Em agosto próximo um grupo de alunas vão conhecer a Rota da Uva na cidade de Jundiaí
Além da prática de exercícios físicos, da conscientização pelos direitos femininos e cuidados com a saúde, o Programa Mulheres em Movimento da Prefeitura de Diadema também é cultura e lazer.
O programa municipal, que atende cerca de duas mil moradoras de Diadema, realiza passeios coletivos para que as frequentadoras das salas de ginástica conheçam outras cidades, visitem parques e museus e reforcem os laços de amizade construídos durante as aulas que acontecem duas vezes por semana em 16 diferentes locais.
Tem, ainda, as idas a cinemas e teatros da região e tour realizados dentro de Diadema para que as integrantes do MM conheçam os espaços públicos do município e participem de atividades oferecidas por eles. Um desses locais é o Cine Eldorado, que faz parte do CC Eldorado, e fica no bairro de mesmo nome. O cinema público de Diadema propicia exibições gratuitas de filmes à população e as alunas do Programa também vão até o local para assisti-los.
Muitos passeios – No primeiro semestre deste ano o Mulheres em Movimento realizou cinco passeios fora de Diadema. As alunas conheceram os hotéis fazendas Parque D’Anape, em Jarinu, e Pintado na Brasa, na cidade de Guararema, e os parques Blue Beach Thermas Park, em Suzano, e o Clube Park Rincão, na região sul da capital paulista.
Em 13 de maio passado, em razão do Dia das Mães, outra turma do Mulheres foi ao Parque Ibirapuera, na Capital. Além de conhecerem uma das áreas verdes urbanas mais bonitas do Brasil, as visitantes tiveram um dia de lazer junto com familiares, fizeram atividade física, caminhada e piquenique.
“Um dos eixos do Programa Mulheres em Movimento é o pertencimento de grupo. Para atingir este objetivo, a coordenação do programa realiza atividades diversas visando a socialização, o conhecimento e o entretenimento. Os passeios, sejam eles culturais ou de lazer, trazem aos participantes momentos de amizade e de integração”, declara a secretária de Esporte e Lazer de Diadema, Luciana Avelino.
Para executar as viagens coletivas é feito um rateio para pagamento do fretamento de ônibus. As refeições e outras atividades realizadas nos lugares visitados são por conta de cada participante.
Os passeios têm, em média, de 50 a 100 pessoas, e são organizados pelos professores do Programa que também acompanham as alunas nas viagens.
“Ir aos passeios é maravilhoso. Nos quase 10 anos que estou no Mulheres em Movimento já perdi a conta de quantos eu fui. Além de reforçar o contato que fazemos na sala de aula, é uma oportunidade de conhecer coisas diferentes, lugares e pessoas novas”, afirma Cris Torres frequentadora da Sala de Ginástica do Parque Ecológico do Eldorado.
A moradora de Diadema fala da atenção e do cuidado que os professores têm com as alunas durante as excursões e ressalta que se fosse pagar uma agência para ir aos mesmos lugares que já foi com o programa não teria condições financeiras. “Do jeito que são realizadas as viagens, fazendo o rateio, favorece a todos. Me lembro que antes da pandemia fomos ao Beto Carrero World, em Santa Catariana, e até levei minha filha. Ela estava fazendo aniversário e dei a viagem de presente”, afirma Cris.
Quem também gosta de ir aos passeios do Mulheres em Movimento é a veterana Maria do Carmo da Silva Leandro, moradora do Eldorado. Há muitos anos participando do Programa, ela já fez mais de 10 viagens com as colegas da sala de ginástica que frequenta.
Ela lembra da última viagem que fez, no primeiro semestre de 2023, à cidade de Guararema, e que lhe trouxe muita satisfação e alegria. “Eu conheci o Hotel Fazenda Pintado na Brasa, onde passamos um dia memorável. Almoçamos no restaurante, fomos às piscinas e toboáguas e conhecemos vários locais do complexo de lazer. Valeu a pena!”, disse
Maria do Carmo relata que começou a viajar e a fazer passeios depois que entrou no Programa Mulheres e que isso foi muito importante para ela. “Com meus filhos criados e o marido trabalhando muito eu vivia muito sozinha. Participando do Mulheres, que para mim é uma extensão da minha família, eu conheci lugares maravilhosos, fiz amizades e isso modificou a minha vida. Inclusive, já levei meus quatro filhos em viagens organizadas pelo Programa e foi muito bom”, finaliza.
Em período de recesso, as atividades do Programa Mulheres em Movimento retornam no final de julho. O próximo passeio será no dia 27 de agosto, na cidade de Jundiaí, onde novas turmas de alunas vão conhecer a Rota da Uva. O circuito turístico é formado por belas paisagens e reúne diversas visitações, entre as quais restaurantes, adegas, vinhedos e lojas.