Medalhista olímpico Bruno Prada e francês Dara Rith estão em Campos do Jordão (SP) para a última etapa do ano

Prestes a completar dez anos no país, o L’Étape Brasil by Tour de France presented by Santander se consolida como a maior prova de ciclismo amador da América Latina. Com três edições nesta temporada, o evento terá última apresentação em 2023 neste domingo (24) em Campos do Jordão (SP) atletas inscritos.

As distâncias de 107 km ou 66 km, com 2.300 e 1.300 m de elevação, respectivamente, colocarão à prova o treinamento dos ciclistas, que na maioria das vezes escolhem a edição do Vale do Paraíba como meta anual.

As outras duas edições foram realizadas em abril na cidade de Cunha (SP), que foi o berço do Tour de France no Brasil em 2015, e Rio de Janeiro (RJ), com percurso que leva pelos pontos mais famosos da Cidade Maravilhosa e parte do trecho da Rio 2016.

Organizada no Brasil pelo medalhista olímpico Bruno Prada e com apoio internacional da A.S.O – Amaury Sport Organisation, a mesma que faz o centenário Tour de France, o evento a cada ano ganha em excelência e promove uma experiência diferenciada ao ciclista.

O francês Dara Rith, da A.S.O, voltou ao país para ver de perto toda estrutura montada no Village em Campos do Jordão e elogiou cada detalhe da prova, da entrega do kit até o último quilômetro de prova.

”Com certeza, esta cidade é a imagem do evento que queremos. Aqui você pode ver as melhores marcas, os grandes nomes e uma experiência não é apenas de prova. A corrida, com certeza, é uma grande experiência, mas não é apenas isso. Eles têm que vir para sentir a atmosfera, para conhecer todos os atletas, conhecer as marcas”.

”Estou feliz de ver como a prova está se desenvolvendo no Brasil. Tenho a sensação de que os brasileiros são muito apaixonados e querem fazer os melhores percursos. Então, nosso desafio é apenas dar aos brasileiros os melhores eventos que podemos oferecer”, contou Dara Rith, da A.S.O.

Veja a entrevista abaixo com o medalhista olímpico e organizador do L’Étape, Bruno Prada.

On Board: Como o L’Étape Brasil consegue entregar três eventos de ponta durante o ano? Bruno Prada: É um planejamento de anos, a gente vem construindo tudo isso, não veio de uma hora para outra, a gente sempre esperou consolidar os eventos para ir expandindo. O Rio de Janeiro sempre foi uma ideia pelo perfil do nosso público, a gente tem ciclistas de todos os estados brasileiros e mais do estado federal. E Cunha, que a gente queria fazer um evento em uma cidade menor, com um grau de dificuldade maior. Então hoje temos três eventos diferente, apesar de ter algumas características de vila, de uma série de serviços padrão, cada evento tem uma característica para o ciclista.

On Board: Detalha pra gente um pouco das provas
Bruno Prada: O Rio é um pouquinho mais plano, de pelotão, tem apenas a subida da Vista da Mesa, depois é uma prova bastante plana. Campos tem subida, mas são subidas mais rodadas, e Cunha realmente são subidas mais doídas, com um percentual de elevação bem grande. Então é um cardápio para todos os tipos de ciclistas, se você é mais amador, tem uma prova aqui do Rio de Janeiro, se você é um cara mais avançado e gosta de fazer muita subida tem Cunha. E Campos aqui é um grande festival, é o maior evento de ciclismo da América Latina, além de ser uma prova super disputada e concorrida.

 

On Board: Como é receber elogio da A.S.O. de que as provas do Brasil são de excelência?
Bruno Prada: A gente tem um simpósio anual de todos os L’Étapes e somos sempre muito elogiados. Ser elogiado pela maior prova de ciclismo do mundo, como o Tour de France nos deixa envaidecidos, mas eu acho que o mais importante é tudo que a gente vem construindo, o time durante todos esses anos, o produto que a cada ano tentamos melhorar. Eu acho que isso que me move, cada vez trazer coisas novas que os outros eventos ainda não fizeram, ser pioneiro em novas ideias e novos caminhos.

 

On Board: Vamos ter um L’Étape Campos do Jordão mais quente?
Bruno Prada: A previsão vem mudando um pouco o dia-a-dia, a gente já tem uma situação do vento sul entrando no domingo e dando uma refrescada, acredito que já não vai ser esse bafo todo. Por ser um evento que olha o 360, nós estamos bem preparados para dar todo o suporte aos ciclistas em todos os pontos de hidratação, um posto de hidratação volante na última subida também, a gente está pensando em uma série de inovações para realmente dar suporte para o ciclista, mas eventos climáticos, ou chuva, ou muito sol, ou estar nublado, isso sempre vai ter, faz parte do ciclismo porque é um evento outdoor.

O L’Étape

O L’Étape Brasil by Tour de France é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país. Nono ano no Brasil, o L’Étape conta hoje com três etapas brasileiras: em Cunha, no Rio de Janeiro e em Campos do Jordão, o evento só perde para o México em números de provas chanceladas pelo Tour de France.

Em 2023, o L’Étape passou ainda por Cunha (SP), em abril, e Rio de Janeiro (RJ), em junho. As duas etapas, aliás, já têm inscrições abertas para 2024.

O L’Étape Brasil existe desde 2015, quando foi realizada a primeira prova em Cunha. O L’Étape by Tour de France possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.

Sobre o Tour de France

O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.

O Tour é composto por 20 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos. Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.

Fonte: On Board Sports

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.