Nicolas Costa, Hugo Cibien e Alexandre Finardi apostam na estratégia para brigar pelo pódio sob o forte calor de Goiânia

Desde a última corrida da Império Endurance Brasil, no Velopark, em junho, o AJR da equipe Power Imports fez algumas modificações como passar as aletas do DRS dianteiro de três para quatro elementos, e uma reforma nas canaletas do assoalho. Ainda assim, o protótipo que será pilotado pelo carioca Nicolas Costa, o capixaba Hugo Cibien e o catarinense Alexandre Finardi não fez o upgrade de potência que o igualaria aos AJR mais rápidos, e por isso tem que apostar no baixo consumo de combustível e na resistência do equipamento para disputar as melhores posições nas duas corridas de três horas cada que acontecem nessa sexta (22) e sábado (23) em Goiânia.

“A gente tem um déficit relativamente grande de potência em relação aos outros protótipos, então obviamente vamos focar na estratégia. No ritmo fica difícil passar então temos que fazer nossa própria corrida e esperar que a corrida venha até nós”, diz Nicolas Costa.

“Nosso carro tem a tradição de não ter quebras mecânicas. A previsão para sexta e sábado é de temperatura em torno de 40 graus, então levar o carro inteiro até o fim será particularmente importante nesse fim de semana”, completa Hugo Cibien.

“Na última etapa disputada aqui em Goiânia a gente chegou a andar muito perto dos líderes da prova, e tivemos o carro quebrado por uma pedra. A expectativa é que dessa vez a gente consiga ter um desempenho semelhante e chegue no final”, avalia Ubiratan Jacobsen, o Bira, chefe da equipe.

“A gente correu aqui com 30 e poucos graus, mas previsão para esse fim de semana é de muito mais calor, o que vai exigir demais dos carros e pilotos. A gente espera que tudo que a gente fez nesse longo período entre corridas na oficina funcione na pista”, diz o engenheiro Bruno Tascheck.

Hugo Cibien faz endurance dentro e fora da pista

Nesse fim de semana, sexta e sábado (dias 22 e 23), Hugo Cibien disputa a 4ª e 5ª etapas do Império Endurance Brasil, o principal campeonato de automobilismo de resistência do país. Mas a maratona para o piloto capixaba começou semana passada, mais exatamente na quarta-feira, dia 13, quando voou de Vitória, com escala em Guarulhos (SP), para disputar três corridas da Stock Car Series no Velopark, na Grande Porto Alegre. Domingo à noite, após as provas da Stock Car, Cibien voou de Porto Alegre para o Rio de Janeiro, e do aeroporto Santos Dumont para Vitória. Ficou pouco mais de 24 horas em casa, em Vila Velha. Terça, às 5 da manhã, estava de volta ao aeroporto de Vitória, de onde voou para Belo Horizonte, e de lá para Goiânia. À tarde, já estava treinando no protótipo AJR da equipe Power Imports, que divide com o carioca Nicolas Costa e o catarinense Alexandre Finardi. Sexta e sábado serão duas corridas de três horas de duração onde os pilotos se revezam.

Além de estar bem preparado fisicamente, já que nas provas de Goiânia é esperada temperatura ambiente em torno de 40 graus à sombra, o que significa o asfalto a mais de 60 graus e uma sauna dentro do carro, Cibien, como sempre acontece quando acontecem provas de Endurance seguidas às de Stock Car, tem que fazer um reset mental. Isto porque os carros são muito diferentes em peso e potência – o protótipo AJR é mais leve e potente que o Stock Car -, o que gera reações totalmente diversas e muda bastante a guiada do piloto.

“É uma semana pesada, muito aeroporto, espera para conexões, a gente muda de hotel, muda de carro, muda de equipe, são outros engenheiros e mecânicos, e cada um tem um jeito de trabalhar, muda de companheiros. É um teste para o corpo e para a cabeça, um baita desafio, que eu encaro com muito prazer, porque amo o que faço”.

As etapas do Endurance Brasil acontecem na sexta (22) a partir das 9 horas e sábado (23) a partir das 14 horas, com transmissão do canal Band Sports e Youtube da categoria.

Fonte: Alexandre Kacelnik

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.