Ação realizada em parceria com Shopping Praça da Moça já é a quarta edição da feira de adoção realizada em 2023 pela Prefeitura de Diadema
O Shopping Praça da Moça foi local de encontros entre pets e seus novos tutores, graças à Feira de Adoção de Animais promovida pela Prefeitura de Diadema e o empreendimento comercial no último domingo (02/07). A ação também contou com a parceria de protetoras de animais. Ao todo, dois cães e sete gatos receberam um novo lar.
Na avaliação da médica veterinária e coordenadora da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), Nanci do Carmo, o resultado foi bom porque conseguiram garantir um novo lar para animais adultos que estavam disponíveis para adoção. “Dos animais adotados, só foi um filhote de protetora. Os demais animais já eram adultos, o que nos deixa felizes e satisfeitos, pois todos merecem um lar”.
“Estamos muito satisfeitos e felizes em proporcionar um novo lar, com uma família acolhedora para esses animais e já estamos ansiosos para a próxima edição”, avaliou o gerente de marketing do Shopping Praça da Moça, Daniel Lima. O evento também é uma oportunidade de falar sobre posse responsável. “Vir à feira e buscar informações sobre o que é preciso antes da adoção é muito positivo, pois a adoção precisa ser consciente para que, no futuro, o animal não seja abandonado ou sofra maus tratos”, ressaltou Nanci.
Adoção de animais adultos
De modo geral, as famílias buscam adotar filhotes pois acreditam que são mais fáceis de se adaptar, mas a adoção de animais adultos também pode trazer várias vantagens. Primeiro porque o animal adulto é mais tranquilo e já tem sua personalidade definida. Costumam se adaptar mais fácil às regras da casa. O animal já é adotado no seu tamanho definitivo (o tutor já saberá se é de pequeno, médio ou grande porte) e tem menores chances de destruírem objetos (já que os filhotes são mais hiperativos). Também são amorosos e companheiros.
“Animais adultos, infelizmente, possuem menores chances de adoção. Além disto, são a maioria entre os que são rejeitados ou estão em situação de abandono, o que é muito triste. O tutor que decide adotar um pet adulto ajuda a salvar uma vida, resgatando muitas vezes a alegria e a saúde mental desses animais”, afirma a coordenadora da UVZ.
Posse responsável
A adoção de cães e gatos pode ser feita ao longo de todo ano, na Unidade de Vigilância de Zoonoses, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Outra possibilidade é conhecer previamente os animais no site adoteamor.diadema.sp.gov.br.
O serviço é voltado à saúde humana, por isso não recolhe e nem aceita entregas de animais. De acordo com a legislação federal (nº 14.064/20), o abandono e os maus tratos de animais são crimes com pena de até cinco anos de detenção. Denúncia de abandono ou maus tratos pode ser feita pelo aplicativo Colab 156, por telefone ou e-mail.
Serviço:
Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ)
Local: Rua Ipoá, 131 – Inamar.
Tel.: 0800 77 10 963
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
E-mail: adoteamor@diadema.sp.gov.br