conseguindo manter o ritmo de corrida programado, então resolvemos esticar ao máximo minha permanência na pista. Pena que para consertar o carro perdemos tempo, e aqui significou voltas e posições”, disse Cibien.
No último stint, o mais curto, Nicolas Costa não teve tempo de recuperar posições na pista e cruzou a linha de chegada em oitavo lugar, sétimo entre os protótipos (P1). A próxima etapa da Império Endurance Brasil acontece dia 23 de setembro em Goiânia.
Fonte: Alexandre Kacelnik