A história de Helio Castroneves com o automobilismo começou quando ele era criança seu pai Helio Neves  tinha uma Equipe na principal categoria do automobilismo brasileiro a Stock Car e o pai incentivou seu filho a ser piloto.

Em 1889 Hélio ganhou o campeonato brasileiro de Kart isso encorajou o jovem piloto a ir para a Europa e participou do Campeonato Mundial de Kart em 1990 mas o piloto brasileiro infelizmente não se sagrou campeão. No ano seguinte, em 1992, foi vice- campeão da brasileira Fórmula Vauxhall.

O Vice- Campeonato em 1992 na Fórmula Vauxhall. E em 1993 foi parar na Fórmula 3 Sul-Americana onde conquistava o segundo lugar no mundial com 4 vitórias e 3 poles.
Em 1994 Hélio foi convocado a participar da Fórmula 3 Britânica pela equipe Paul Stewart Já em 1995 terminou o mundial em 3° lugar e neste mesmo ano foi 3° lugar no Manchester Fórmula 3.

No Ano de 1996 se mudou para os EUA para participar da Indy Lights a categoria sancionada pela Indycar e inferior a CART e em seu ano de estreia a Indy Lights foi 7° colocado na tabela geral do campeonato de pilotos e uma única vitória conquistada em Trois-Rivières e com dois pódios. Em 1997 foi vice-Campeão da categoria ficando atrás somente de seu companheiro de equipe na Tasmans o também brasileiro Tony Kannan com 3 vitórias naquela temporada ( Long Beach,Savannh e Toronto) com 4 pódios em 13 corridas.

Em 1998 subiu de categoria e foi para a CART Helinho foi contratado pela Equipe Bettenhausen para correr em 98, seu melhor resultado foi uma 2ª posição em MIlwaukee Mile e uma 7ª posição em Gateway e foi eleito o segundo melhor estreante somente atrás de Tony Kannan. Em 1999 Helio decide mudar de equipe e ir para a Hongan e nesse mesmo ano obteve sua primeira pole position em Miami foi 2° colocado em Gateway e 5° em Chicago.

Em 2000 Helio Castroneves entrou para a equipe mais clássica da Fórmula Indy a Team Penske pela CART Hélio só conseguiu essa chance pois infelizmente veio a falecer Greg Moore após um acidente na última etapa da CART e em 1999 conquistou 3 poles e 3 vitórias. Além disso, Helinho é o piloto que correu por 21 temporadas com a Team Penske.

Em seu primeiro ano ao lado de Roger Penske, Helio Castroneves terminou na 7ª colocação em 1999.

Em 2001 foi campeão das 500 Milhas de Indianápolis no ano seguinte repetiu a conquista e foi bicampeão 2009 Tricampeão da Indy 500 seu último triunfo na categoria foi a vitória das 500 milhas de indianápolis de 2021 com a equipe Meyer Shank.

O JW News convida você e sua galera para curtir um domingo com muita velocidade no Autódromo de Interlagos no dia 30/07 para 4ª Etapa Mercedes da AMG Cup com o Campeonato Paulista de Automobilismo com diversas categorias, garanta seus ingressos no QR Code abaixo:

Compartilhar

6 comentários em “A Magnífica História de Hélio Castroneves na Fórmula Indy”

  1. Hélio Castroneves, um monstro das pistasz respeitadíssimo nos EUA e pouco valorizado no Brasil. Lamentável! Matéria No Capricho!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.