Na metade do campeonato, apenas três pontos separam o líder Thiago Camilo do terceiro colocado Gabriel Casagrande. Próximo compromisso da temporada será em Goiânia (GO), nos dias 26 e 27 de agosto
Os pilotos Ricardo Zonta e Matías Rossi foram os vencedores da sexta etapa da temporada 2023 da Stock Car Pro Series. No calor de Mogi Guaçu (SP), os 31 pilotos da principal categoria do automobilismo brasileiro aceleraram em duas provas com todos os ingredientes que o evento merece. Após uma primeira corrida com poucos incidentes, a segunda corrida foi marcada por uma intervenção do safety car que ocupou quase metade do tempo de prova
Quase como se fazendo um replay da primeira visita de 2022 ao Velocitta, quando na ocasião a pole position e a vitória na primeira prova ficaram com Ricardo Zonta e o argentino Matías Rossi saiu vencedor na segunda, as coincidências pararam por aí.
O calor da pista neste domingo (6) não afetou o desempenho, tampouco a confiabilidade dos conjuntos de discos e pastilhas de freio, respectivamente fornecidos por Fremax e Fras-le a todas as equipes da Stock Car. Com 29 graus de temperatura ambiente e 46ºC no asfalto, Ricardo Zonta reagiu bem ao largar da pole position na primeira prova e manteve a liderança até a abertura da janela de box. Com a estratégia voltada para a primeira corrida, o então líder apostou em trocar apenas o pneu traseiro direito.
Na volta 11, Gianluca Petecof era o líder e entrou para a sua parada obrigatória. Na volta para a pista, uma disputa porta a porta entre ele e Ricardo Zonta na briga pela liderança acabou sendo melhor para Zonta, que vinha embalado. Os dois pilotos, com a mesma estratégia nos pit stops, apenas se comboiaram para receber a bandeira quadriculada da primeira prova. Completou o pódio o piloto Sérgio Jimenez, em terceiro.
“Por causa do calor eu estava cuidando bastante do carro, dos pneus e dos freios. Tive de me defender do Gianluca algumas vezes. Os freios e os pneus foram muito constantes e o carro estava perfeito para a segunda corrida”, afirmou Ricardo Zonta.
Allam Khodair, Rubens Barrichello, Rafael Suzuki, Daniel Serra, Guilherme Salas, Nelsinho Piquet e Matías Rossi fecharam o top-10 que inverteu as posições para a largada na segunda prova. Thiago Camilo, então líder do campeonato, largou apenas da 20ª colocação e se envolveu em um incidente com Gabriel Casagrande na curva 2 logo após a abertura do sexto giro enquanto brigavam pela 18ª posição.
Com a inversão dos 10 primeiros colocados do grid para a segunda prova, quem largou na primeira fila foi o argentino Matías Rossi, que ultrapassou Felipe Fraga na última volta para ficar com a décima colocação e Nelson Piquet Jr, que terminou em nono.
Para a segunda prova, liderando o pelotão, Rossi largou e conseguiu manter a liderança e respirar com a intervenção do Safety Car após vários incidentes que envolveram no total mais de 10 carros ainda na primeira volta. Vencedor da primeira prova, Ricardo Zonta foi um dos envolvidos e forçado a abandonar no primeiro acidente, na curva 4 (Capirinha); o segundo, na curva 8 (Saca-Rolha) um toque entre Gaetano di Mauro e Ricardo Maurício desencadeou uma reação em cadeia que tirou mais oito carros da pista – foi quando o safety car foi acionado.
A corrida recomeçou com pouco menos de 12 minutos no cronômetro e Daniel Serra partiu com tudo para cima de Rossi, chegando a trocar tinta na freada para a curva 1. Rossi entrou para a parada obrigatória no fechamento da oitava volta para um abastecimento rápido e a troca obrigatória do pneu.
No final da janela, Matías voltou a liderar e ser o primeiro a ver a bandeira quadriculada, com uma vantagem de 1,6 segundo sobre Gabriel Casagrande. O tricampeão Daniel Serra completou o pódio da segunda corrida.
“Foi uma corrida muito difícil por causa do calor. Estava muito quente e trabalhar a refrigeração passou a ser uma das minhas prioridades. Eu estava forçando bastante na primeira corrida, usando o push to pass, e meu motor começou a entrar em modo de segurança, justamente por causa do calor. Tive sorte porque isso aconteceu uma ou duas voltas antes da janela de pit stop. Então fizemos a parada, o carro esfriou, e saí com pista limpa na frente. Tive uma boa briga com o Fraga para chegar em décimo. Na segunda corrida, também tive sorte, porque eu tinha de abastecer, e como tivemos muito tempo de safety car, pude economizar muito combustível. A chave foi a estratégia e ir rápido quando não havia ninguém à frente”, explicou o argentino Matías Rossi, que conquistou sua quarta vitória na Stock Car.
