Mesmo com alguns toques e uma punição, o quarto dos seis fins de semana de rodadas triplas da Stock Series na temporada 2023 foi bastante produtivo para o capixaba Hugo Cibien, que anotou sua maior pontuação na temporada, somando 40 pontos com um 8º, um 9º e um 6º lugares nas corridas disputadas no Velopark, autódromo localizado em Nova Santa Rita, na Grande Porto Alegre (RS).
A primeira corrida, no sábado (16), ficou marcada pela disputa com o campeão de 2020 e um dos pilotos mais experientes da categoria de acesso à Stock Car, Pietro Rimbano, que ficou várias voltas ‘embutido’ no carro de Cibien, tentando induzi-lo ao erro, e não conseguiu a ultrapassagem. “É sempre empolgante disputar posição com um campeão, e o fato de eu ter conseguido me defender por tanto tempo sem errar me dá confiança”, disse o capixaba, que acabou perdendo um pouco de tempo nessa briga na primeira metade da prova e não conseguiu disputar mais posições na frente. O carro número 92 da W2 ProGP, que leva as cores da Arcelor Mittal, cruzou a linha de chegada em sexto, mas recebeu uma punição de 5 segundos por ‘traçado não oficial na curva 7’ – que na verdade foi uma disputa por posições onde as opções do piloto eram bater ou sair do traçado – e ficou com os pontos do oitavo lugar.
As corridas de domingo (17), disputadas sob uma temperatura ambiente na casa dos 35 graus, e mais de 50 graus na pista, foram extremamente movimentadas, como é comum na categoria.
“Na primeira corrida do domingo levei uma pancada que levantou o capô traseiro e desalinhou o carro. Como isso me fez perder desempenho e estava quente demais, a gente preferiu manter uma tocada conservadora até o fim e guardar pneus para a segunda corrida. Na segunda corrida eu fiz uma boa largada, passei e Bruna (Tomaselli) e estava atrás do Pipe Bartz numa disputa quando ele perdeu a frente do carro na freada e acabei, ao evitar o contato, batendo na barreira de pneus da saída da curva zero. Isso quebrou minha carenagem, que ficou arrastando no pneu dianteiro esquerdo, e daí em diante fui administrando a sexta posição, já que a corrida teve muitos abandonos e acabou sendo um bom resultado”.
A próxima etapa da Stock Car Series acontece dia 29 de outubro no Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), mas Hugo Cibien volta às pistas na disputa das Três Horas de Goiânia, quarta etapa do Império Endurance Brasil, já na próxima sexta-feira, dia 22.
O Campeonato
1 – Zezinho Mugiatti – 273 pontos
2 – Gabriel Robe – 257
3 – Pietro Rimbano – 218
7 – Hugo Cibien – 150
Fonte: Alexandre Kacelnik