Jake Hughes estabeleceu um novo recorde no GUINNESS WORLD RECORDS para a velocidade mais rápida alcançada por um veículo em ambiente fechado

Um revolucionário carro de corrida elétrico da Fórmula E, o GENBETA, quebrou o recorde mundial de velocidade terrestre indoor em mais de 50 km/h, atingindo uma velocidade máxima de mais de 218 km/h dentro de um centro de convenções na última terça-feira (25) em Londres.

O recorde oficial do GUINNESS WORLD RECORDS foi conquistado pelo piloto Jake Hughes da NEOM McLaren Formula E Team, que competiu contra um dos rivais no Campeonato Mundial ABB FIA Formula E, o piloto brasileiro da equipe Mahindra Racing, Lucas di Grassi, para estabelecer o recorde mundial de velocidade mais rápida alcançada por um veículo dentro de um ambiente fechado (indoor).

A dupla se enfrentou no formato ‘Duels’, o qual a Fórmula E utiliza nos treinos classificatórios para as corridas. Os dois pilotos disputaram para ver quem conseguia a velocidade mais rápida dentro do ExCel London, em um trecho de 346 metros de reta, usando o mesmo carro GENBETA.

Nenhum dos pilotos jamais havia pilotado o GENBETA antes, mas ambos bateram o recorde mundial anterior de 165,2 km/h estabelecido em fevereiro de 2021 em todos os três treinos antes de suas tentativas oficiais de recorde mundial.

CONFIRA O VÍDEO SOBRE O NOVO RECORDE MUNDIAL OBTIDO POR JAKE HUGHES PILOTANDO O GENBETA NO LINK: https://youtu.be/_izXCrL7h9g

O britânico Jake Hughes foi o primeiro a fazer três treinos, tornando-se instantaneamente o recordista mundial não oficial com sua primeira corrida de 214,80 km/h. Ele então empurrou esse recorde mundial não oficial ainda mais em suas duas tentativas seguintes, com velocidades registradas de 215,05 km/h e 217,65 km/h.

Hughes, em sua primeira temporada de corridas na Fórmula E, partiu para sua quarta tentativa oficial. Ele alcançou uma velocidade máxima de 218,71 km/h, conquistando o recorde mundial antes de Lucas di Grassi realizar suas tentativas.

O brasileiro começou forte com uma primeira tentativa de 216,87 km/h, mais rápido que o treino inicial de Hughes, e parecia estar a caminho de arrebatar o recorde mundial de seu rival no campeonato quando registrou 217,92 km/h em sua segunda tentativa. Na terceira e última chance, o piloto brasileiro atingiu 218,18 km/h, ficando próximo do recorde mundial oficial de Hughes.

Infelizmente, não deu para o ex-campeão da Fórmula E que venceu a primeira corrida da história da categoria em Pequim em 2014 e é o piloto de maior sucesso na história do campeonato. Na sua quarta tentativa oficial alcançou uma velocidade máxima de 217,65 km/h, o que significa que Hughes venceu este duelo único e foi oficialmente declarado detentor do título do GUINNESS WORLD RECORDS como piloto do veículo indoor mais rápido de todos os tempos.

O carro GENBETA pilotado por ambos os pilotos para estabelecer o novo recorde mundial apresentou uma série de modificações para efetivamente “desbloquear” as especificações do carro de corrida GEN3. Apresentado nesta temporada na Fórmula E, o GEN3 é o monoposto elétrico mais rápido, leve, potente e eficiente já construído. Com uma velocidade máxima de mais de 322 km/h, o GEN3 é usado por 11 equipes e 22 pilotos no Campeonato Mundial ABB FIA Formula E.

As modificações no GEN3 como parte do projeto GENBETA incluem:

  • Potência da bateria aprimorada de 400kW, acima dos 350kW no GEN3, por meio da ativação do kit de powertrain (trem de força) dianteiro em tração, fornecendo tração nas quatro rodas pela primeira vez em um carro de Fórmula E. A bateria foi carregada pela ABB, parceira titular do campeonato e parceira oficial de carregamento.
  • Novo composto de pneu iON Race mais macio, permitindo aquecimento mais rápido e melhor aderência, desenvolvido pela Hankook Tire, fornecedora oficial de pneus da Fórmula E.
  • Placas da asa dianteira impressas em 3D, aletas de roda e um defletor de vento com soluções termoplásticas circulares e mais sustentáveis desenvolvidas pela SABIC, principal parceira do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E, para otimizar a aerodinâmica e aumentar a velocidade em linha reta do GENBETA.

