Hugo Cibien se manteve em atividade para não perder a mão do carro

No próximo fim de semana a Stock Car Series – divisão de acesso à principal categoria do automobilismo brasileiro – volta a acelerar seus motores V8. A quarta etapa – que marca o início da segunda metade da temporada 2023 – será realizada no Velopark, na Grande Porto Alegre (RS), a menor (2278 metros) e mais travada pista do calendário.

O maior problema, contudo, será uma espécie de readaptação aos carros, já que a última corrida da Stock Series aconteceu no dia 17 de julho. O piloto capixaba Hugo Cibien, estreante na categoria, acredita que todos irão sofrer com a longa inatividade de três meses da Stock Series, mas procurou se condicionar da melhor forma possível.

“A possibilidade de perder um pouco a mão do carro existe para todos, mas eu tive uma pequena compensação porque a última corrida da Endurance (categoria que Cibien disputa com um carro totalmente diferente) foi no Velopark, no fim de junho. Então, além de ter treinado nessa pista com o protótipo da Endurance e disputado uma corrida, depois eu consegui fazer um treino com um Chevrolet Montana, que é o antigo Stock Light. O motor é muito parecido, o câmbio era sequencial, mas não tinha as trocas por borboletas no volante, era uma alavanca, mas o peso e as reações do carro são muito semelhantes. Isso foi há duas semanas e deu para reavivar um pouco a memória do carro da Stock.  Fora isso foi muito simulador e shifter kart (kart com marchas)”, diz Cibien. Vale lembrar que pelo regulamento não são permitidos os treinos com os carros da Stock Series entre corridas.

“Especificamente sobre essa etapa, a gente vai ter que focar nos treinos na classificação, porque é fundamental largar na frente nessa pista. A reta é muito curta, o botão de ultrapassagem às vezes não surte efeito, então aqui é especialmente importante largar na frente para acabar entre os primeiros”, completa o piloto da W2 ProGP, patrocinado pela Arcelor Mittal Tubarão.

As três corridas da 4ª etapa da Stock Series 2023 acontecem dia 16 (sábado) às 14h20 e dia 17 (domingo) às 14h20 e 15 horas, com transmissão de Band Sports, SporTV e redes sociais da Stock Car.

Fonte: Alexandre Kacelnik 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.