Campeão interestadual de 2024 terá como prêmio custeio das taxas de inscrição para disputar título brasileiro no grid dos carros mais vendidos do país
A temporada de 2024 da Gold Turismo será composta por seis eventos. Com calendário em fase final de definição, a categoria que resgatou para as pistas de corrida os carros que compuseram os principais grids do país por três décadas assume como novidade, para efeito de campeonato, a contagem de pontos “Overall”, que não vai considerar a divisão nas classes Pro, Super, Master e Light.
A instituição do campeonato geral para a terceira temporada da Gold Turismo tem uma razão específica. Além da premiação tradicional das etapas e da temporada, o campeão geral receberá como prêmio a isenção de taxa de inscrição para todo o campeonato de 2025 da Turismo Nacional. A categoria promovida pela Vicar tem seu grid formado pelos modelos atuais dos carros mais vendidos do mercado brasileiro.
O prêmio é fruto de parceria da Gold Racing com a Vicar, que além da própria Turismo Nacional responde pela realização de categorias como Stock Car, Stock Series, BRB F-4 Brasil e TCR Brasil. “É importante para nós, uma categoria menor e com uma proposta diferente, ter esse reconhecimento da maior promotora de automobilismo do país”, diz o narrador Luc Monteiro, organizador da Gold Turismo.
O calendário anual de competições promovidas pela Vicar contempla mais de uma centena de corridas. Ainda assim, há atenção aos eventos de âmbito menor. “É nosso papel, como líderes na promoção de corridas no Brasil, ajudar os pilotos das categorias menores a ingressarem na principal porta de entrada para os campeonatos nacionais, que é a Turismo Nacional Brasil”, assume Fernando Julianelli, CEO da Vicar.
A própria Turismo Nacional passa a premiar seu campeão geral em 2024, visando o planejamento de carreira, com um pacote de subsídios técnicos suficientes para o campeonato de 2025 da Stock Series. Na própria Stock Series, já nesta temporada, existe uma premiação que se aproxima de R$ 2,5 milhões, para o campeão poder negociar uma vaga no grid principal da Stock Car.
A GOLD TURISMO
A Gold Turismo teve início em 2022 com o Festival de Verão, em Interlagos. Rafa Lopes, na classe Pro, e JP Velarde, na Super, foram os campeões. O primeiro campeonato foi levado a efeito no mesmo ano. Três paranaenses conquistaram títulos: Chris Pampuch, na classe Light, Kadu Silva, na Master, e o próprio Luc Monteiro, na Pro. A Super teve o catarinense Rafael Possenti como campeão.
O campeonato de 2023 foi formatado para 24 corridas em seis etapas, nas pistas de Interlagos, Guaporé, Londrina, Tarumã, Velocitta e Cascavel. Três campeões já estão definidos: Rafael Possenti/Rafael Balestrin, na Pro, Adriano Martins, na Super, e Iwan Mykytczuk Junior, na Light. O título da Master será disputado na deste domingo em Cascavel, por Kadu Silva, Marcos Ramos e Toninho Espolador.
A Gold Turismo tem no grid carros com motorização 1.6 de modelos hatchback produzidos em média até o início da década passada, que não compõem mais o cenário da Turismo Nacional. Seu regulamento técnico equaliza o rendimento de carros como o VW Gol (da segunda à quarta geração), Ford Ka e Fiesta, GM Corsa, Classic e Celta, Peugeot 206 e 207, Renault Clio, Fiat Palio e Citröen C3.
Fonte: Gold Turismo