Além das inovações tecnológicas no carro GENBETA, o Google Cloud forneceu inteligência artificial (IA) generativa para análise das corridas dos pilotos. Usando sua plataforma líder, Vertex AI, Hughes e Di Grassi foram capazes de interpretar dados de telemetria em tempo real para gerar recomendações de velocidade, potência e aderência. Isso deu a eles a capacidade de interagir e conversar com uma interface para ajudar a ajustar sua abordagem nas três tentativas.

Especialistas da McKinsey & Company, liderados por seu braço de IA, QuantumBlack, criaram componentes de dados e análises para criar a interface do driver que analisava e consultava dados em tempo real por meio de IA generativa para as tentativas de recorde.

Um juiz do Guinness World Records monitorou as tentativas, para garantir que os pilotos atendessem a critérios rígidos. Para estabelecer o recorde oficial de velocidade em ambiente fechado, o carro GENBETA teve que partir de uma largada estática e parar completamente dentro de uma estrutura de ExCel London.

Os pilotos começaram parados dentro da arena de eventos ExCeL London e fizeram uma curva de 130 graus a cerca de 40 km/h antes de acelerar rapidamente ao longo da reta de 346m da pista de corrida.

A reta interna faz parte da pista de 2,090 metros, única no automobilismo mundial por se estender dentro e fora da arena de eventos ExCeL London, a qual possui 100.000 m2 na área de Docklands, no leste de Londres, que sediará as duas últimas corridas do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E Mundial neste fim de semana.

A velocidade foi medida por um sofisticado sistema de radares de velocidade em um ponto fixo apenas cinco metros antes dos pilotos entrarem na zona de frenagem – o comprimento da pista necessário para parar completamente e permanecer dentro do ambiente fechado.

O recorde mundial foi estabelecido na noite de terça-feira, 25 de julho, após a conclusão das obras para instalar a pista e as arquibancadas do local naquele dia.

O ex-homem mais forte do mundo, Eddie Hall, que quebrou vários recordes mundiais de levantamento de peso, fez parte da equipe de suporte aos pilotos, compartilhando suas percepções pessoais e conselhos sobre a preparação mental para uma tentativa de quebra de recorde mundial.

O recordista mundial Jake Hughes, piloto da equipe NEOM McLaren Formula E, disse:

“Pilotar o carro GENBETA e estabelecer o título do GUINNESS WORLD RECORDS para a velocidade mais rápida alcançada por um veículo dentro de um ambiente fechado foi uma experiência realmente especial. Sinto-me muito honrado por ter sido convidado e fazer parte de um projeto tão empolgante. Jamais imaginei que teria a oportunidade de tentar algo deste tipo, especialmente em um carro de Fórmula E. Não sabia o quanto queria esse recorde até ver Lucas [Di Grassi] tentando quebrá-lo depois de mim. Quando fui anunciado como o recordista, senti um enorme orgulho.”

Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, disse:

“Meus parabéns ao Jake e ao Lucas por competirem para quebrar um recorde mundial e mostrar o incrível potencial dos veículos elétricos. Todos os envolvidos no projeto GENBETA são movidos pelo mesmo objetivo de inovação e desenvolvimento pioneiros em tecnologia EV, e focados em levar essa tecnologia revolucionária para os carros que dirigimos nas ruas da cidade e criar um futuro elétrico mais limpo”.

Alessandra Ciliberti, gerente técnica da Fórmula E, FIA, disse:

“O GENBETA foi pioneiro no uso da tração nas quatro rodas em um carro de corrida monoposto para aceleração e regeneração de frenagem. Isso foi conseguido ativando o kit do trem de força dianteiro para obter maior tração durante a aceleração. O GENBETA mostrou o que será possível para as corridas de Fórmula E em um futuro próximo”.

 

O PROJETO GENBETA EXPLICADO:

GENBETA é uma plataforma de inovação para corridas de alto desempenho e tecnologias automotivas. Criado como uma parceria entre a Fórmula E, o órgão regulador do automobilismo da FIA e os parceiros do campeonato SABIC e Hankook, os projetos GENBETA exploram novos materiais e tecnologias em três áreas de foco para o futuro desenvolvimento de carros elétricos e de estrada: desempenho, eficiência e sustentabilidade.

