O maior projeto privado de restauro do país contou com a expertise de profissionais de elite das arte, cultura e arquitetura para repensar a regeneração de sítios históricos na cidade

O programa de restauro do Hospital Humberto Primo, que deu origem a Cidade Matarazzo, celebrou nesta terça-feira, dia 12, a conclusão de sua primeira fase com o maior incentivo cultural em programa de restauro no Brasil pelo patrocinador master PRIO, a maior empresa independente de óleo e gás do país. O ciclo de palestras MataTalks, que celebrou a conclusão dessa etapa na própria Cidade Matarazzo, contou com depoimentos de Jacques Brault, COO da Cidade Matarazzo, Nelson Queiroz Tanure, presidente do conselho PRIO, Roberto Toffoli, responsável técnico pelo restauro, e Douglas Rushkoff, pesquisador norte-americano do Vale do Silício.
A PRIO, patrocinadora master do projeto, apresentou o evento, que contou com diversos especialistas para falar sobre as inovações do programa no campo da arte, arquitetura e engenharia. “Com o generoso apoio da PRIO, concluímos a primeira fase deste que é o maior projeto de regeneração da América Latina. A minha filosofia é trabalhar justamente o conceito de construção regenerativa,” declarou o COO da Cidade Matarazzo, Jacques Brault. “A diferença para mim entre o possível e o impossível é a determinação,” concluiu.

 

“Muitos querem mudar o mundo, mas nem todos sabem como fazer. Nós temos o privilégio de apoiar um projeto que caminha nesse sentindo: une a natureza e o verde de São Paulo, à cultura e ao nosso patrimônio. Estamos criando um legado para o futuro, por meio da união de diferentes forças e visões. E isso é pura sintonia com a Prio e nossa essência. Somos feitos por pessoas orientadas pela inovação, e que estão à frente de ações para o desenvolvimento do negócio e da sociedade de forma responsável e sustentável. Ao apoiarmos este projeto, estamos moldando não apenas espaços físicos, mas também inspirando mentes e dando mais um passo para mudar o mundo,” complementou o presidente do conselho PRIO Nelson Queiroz Tanure durante o evento.

 

Durante a palestra “Tecnologia a Serviço da Preservação,” Roberto Toffoli compartilhou os principais desafios da obra, dentre os quais está a escavação e construção de colunas de até 60 metros de profundidade para compor oitos subsolos que abrigarão áreas de garagem e um cinema, além do vitral da Capela Santa Luzia, que passou por uma releitura da arte sacra pelo artista visual Vic Muniz. “É um projeto de excelência técnica, que reuniu os melhores da área e recoloca o Brasil no mapa da arquitetura contemporânea,” apontou Toffoli. “Fomos atrás de inúmeros cases internacionais, mapeando obras que intervinham no espaço público.”
Além de reunir investidores, o evento também aproximou arquitetos e pesquisadores, com palestras de outros responsáveis pelo projeto de restauro, como a arquiteta especialista em urbanismo Adriana Levisky. Ela assina o espaço de convivência pública “Sua Rua,” que integra um passeio entre a avenida Paulista e a Cidade Matarazzo, com intervenções artísticas, paisagísticas e culturais. “É um trabalho exemplar na perspectiva de investimento privado com valor social, cultural, urbanístico e histórico, sem deixar de considerar o ativo econômico,” apontou Levisky, que apresentou a palestra “Revolucionando a Cidade: Reciclagem Urbana e Sustentabilidade.” O programa de restauro também teve patrocínio da Atlas Schindler e realização da AMA BRASIL.

 

Sobre o MataTalks

O programa de restauro do Hospital Humberto Primo, que deu origem a Cidade Matarazzo, celebra a conclusão de sua primeira fase com o ciclo de palestras denominado MataTalks. O evento reuniu especialistas em patrimônio histórico, cultura, arquitetura e urbanização. Considerado o maior projeto privado de restauração com preservação de patrimônio histórico, realizado por meio de lei de incentivo, o projeto traz inovações no campo da arte, arquitetura e engenharia, que foram apresentadas durante os painéis do evento.

Através da combinação única entre regeneração e sofisticação, a Cidade Matarazzo está ajudando a redefinir o desenvolvimento urbano, provando que as cidades podem ser lugares de prosperidade, inovação, inclusão e harmonia com o meio ambiente. Inaugurado oficialmente em janeiro de 2022, o complexo se tornou um lugar inovador que combina hospitalidade e entretenimento em uma experiência repleta de arte conectada com a natureza.

 

Sobre a Cidade Matarazzo

Concebido no coração da capital de São Paulo, o Complexo Cidade Matarazzo é o projeto privado de requalificação urbana mais relevante do país, com a integração da preservação do patrimônio histórico e da natureza. Localizado a poucos metros da Avenida Paulista, no bairro da Bela Vista, reúne arte, cultura, hospitalidade, gastronomia, moda, bem-estar, diversidade e o melhor lifestyle da cidade. O complexo lançado oficialmente em 2022 conta com dez edifícios, incluindo prédios tombados pelos órgãos de preservação do patrimônio histórico, em um terreno de cerca de 30 mil metros quadrados.

O projeto surgiu a partir da idealização do empresário francês Alexandre Allard que, em 2011, adquiriu o antigo Complexo Hospitalar Umberto I, conhecido popularmente por Hospital Matarazzo. Hoje o complexo abriga: o Hotel Rosewood São Paulo, primeira unidade sul-americana da rede de hotéis de luxo; a Torre Mata Atlântica; um edifício corporativo que abriga a AYA Earth Partners, centro de negócios para empresas e organizações ligadas à economia verde; a Capela Santa Luzia, além dos restaurantes Le Jardin, Blaise e Taraz e dos bares Rabo di Galo, Emerald Garden Pool e Bela Vista Rooftop Pool – localizados dentro do hotel.

A criação contou com renomados profissionais, entre eles os arquitetos Jean Nouvel e Rudy Ricciotti; o designer de interiores Philippe Starck, além dos irmãos Campana, Levisky Arquitetos, Spol Architects, entre outros. Acesse o site da Cidade Matarazzo para ter uma completa imersão no complexo, seus serviços e experiências. Outras informações em Link

 

Sobre a PRIO ( PATROCINADORA MASTER DA 1 FASE DO PROJETO) 

PRIO é a maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, pioneira na recuperação e aumento da vida útil de campos em produção. Criada em 2015 e com seus ativos localizados na Bacia de Campos, a companhia tem foco na excelência e na busca por eficiência operacional, priorizando a segurança das operações e o zelo com a preservação do meio ambiente.

Carioca, a PRIO tem um propósito que supera o O&G, a empresa extrai o melhor da sua energia para transformar o mundo em um lugar mais eficiente. Além disso, busca transformar a sociedade por meio do incentivo ao esporte, à cultura e à preservação do meio ambiente. A companhia possui um portal que recebe propostas de quem busca por apoio às suas iniciativas (Portal de Projetos PRIO).

LinkedIn Link

Instagram Link

 

Fonte: GBR Comunicação

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.