A volta de 49s955, única abaixo dos 50 segundos, deu a Cesar Ramos a pole position na sétima etapa, que abre a segunda metade da temporada 2023 da Stock Car. Com um sistema de classificação diferente, em que os carros entram na pista para quatro voltas na ordem de classificação no campeonato, Cesar foi o oitavo a entrar na pista, fez um tempo espetacular, mas teve que esperar outros 23 adversários marcarem seus tempos para comemorar sua quarta pole position na principal categoria do automobilismo brasileiro. O pico da ansiedade foi quando Lucas Foresti, o 20º a entrar na pista, chegou perto do tempo do Toyota número 30 da Ipiranga Racing ao marcar 50s050, 55 milésimos de segundo de diferença.

“Aqui você tem que encaixar tudo em uma volta para conseguir a pole position, não pode deixar nenhum centésimo de segundo no caminho. Por ser um anel externo, com curvas apenas para a direita, dá a impressão de ser mais fácil, mas pelo contrário, é uma situação que não te dá a menor margem de erro em velocidades altíssimas, o carro anda com o volante torto, ali dentro é bem difícil. Meu carro vinha muito rápido em todo o fim de semana, mas não era o suficiente para fazer a pole position, e fizemos um pequeno ajuste após o warm up, logo antes da classificação. Ali não tem como voltar atrás, arriscamos e fomos na direção certa. Quanto à ansiedade na espera pela confirmação da pole, foi enorme, mas eu gosto desse sistema de classificação. Quando eu entrei no carro para classificar, o Casagrande, que foi o mais rápido nos treinos livres, tinha feito uma volta muito boa (50s181), então já comecei pressionado, mas deu tudo muito certo. Só tenho que agradecer à minha equipe”, disse o Gaúcho de Novo Hamburgo, de 34 anos.

Da última vez que a Stock Car correu no anel externo de Goiânia, na segunda etapa da temporada 2022, Cesinha largou em terceiro e chegou em segundo na corrida principal. Em outubro, na décima etapa, Cesinha fez um hat trick – pole position, volta mais rápida e vitória – na corrida principal, mas no traçado misto de 3835 metros.

Essa foi a quarta pole position de Cesar Ramos na Stock Car. As duas primeiras foram conquistadas em Interlagos, em 2020, seu ano de estreia na Ipiranga Racing, no fim de semana da Corrida do Milhão, que teve duas etapas disputadas. A outra foi a de Goiânia em 2022.

Thiago Camilo, com 30 quilos de lastro, larga em sexto

“Valeu galera, muito bom, foi o máximo que deu pra fazer com 30 quilos”. Essa foram as palavras de Thiago Camilo no rádio da Ipiranga Racing antes de sair do Toyota número 16. Líder do campeonato, Thiago Camilo, além de levar o maior lastro, foi o primeiro e entrar na pista. O paulistano de 38 anos ficou satisfeito com o resultado – a 245 milésimos do companheiro de equipe, que corre sem lastro, 59 milésimos de Gabriel Casagrande, que leva 20 quilos de lastro e larga em quarto, e nove posições à frente de Daniel Serra, o segundo no campeonato, que leva 25 quilos de lastro.

“Quando você leva 30 quilos tem que usar como parâmetro o peso dos outros competidores. Dentro desse quadro fomos muito bem, e estamos firmes no objetivo que é manter a liderança do campeonato e abrir alguns pontos para o segundo colocado”.

A rodada dupla de amanhã (domingo) começa às 13h40, com transmissão da Band, SpoTV2, redes sociais da Stock Car e canal GB (Galvão Bueno) no Youtube.

Fonte: Alexandre Kacelnik | Ipiranga Racing

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.