Três velejadores e uma nadadora disputam medalhas a partir deste fim de semana na capital chilena

O Yacht Clube da Bahia terá quatro atletas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, que começam nesta sexta-feira (20) na capital chilena. O YCB estará de olho nas atuações da nadadora Celine Bispo e dos velejadores Juliana Duque, Rafael Martins e Bruna Martinelli na chamada Olimpíada das Américas.

A primeira a estrear no Pan de Santiago será a jovem nadadora de 18 anos Celine Bispo, que poderá voltar do Chile com quatro medalhas. A atleta baiana vai competir na classificatória dos 100m borboleta no domingo, dia 22, e os 100m livre no dia 23, ambos no período da manhã. Caso avance às finais, Celine Bispo disputa medalha no mesmo dia às 16h.

Celine Bispo pode nadar também o revezamento 4x100m livre, uma das esperanças de medalha para o Brasil e possivelmente o revezamento 4x100m no nado borboleta, caso Giovanna Diamante não seja escolhida. ”Aqui é como se fosse uma mini Olimpíada, eu quero levar como experiência visando Paris 2024”.

A baiana foi a revelação do Troféu Brasil 2023 disputado em Recife (PE) com as melhores marcas pessoais e recordes baianos absolutos. ”E eu espero pegar a medalha nas provas que eu vou nadar. A expectativa é a melhor possível para trazer medalhas e fazer meus melhores tempos”, disse Celine Bispo, que está desde 2020 defendendo as cores do Yacht Clube da Bahia.

As regatas da vela serão realizadas de 28 de outubro a 3 de novembro na raia de Algarrobo, que fica em Valparaíso. Favoritos ao pódio no Snipe, Juliana Duque e Rafael Martins entram na disputa motivados pelos resultados recentes como dupla. O casal do YCB levou os últimos brasileiros da categoria e a timoneira Ju Duque faturou recentemente o tricampeonato mundial feminino ao lado de Bruna Patrício em Valência, na Espanha.

Já Bruna Martinelli segue firme em busca da medalha inédita na nova classe da prancha à vela, bem como manter a tradição brasileira após o legado de Patrícia Freitas. Recentemente, a atleta do YCB foi bronze na Copa Andalucía IQFoil 2023, nas águas de El Puerto Santa Maria na Espanha.

O YCB destaca também como menção honrosa para o atleta Bernardo Peixoto, jovem promessa da vela local, que conquistou a segunda colocação na seletiva do Lightning no primeiro semestre.

O clube de Salvador (BA) tem em sua história duas medalhas pan-americanas. O bronze no Snipe de Juliana e Rafael em Lima 2019, além da prata de Jonas Penteado Filho na classe Laser dos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis 1987.

A equipe de Vela do Yacht Clube da Bahia conta com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, através de convênios para formação de atletas.

Sobre o Yacht Club da Bahia

O Yacht Clube da Bahia surgiu do desejo de construir barcos a vela, nossa paixão por esportes está diretamente ligada à nossa origem. O Clube possui hoje mais de 15 categorias esportivas e notoriamente se destaca por sua vocação pelas modalidades náuticas e aquáticas, especialmente a Vela, Natação, Canoagem e Pesca Esportiva. Os esportes terrestres completam nossa grade, oferecendo um repertório completo.

Vale ressaltar que entendemos o esporte como um elemento muito importante do convívio social dos nossos Associados, desde a interação de jovens e adultos em seus grupos de amigos até a formação de atletas de alto rendimento, que estão presentes frequentemente nos pódios de competições nacionais e internacionais.

O Yacht Clube da Bahia também organiza eventos com destaque no calendário esportivo náutico nacional, como a tradicional Travessia Itaparica-Salvador de Natação que existe desde 1955, o Desafio Salvador – Morro de São Paulo de Canoagem que é a maior prova sem revezamento da América Latina, além de diversas outras competições.

————

Fonte:  On Board Sports

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.