A Pirelli revelou a escolha dos compostos para os GPs da Hungria (21 a 23 de julho) e da Bélgica (28 a 30 de julho). No Hungaroring, compostos mais macios serão usados, em comparação ao ano passado: o C3 será o P Zero Branco duro, o C4 será o P Zero Amarelo médio e o C5 será o P Zero Vermelho macio. Em Spa-Francorchamps, a indicação permanece a mesma de 2022: C2 como P Zero Branco duro, C3 como P Zero Amarelo médio e C4 como P Zero Vermelho duro.
Na Hungria, a Alocação Alternativa de Pneus (ATA, Alternative Tyre Allocation na sigla em inglês) fará sua estreia: uma nova alocação será utilizada na classificação. A mudança estava prevista para ser usada no cancelado GP da Emília-Romanha, agora será testada no Hungaroring e também no GP da Itália, em setembro. De acordo com os regulamentos da ATA, apenas um tipo de composto será usado em cada uma das três sessões de classificação: duro para o Q1, médio para o Q2 e macio para o Q3. Como resultado, o número total de conjuntos de pneus slicks fornecidos pela Pirelli será reduzido para 11, em vez dos habituais 13.
A ATA é dividida em três conjuntos de pneus duros, quatro médios e quatro macios. A alocação para tempo de chuva permanece inalterada: quatro conjuntos de Cinturato Verde intermediário e três conjuntos de Cinturato Azul Full Wet. Cada piloto terá um total de sete jogos de pneus disponíveis para a classificação de sábado e a corrida de domingo (com pelo menos um conjunto de duros e um conjunto de médios tendo que ser guardados para a corrida). Dos quatro sets restantes disponíveis, um será devolvido após o TL1, um após o TL2 e dois após o TL3.
@pirellibrazil @Pirelli_Br @pirelli_br @Pirelli
_______________________________________
Fonte: Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli