Maior evento do kartismo nacional contou com mais de 260 inscritos nas categorias 4 tempos e Rotax, coroou 16 campeões, teve o maior grid da história de uma Final do Brasileiro e quase 25 horas de transmissões ao vivo
A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), organizadora do Campeonato Brasileiro de Kart por meio de sua Comissão Nacional de Kart (CNK), avaliou de forma muito positiva a disputa do Grupo 1 do maior evento da modalidade no país, que foi encerrado no último sábado (14) no Circuito Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita/RS.
A 58ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart reuniu neste grupo as categorias com motores 4 tempos e também englobou as categorias do 7º Campeonato Brasileiro de Kart Rotax. Ao final de uma semana de muitas emoções, que contou com pista molhada nas tomadas e classificatórias, pista seca nas Finais e brigas acirradas, 16 campeões foram coroados (ver a lista abaixo).
Cinco pilotos também foram premiados com a vaga para representar o Brasil no Mundial de Rotax, que acontecerá em dezembro, no Bahrein: Edward Kirst (Mini Max), Rafael Reis (DD2), Lucas Souza (DD2 Master), Enzo Prando (Rotax Max) e Lucas Paiva (Rotax Júnior Max).
A disputa contou com inscrições de 17 Federações do Automobilismo Brasileiro, sendo a Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) a com maior número de inscrições (92), seguida pela Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (FAUESC), com 58 e a Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), com seus representantes correndo em casa, em terceiro (30).
A FASP também saiu do evento com o maior número de campeões: cinco. A FAUESC ficou em segundo, com três vencedores.
Na briga entre os chassis, a Mega Kart foi a grande campeã, com quatro títulos, seguida pela MINI, com três. Bravar, Techspeed e Praga ganharam dois cada uma e Tony Kart, CRG e Thunder faturaram um título cada.
Outro ponto alto da competição deste ano foi a realização da Final com o maior grid da história do Brasileiro de Kart, com 43 pilotos na F4 Sênior. Como a pista do Circuito Internacional Techspeed conta com pouco mais de 1.500 metros, pelo regulamento, é possível realizar provas com mais de 36 karts no grid.
Além da F4 Sênior, outras cinco categorias tiveram mais de 25 pilotos no grid, com destaque para a Mirim, a “porta de entrada” para os novos pilotos, que contou com 28 kartistas. As demais categorias com grid superior a 25 karts foram: F4 Júnior com 34, F4 Graduados com 30 e F4 Super Sênior com 27.
As transmissões das corridas e Finais também foram destaque. No Youtube oficial CBA BRKart (https://www.youtube.com/@CBABRKart), foram quase 25 horas de exibição ao vivo, com quase 60 mil views até o momento. As Finais também contaram com quatro horas de transmissão ao vivo no canal SporTV.
“Alcançamos todos os nossos objetivos neste Grupo 1 e saímos daqui muito satisfeitos. Trouxemos o kart para a região sul do Brasil mais uma vez, reunimos 263 pilotos, tivemos corridas muito disputadas e o Circuito Internacional Techspeed nos atendeu da melhor maneira possível. A Federação Gaúcha de Automobilismo também foi uma ótima parceira neste evento e estamos muito felizes com a confiança que os pilotos e equipes depositaram na organização e agora já vamos nos preparar para o Grupo 2 no mês que vem em Minas Gerais”, comentou Rubens Carcasci, presidente da CNK.
Dentro de três semanas, a CBA realizará no RBC Racing, em Vespasiano/MG, a disputa das categorias 2 tempos e mais 13 campeões serão conhecidos entre os dias 11 e 18 de novembro. Lembrando que as categorias OK e OK Júnior não serão mais realizadas.
As inscrições para o Grupo 2 seguem abertas no link: https://inscricoes.cba.org.br/pt/eventos/g2-brk-2023-58a-campeonato-brasileiro-de-kart-
Confira os campeões do Grupo 1 do Brasileiro de Kart e Brasileiro de Rotax (Nome / FAU / Chassis):
F4 SSM
1) 777-CARLOS SADERI / FPRA (Mini)
F4 60+
1) 38-VALDEMIRO OLIVEIRA / FAB (Mega)
Rotax Mini Max
1) 61-EDWARD KIRST / FASP (Mega)
Rotax Micro Max
1) 1-PEDRO CAMPOS / FMA (Bravar)
Rotax Max Master
1) 128-DENNIS DIRANI / FASP (Tony Kart)
F4 Júnior
1) 111-HEITOR FARIAS / FADF (Mega)
Mirim
1) 3-MATIAS DOMINGUEZ / FAEM (Mini)
Super F4
1) 127-DUDU ARAUJO / FAUESC (Bravar)
Rotax DD2
1) 301-RAFAEL REIS / FASP (Techspeed)
Rotax DD2 Master
1) 170-LUCAS SOUZA / FPEA (Praga)
F4 Sênior
1) 104-FLAVIANO RAMOS / FAUESC (Mega)
Cadete
1) 8-PEDRO PERONDI / FAUESC (Mini)
Rotax Max
1) 61-ALLAN CROCE / FASP (CRG)
F4 Graduado
1) 16-FELIPE PRIETO / FPARN (Thunder)
F4 SS
1) 5-SAUL LEITE / FGA (Techspeed)
Rotax Júnior Max
1) 97-LUCAS PAIVA / FASP (Praga)
Mais informações, acesse: www.cba.org.br
Fonte: Comunicação CBA