O evento lembra o Dia Internacional do Idoso, comemorado em outubro, e que chama atenção para a fase mais experiente da vida que é o envelhecer     

Nesta terça-feira (24/10), na parte da manhã, na Praça Kaleman, Jardim Campanário, a Prefeitura realizou a ação Deixa o Idoso Falar Por Si Mesmo, com participação de mais de 100 pessoas, moradores da cidade e frequentadores de programas oferecidos por diversas secretarias municipais.

Foi uma manhã de muita movimentação, encontro e conhecimentos. O grupo fez alongamentos e caminhadas com supervisão dos coordenadores do Programa Caminhando Bem, da Secretaria de Esporte e Lazer; exercícios e aulas de ritmos com os professores do Mulheres em Movimento; e ouviu orientações sobre saúde e direitos do idoso, realizadas por profissionais das secretarias de Saúde e da Assistência Social e Cidadania (SASC)

Teve ainda o momento de fala. Os participantes relataram sobre as experiências vividas e muitos deles ressaltaram como é importante envelhecer com saúde e bom humor.

“O Deixa o Idoso Falar Por Si Mesmo é uma ação intersecretarial que tem o objetivo de formar vínculos, integrar e passar informações sobre a importância do auto cuidado para pessoas acima dos 60 anos”, afirma o coordenador do Caminhando Bem, professor Francisco Lisboa Júnior.

Por isso, os assuntos mais abordados na atividade foi conscientizar os idosos sobre a alimentação saudável, a atividade física e o quanto é necessário fazer os exames de prevenção, para combater doenças que podem ser evitadas nas idades mais avançadas.

Outros programas – Diadema oferece outros programas ao público idoso, que propicia lazer, cidadania e qualidade de vida. Além do Caminhando Bem e do Mulheres em Movimento, que também são frequentados por pessoas de outras idades, a cidade realiza o Projeto 60+, Lindo, Leve e Solto, da secretaria de Cultura, que garante oficinas diversas, na área da dança, canto coral e das artes manuais.

Tem ainda o Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI), ligado a SASC, que é um serviço de convívio voltado para moradores de mais de 60 anos e o Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (Peand), da Secretaria de Segurança Alimentar, que por meio de rodas de conversas esclarece sobre hábitos e alimentação saudáveis para toda população.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.