– Universidade Corporativa Santa Marcelina (UCSM) tem previsão de inauguração para agosto de 2023

– Inicialmente, serão disponibilizados cursos de Programação Neurolinguística (PNL) para Líderes, Técnicas de Rapport, Carisma e Comunicação Não Violenta (CNV)

A Rede de Educação Santa Marcelina, instituição que alia a tradição de gerações à inovação presente em uma proposta educacional sociointeracionista, acaba de anunciar a criação de uma Universidade Corporativa, que será inaugurada em agosto deste ano. Para o lançamento do projeto, os colaboradores contarão com uma live de inauguração, com Max Gehringer, autor de mais de 20 livros sobre carreira e desenvolvimento profissional e Eleito Top Voice Influencer do LinkedIn Brasil.

A Universidade Corporativa Santa Marcelina (UCSM) terá sua base na sede da instituição, em São Paulo, fornecendo uma aprendizagem contínua, com o objetivo de desenvolver, capacitar e formar seus colaboradores, conforme os valores e a Missão Educativa da Associação.

De acordo com a Coordenadora Corporativa de RH, Suellen Gardenia, o lançamento da Universidade Corporativa viabiliza a oportunidade de potencializar o desenvolvimento de todos que atuam na Rede de Educação Santa Marcelina, nos aspectos culturais, reforçando o Carisma Marcelino nas habilidades técnicas e comportamentais, na gestão das competências de liderança e, ainda, incentivando as soft e hard skills. “Nosso intuito é nivelar o conhecimento e fomentar o desenvolvimento de todos os colaboradores, oferecendo um conjunto de soluções educacionais alinhado às estratégias e objetivos da Rede, estimulando processos de inovação e a cultura de aprendizagem contínua”, explica.

Atualmente na etapa de criação e realocação de soluções educacionais, a Universidade Corporativa Santa Marcelina oferecerá recursos educacionais técnicos, comportamentais e culturais, com a disponibilização inicial de cursos de Programação Neurolinguística (PNL) para Líderes, Técnicas de Rapport, Comunicação Não Violenta (CNV), Carisma, entre outros.

Além das modalidades citadas, palestras e a disponibilização de materiais de aprendizagem também farão parte da oferta da UCSM, envolvendo todos os colaboradores da instituição nas mais diversas modalidades de ensino, presencial, síncrono, assíncrono. “Utilizaremos bastante microlearning, uma metodologia de ensino que busca compartilhar pequenas doses de conhecimento dentro de um curto espaço de tempo, bem como formatos variados, como podcasts, palestras, vídeos e formações multiplicadas por fornecedores renomados no mercado”, conta Suellen.

A coordenadora esclarece que as formações ofertadas pela Rede de Educação Santa Marcelina terão certificados que atestem a realização e aproveitamento dos participantes, inclusive nos cursos ministrados por parceiros externos. “Os conteúdos estarão disponíveis em uma plataforma de ensino da Rede, nas versões para Web e Aplicativo. Teremos também parcerias com outras instituições renomadas no mercado, além de contar com especialistas das frentes Básica e Superior de ensino na construção de conteúdos exclusivos”, afirma.

Suellen revela ainda que a ideia para a criação deste projeto surgiu quando a associação compreendeu a necessidade de valorizar e engajar os talentos internos da Rede de Educação Santa Marcelina na tríade “Corpo, Mente e Espírito”, conforme sua cultura e Carisma Marcelino, bem como disseminar o conhecimento com foco em resultados mais positivos para o crescimento da instituição. “Para este propósito, dentro da equipe de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), foram criadas atividades direcionadas para a elaboração de projetos relacionados à gestão de pessoas e conteúdo, a fim de gerar soluções educacionais atuais e dinâmicas”.

Desafios e propósitos da Universidade Corporativa

Para a Analista de DHO Sênior, responsável pelo projeto e implantação da UCSM, Carolini Viscovini, o principal desafio da instituição ao desenvolver este projeto é mapear os processos fundamentais e as ferramentas para sustentação de uma universidade corporativa em um cenário cada vez mais dinâmico e volátil. “Temos uma vantagem competitiva de atuarmos na Educação Básica e Superior, já contarmos com uma plataforma LMS (Sistema de Gestão da Aprendizagem), e agora, com o oferecimento uma educação corporativa, cumprimos todos os aspectos de uma Rede de Educação”, reitera.

Carolini garante que criar uma cultura forte significa ter colaboradores que se identificam com os valores e propósito da Rede de Educação Santa Marcelina. “Investir no desenvolvimento de pessoas conectadas à nossa cultura possibilita melhorias no relacionamento, engajamento, performance e a comunicação entre diferentes setores, além da redução de turnover e índice de rotatividade dos colaboradores, que se tornam ainda mais comprometidos com a missão educacional da instituição”, finaliza.

 

Sobre a Rede de Educação Santa Marcelina

O Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o auxílio de Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e à assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da instituição de colégios, hospitais e obras sociais.

Atualmente, presente em 8 países, espalhados por 3 continentes, e em 17 municípios e 8 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Rondônia, Goiás, Tocantins e o Distrito Federal, o Instituto segue com a missão de levar adiante, com empenho e entusiasmo, a educação, a formação, a cura e a construção do ser humano íntegro e da sociedade. Tudo isto alinhado a uma metodologia inovadora de aprendizagem e às principais tendências do mercado educacional.

Fonte: EPR Comunicação

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