Restam poucas vagas para definição do grid da próxima temporada do Mundial de carros elétricos

Após quase um mês do término da 9ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E, equipes e pilotos aproveitam as férias para planejar os desafios da próxima edição. E apesar de poucos anúncios oficiais, a verdade é que o número de vagas que restam é limitado.

As quantidades de equipes e pilotos para a próxima temporada serão as mesmas do campeonato recém-concluído: 11 times e 22 carros. Com isso, muitas equipes devem optar por manter suas duplas.

Até o momento, apenas quatro equipes anunciaram suas duplas para o próximo mundial. Nesta quarta-feira (30) a Nissan confirmou a permanência do francês Sacha Fenestraz, e o retorno do britânico Oliver Rowland ao time.

Rowland foi piloto da Nissan durante dois anos, e na última temporada disputou a primeira metade do campeonato pela Mahindra Racing. Porém, os resultados não foram bons para ambos os lados e o contrato chegou ao fim, antes mesmo do término do mundial.

“Estou muito entusiasmado, é um regresso a minha casa, de volta ao local onde comecei a minha jornada na Fórmula E e onde tive muito sucesso. Estou confiante de que Sacha e eu formaremos uma forte dupla. Ele mostrou uma velocidade incrível em sua primeira temporada. Estou ansioso para voltar ao trabalho, pronto para começar e mal posso esperar para ver o que podemos fazer como equipe”, comentou Rowland sobre a nova oportunidade de pilotar pelo time japonês na Fórmula E.

Atual campeão entre as equipes, a Envision Racing manteve o suíço Sébastien Buemi, e terá ao lado dele o holandês Robin Frijns, que retorna a equipe após ter disputado a 9ª temporada pela ABT Cupra.

Frijns ocupará na Envision o lugar do neozelandês Nick Cassidy. O atual vice-campeão mundial será companheiro do compatriota Mitch Evans na Jaguar TCS Racing na próxima temporada, substituindo o britânico Sam Bird, que foi anunciado recentemente na NEOM McLaren.

Aliás, a McLaren já havia confirmado a saída de René Rast durante a rodada final da 9ª temporada da Fórmula E em Londres. Com isso, Bird assume o cockpit na equipe de Woking, e terá ao seu lado o compatriota Jake Hughes.

Um dos pilotos mais experientes do grid da Fórmula E, Sam Bird terá a oportunidade na McLaren de apagar a última temporada pela Jaguar, onde apesar de ter conseguido subir no pódio algumas vezes, teve dificuldades com  GEN3 e não conseguiu ajudar o companheiro de equipe, Mitch Evans, na luta pelo título.

“Fazer parte de uma equipe com tanta herança e prestígio como a família McLaren Racing é especial. Sabemos que há muito trabalho a fazer antes da 10ª Temporada, para garantir que chegaremos onde queremos, que é a frente do pelotão. É ótimo fazer parte da equipe e mal posso esperar para começar os preparativos da temporada”, comentou Bird, agora piloto de uma das principais equipes do automobilismo mundial.

Além dos oito pilotos citados acima, já é certo que o atual campeão mundial Jake Dennis seguirá na Avalanche Andretti. Já o seu companheiro ainda não está definido. Essa é até o momento uma das vagas mais cobiçadas do grid para o próximo campeonato.

O grande favorito para ocupar a vaga de André Lotterer, que se despediu da categoria em Londres, é Felipe Drugovich. Atual campeão da Fórmula 2 e piloto reserva da Aston Martin na Fórmula 1, o brasileiro liderou os dois testes para novatos da Fórmula E realizados este ano.

Drugovich também é cogitado pela Maserati MSG Racing, equipe pela qual realizou os dois testes. Porém, o cenário mais provável é que a marca mantenha sua dupla de pilotos, com o alemão Maximilian Guenther e o suíço Edoardo Mortara.

A TAG Heuer Porsche também deve optar pela manutenção de sua dupla de pilotos, formada pelo alemão Pascal Wehrlein e o português Antonio Félix da Costa. A DS Penske também deve manter o francês Jean-Eric Vergne e o belga Stoffel Vandoorne.

Quem também não deve mexer na sua formação é a NIO 333 Racing, que deve anunciar nos próximos dias a manutenção do britânico Dan Ticktum e do brasileiro Sérgio Sette Câmara.

Confira abaixo o provável grid da temporada, e quais vagas seguem indefinidas:

Avalanche Andretti – Jake Dennis (GBR) / indefinido
Envision Racing – Sébastien Buemi (SUI) / Robin Frijns (HOL)
Jaguar TCS Racing – Mitch Evans (NZL) / Nick Cassidy (NZL)
TAG Heuer Porsche – Pascal Wehrlein (ALE) / Antônio Félix da Costa (POR)
DS Penske – Jean-Eric Vergne (FRA) / Stoffel Vandoorne (BEL)
Maserati MSG Racing – Maximilian Guenther (ALE) / Edoardo Mortara (SUI)
Nissan – Sacha Fenestraz (FRA) / Oliver Rowland (GBR)
NEOM McLaren – Jake Hughes (GBR) / Sam Bird (GBR)
NIO 333 Racing – Dan Ticktum (GBR) / Sérgio Sette Câmara (BRA)
Mahindra Racing – Lucas di Grassi (BRA) / indefinido
ABT Cupra – Nico Müller (ALE) / indefinido

Aparentemente, restam apenas três vagas para o próximo ano. Porém, é muito provável que a Avalanche Andretti opte por Drugovich, e com isso, apenas duas vagas seguem sem definições, justamente nas duas equipes que terminaram a nona temporada nas últimas posições no Campeonato de Equipe: Mahindra e ABT Cupra.

No caso da Mahindra, o grande favorito a ocupar o lugar do espanhol Roberto Merhí é o indiano Jehan Daruvala, que participou dos testes para novatos pela equipe e ocupa o posto de piloto reserva.

Já na ABT, quem larga na frente é o sul-africano Kelvin van der Linde, que chegou a substituir Robin Frijns em três etapas da última temporada. Porém, alguns nomes fortes seguem a procura de vaga no grid da Fórmula E, como o holandês Nyck de Vries, campeão da 7ª temporada, e o britânico Oliver Turvey, que após várias temporadas pela NIO, ficou fora no último ano.

É claro que ainda podem surgir surpresas no grid do próximo campeonato, principalmente na Maserati, onde tudo parece incerto, mesmo quando o caminho mais óbvio aponta para a manutenção da sua dupla de pilotos.

De qualquer forma, tudo estará definido até outubro, quando a Fórmula E realizará na última semana do mês os testes de pré-temporada no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, já com os 22 pilotos definidos.

 

Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >

Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.

A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.www.FIAFormulaE.com

Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato – media@fiaformulae.com

 

Sobre a ABB:

A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com

Fonte: On Board Sports 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.