A primeira etapa do TCR World Tour no continente sul-americano começou com o chinês Qing Hua Ma liderando a única atividade do dia no Autódromo de El Pinar, no Uruguai.

No evento que reúne o maior grid da história do TCR South America Banco BRB, com 30 carros inscritos na prova, o Lynk & Co #155 puxou a fila que contou com sete pilotos regulares do certame mundial entre os 10 melhores tempos, que ficaram diferenciados por apenas 1.5s.

A menos de um décimo da liderança ficou o #168 do francês e líder do World Tour Yann Ehrlacher.

Em terceiro, o local Santiago Urrutia, que também tripula uma das máquinas da Cyan Racing Lynk & Co foi o melhor piloto da região na atividade e o líder do campeonato sul-americano, Ignacio “Nacho” Montenegro (ARG) foi o melhor piloto regular do TCR South America na atividade ao registrar a quarta melhor passagem do dia. Completaram os 10 melhores tempos do dia: Néstor Girolami (ARG), Juan Manuel Casella (URU), Mikel Azcona (ESP), Bernardo Llaver (ARG), Frédéric Vervisch (BEL) e Thed Bjork (SUE). O melhor brasileiro do dia foi Rafael Suzuki, que cravou a 12ª melhor marca do shakedown de 20 minutos. Enrique Maglione liderou a classe Trophy.

A etapa em conjunto com o TCR World Tour tem formato semelhante aos finais de semana que o TCR Brasil Banco BRB acelera junto com o TCR South America. Todos os inscritos na prova pontuam no grid do certame mundial e apenas os regulares do grid no campeonato sul-americano. Em caso de pódio formado apenas por competidores do World Tour, o melhor colocado do certame regular da categoria regional leva a vitória no TCR South America.

As atividades de pista retornam neste sábado com dois treinos livres pela manhã e o treino classificatório durante a tarde. O domingo é reservado para as duas corridas da etapa.

O que eles disseram: 

“Não estava de todo mal, a pista estava muito suja em alguns setores, muita lama e também molhada. Na maioria das curvas tinha pouco grip, como por exemplo na última curva. Com o novo asfalto é como dirigir em uma pista molhada com pneu slick. Eu acredito que a pista vai melhorar bastante ao longo das atividades de pista. É bom ser o mais veloz do Shakedown, espero continuar assim para a sequência da etapa.”
Qing Hua Ma

“Muito feliz em estar competindo no TCR World Tour com a minha equipe aqui no meu país, é um fato marcante na minha carreira esportiva. Aproveitei muito minhas primeiras voltas em El Pinar, nunca tinha andado aqui. É um traçado muito bom de pilotar, principalmente com a parte nova. Ainda tem bastante espaço para melhorar, a chuva e a sujeira atrapalharam um pouco. Já consigo sentir o carinho do público e tenho certeza que vai ser um ótimo fim de semana.”
Santiago Urrutia

“Contente em estar com um carro competitivo por aqui e por seguir evoluindo no geral. Foi meu primeiro contato com a pista também, acho que foi uma loteria para todos o treino pelas condições de pista. Amanhã vamos seguir buscando esse caminho de evolução, feliz com esse primeiro contato e com o trabalho da equipe.”
Ignacio Montenegro

“Foi um dia muito positivo, a pista estava secando, então as condições foram mudando ao longo da atividade. Foi um bom começo, alguns carros usaram pneus novos e outros não, eu fui um dos que não passou pneu. Fizeram um trabalho incrível aqui no autódromo, ela ficou muito segura e divertida. Os competidores do World Tour trouxeram mais carros para pista, respeitamos o nível deles, mas dentro da pista, todos somos iguais.”
Rafael Suzuki

LISTA DE INSCRITOS

W2 Pro GP – CUPRA
#77 Raphael Reis (BRA)
#28 Galid Osman (BRA)

Cobra Racing Team – Toyota Corolla
#70 Diego Nunes (BRA)
#10 Adalberto Baptista (BRA)*

Squadra Martino – Honda Civic Type R
#34 Fabio Casagrande (BRA)*
#23 Ignacio Montenegro (ARG)
#15 Enrique Maglione (URU)*
#60 Juan Manuel Casella (URU)

PMO Motorsport – Lynk & Co 03 TCR
#8 Rafael Suzuki (BRA)
#24 Frederick Balbi (URU)

Alfa Racing – Alfa Romeo Giulietta
#90 Michel Bonnin (URU)
#13 Carlos Silva (URU)*

PMO Racing – Peugeot 308 GTI TCR
#35 Gonzalo Reilly (URU)
#36 Damian Fineschi (ARG)

Toyota Team Argentina – Toyota Corolla
#17 Bernardo Llaver (ARG)
#33 Manuel Sapag (ARG)

Scuderia Chiarelli – Hyundai Elantra
#43 Pedro Cardoso (BRA)

Paladini Racing – Audi RS3 LMS SEQ/Toyota Corolla
#1 Fabricio Pezzini (ARG)
#2 Juan Ángel Rosso (ARG)
#5 Fabián Yannantuoni (ARG)

Bratton Tito Bessone Team – Toyota Corolla
#86 Esteban Guerrieri (ARG)

BRC Hyundai N Squadra Corse – Hyundai Elantra N TCR
#105 Norbert Michelisz (HUN)
#196 Mikel Azcona (ESP)

Cyan Racing Lynk & Co – Lynk & Co 03 TCR
#111 Thed Bjork (SUE)
#112 Santiago Urrutia (URU)
#168 Yann Ehrlacher (FRA)
#155 Qing Hua Ma (CHN)

Audi Sport Team Comtoyou – Audi RS3 LMS TCR
#122 Frédéric Vervisch (BEL)
#179 Rob Huff (GBR)

Squadra Martino Racing – Honda Civic Type R FL5 TCR
#129 Néstor Girolami (ARG)

CRONOGRAMA

Sábado, 19 de agosto
08:30 às 09:00 – Treino 1
11:30 às 12:00 – Treino 2
16:10 às 16:30 – Classificação “̄1” Grupo “A”
16:35 às 16:55 – Classificação “̄1” Grupo “B”
17:05 às 17:15 – Classificação “̄2” (12 melhores)

Domingo, 20 de agosto
8:40 – Abertura dos boxes para Corrida 1
8:50 – Fechamento dos boxes para Corrida 1
9:02 – Placa de 5 minutos
9:07 – Volta de aquecimento
9:10 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
9:40 – Cerimônia do pódio
12:25 – Abertura dos boxes para Corrida 2
12:35 – Fechamento dos boxes para Corrida 2
Hino Nacional do Uruguai + Reinauguração da Pista do Autódromo
12:47 – Placa de 5 minutos
12:52 – Volta de aquecimento
12:55 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
13:45 – Cerimônia do pódio

HORÁRIOS DE TV

Sábado 19 de agosto
Classificação – 16:00 a 17:30 h
Uruguai – VTV
Argentina – TyC Sports 2
Brasil e região – TCR TV

Domingo 20 de agosto
Corrida 1 – 9:00 a 10:00 h
Uruguai – VTV
Argentina – TyC Sports
Brasil – Star+
Região – TCR TV

Corrida 2 – 12:45 a 13:45 h
Uruguai – VTV
Argentina – TyC Sports
Brasil – Star+
Regão – TCR TV

*Corridas 1 e 2 – 21:00 a 23:00 h
Brasil – ESPN 4
*Reprise

Fonte: TCR South America 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.