O objetivo do GENBETA é incentivar a transferência de tecnologia de corrida para a estrada, acelerando a mudança na mobilidade elétrica sustentável e eficiente. Os aprendizados do projeto em áreas como aerodinâmica e aderência dos pneus serão levados adiante para apoiar o desenvolvimento dos futuros carros de corrida da Fórmula E e dos carros dirigidos pelos consumidores nas ruas.

AS MODIFICAÇÕES DO CARRO GENBETA EXPLICADAS:

O carro de corrida GEN3 desenvolvido pela Fórmula E e pela FIA e usado por todas as 11 equipes no Campoenato Mundial ABB FIA Formula E é o monoposto tptalmente elétrico mais rápido, mais leve, mais poderoso e eficiente que compete em campeonatos mundiais da FIA.

Como parte do projeto GENBETA, várias modificações técnicas e materiais foram feitas no GEN3 para criar o carro GENBETA para tentar o recorde mundial.

  • Bateria: A potência de saída de 350kW do atual GEN3 foi aprimorada para 400kW. A potência combinada de 400kW com tração nas quatro rodas é o resultado do equilíbrio dinâmico de potência de 50kW disponível no motor dianteiro e 350kW no motor do eixo traseiro. As baterias GEN3 e GENBETA são carregadas pela ABB, parceira titular e parceira oficial de carregamento do Campeonato.

 

  • Pneus: A Hankook, juntamente com a Fórmula E e a FIA, criou uma nova especificação para maximizar a potência do GENBETA para maximizar a aderência na tentativa de estabelecer o novo recorde mundial. O pneu iON Race Formula E Development incorpora um novo composto que é relativamente mais macio do que os pneus de especificação usados por um GEN3 em corridas. Isso permite um tempo de aquecimento mais rápido e, como resultado, oferece melhor aderência ao piloto para maximizar o desempenho e atingir a meta de velocidade.

 

  • Carroceria: aprimorando a aerodinâmica do GENBETA com foco em maximizar a velocidade em linha reta do carro para atingir a velocidade máxima possível na zona de teste para o recorde mundial. Para conseguir isso, a SABIC, principal parceira da Fórmula E, contribuiu com termoplásticos circulares e mais sustentáveis para três inovações importantes na carroceria: novas placas terminais da asa dianteira, aletas das rodas e um defletor de vento. Os termoplásticos avançados da SABIC vêm de seu portfólio TRUCIRCLE™, projetado para acelerar a mudança para uma economia circular com soluções voltadas para evitar que plásticos valiosos se tornem resíduos e ajudar a reduzir as emissões de carbono.

 

As placas da asa dianteira: esses componentes, montados nas extremidades externas da asa dianteira do veículo, são essenciais para redirecionar o fluxo de ar ao redor das rodas dianteiras para ajudar a reduzir o arrasto, ao mesmo tempo em que contribuem para a força descendente e a estabilidade do carro. As placas terminais da asa dianteira do GENBETA foram produzidas por manufatura aditiva ou processo de impressão 3D conhecido como modelagem por deposição fundida. O material termoplástico SABIC empregado possibilita a construção de placas terminais com alta rigidez e resistência combinadas com baixo peso. A impressão 3D das peças também contribui para menos desperdício de material, uso de energia e emissões.

 

As aletas das rodas: esses componentes, montados nos aros das rodas em um padrão radial semelhante a um raio, destinam-se a ajudar a otimizar o fluxo de ar e reduzir o arrasto aerodinâmico para maior aceleração e desempenho de velocidade. Como um benefício adicional, as aletas podem aumentar a eficiência geral do carro e ajudar no resfriamento dos freios para melhorar o poder de frenagem. As aletas são fabricadas por meio de moldagem por injeção com um termoplástico reciclado mecanicamente da SABIC.

 

O defletor de vento: Esta parte transparente é anexada à frente do cockpit à frente do piloto para suportar a otimização do fluxo de ar e para diminuir o arrasto, contribuindo para melhorar o desempenho da velocidade. O defletor é um produto de folha termoplástica, que é fabricado por meio de um processo de extrusão usando um termoplástico renovável certificado de baixo carbono da SABIC.

Fonte: On Board Sports 

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