Com os resultados definidos na pista e, com alguns incidentes a serem investigados após as provas, o campeonato segue liderado por Thiago Camilo, que soma 164 pontos e apenas um ponto de vantagem sobre Daniel Serra.
A próxima etapa da Stock Car Pro Series está marcada para os dias 26 e 27 de agosto em Goiânia (GO). Pela oitava temporada seguida, a Fras-le é a fornecedora oficial e exclusiva das pastilhas de freio da Stock Car Pro Series e de sua categoria de acesso, a Stock Series. A empresa é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e uma das líderes mundiais no segmento. A empresa, fundada em 1954 em Caxias do Sul (RS), oferece produtos de qualidade e foco na segurança e no controle de movimentos nas ruas, estradas, pistas de pouso, trilhos e também pelos autódromos do país por meio do fornecimento oficial e exclusivo de pastilhas de freio à Stock Car e Stock Series, e também à Copa Truck.
A Fremax é uma das parceiras mais longevas da principal categoria do automobilismo brasileiro. Desde 2004 que a empresa com sede em Joinville (SC) entrega tecnologia, durabilidade, segurança e desempenho no fornecimento dos discos de freio da Stock Car Pro Series e Stock Series. Desde 2008, a marca também é a fornecedora oficial da Porsche Cup Brasil. Líder em discos de freio, a Fremax produz mais de cinco milhões de peças no ano e no portfólio dos maiores distribuidores brasileiros de autopeças e em mais de 70 países, com produtos reconhecidos por sua segurança, qualidade, desempenho e durabilidade – atributos severamente testados no ambiente de competição da Stock Car Pro Series, uma das categorias mais competitivas do mundo.
Resultado da Corrida 1 (Top-10 extraoficial)
1. Ricardo Zonta
2. Gianluca Petecof
3. Sérgio Jimenez
4. Allam Khodair
5. Rubens Barrichello
6. Rafael Suzuki
7. Daniel Serra
8. Guilherme Salas
9. Nelsinho Piquet
10. Matías Rossi
Resultado da Corrida 2 (Top-10 extraoficial)
1. Matías Rossi
2. Gabriel Casagrande
3. Daniel Serra
4. Rafael Suzuki
5. Gianluca Petecof
6. Rubens Barrichello
7. Felipe Baptista
8. Thiago Camilo
9. Gaetano di Mauro
10. Felipe Fraga
Classificação do campeonato (Top-10 extraoficial)
1. Thiago Camilo, 164
2. Daniel Serra, 163
3. Gabriel Casagrande, 161
4. Rubens Barrichello, 140
5. Ricardo Zonta, 136
6. Rafael Suzuki, 125
7. Guilherme Salas, 119
8. César Ramos, 116
9. Matías Rossi, 111
10. Felipe Baptista, 109
*Resultados e classificação final sujeitos a alterações por parte dos comissários desportivos e técnicos
Com fábricas para produção no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Argentina e Uruguai, conta com rede global de atendimento comercial, com produtos alcançando mais de 125 países nos cinco continentes. São mais de 12 mil referências nas linhas de produtos Fras-le e Lonaflex. Desde 2016, a marca é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car Pro Series, Stock Series e Mercedes-Benz Challenge, e desde 2021, dos caminhões da Copa Truck. Com unidades no Brasil, Estados Unidos, China, Índia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia e México, possui 11 plantas industriais, nove centros de distribuição, quatro escritórios comerciais, dois centros de tecnologia e desenvolvimento e uma equipe capacitada para atender os clientes em mais de 125 países nos cinco continentes, oferecendo mais de 14 mil referências em soluções em autopeças.
Sobre a FRAS-LE:
A Fras-le, líder mundial em materiais para fricção, é uma marca Frasle Mobility, com portfólio completo de pastilhas de freio, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, entre outras aplicações, como ferroviário e industrial, atende montadoras e mercado de reposição.
Sobre a FREMAX:
Há mais de três décadas, a Fremax, uma marca premium da Frasle Mobility em componentes para sistemas de freio. Desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança. A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Comprometida com o meio ambiente, possui certificação 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos, tambores de freios e cubos de roda para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.
Fornecedora oficial em discos de freios para Stock Car desde 2004, para Porsche Cup Brasil desde 2007 e para a categoria Mercedes AMG Cup Brasil desde 2010, a performance e eficiência dos produtos são levadas a máximas condições extremas nas pistas.
FRASLE MOBILITY
A Frasle Mobility é uma companhia multinacional brasileira especializada em soluções sustentáveis para a mobilidade. Destaca-se pela forte presença no mercado de reposição de autopeças e no fornecimento de componentes para OEM, reunindo produtos de alta qualidade e marcas reconhecidas pelo mercado em seu portfólio. A companhia desenvolve soluções integradas de serviços e produtos para o controle de movimentos.
Frasle Mobility. Keep life in motion.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial
FREMAX:
Site: www.fremax.com
Facebook:@FremaxBrasilOficial
Instagram: @fremaxbrasil