No primeiro dia de competições, nadador olímpico foi campeão dos 100m borboleta
O nadador olímpico Matheus Gonche foi campeão dos 100m borboleta e nadou abaixo do índice para o Mundial de Desportes Aquáticos da World Aquatics do ano que vem. A prova foi realizada no primeiro dia de Troféu José Finkel, que está sendo disputado no parque aquático do Pinheiros, em São Paulo (SP).
Representando o SESI-SP o nadador venceu os 100m borboleta com o tempo de 51s78 abaixo do índice exigido para o Mundial de Doha, no Qatar, que será disputado entre os dias 2 e 18 de fevereiro do ano que vem. Matheus também foi eleito o melhor atleta no masculino (MVP) no primeiro dia de competições.
“Estou muito feliz e realizado com meu resultado, estava me sentindo muito bem na prova. Estou voltando a ter resultados expressivos depois de uma fase difícil. Queria agradecer a todos que estiveram do meu lado durante todo esse tempo: treinadores, amigos, familiares, a On Board Sports e a Kpaloa, minha patrocinadora”, contou Gonche.
O Campeonato Mundial de Desportes Aquáticos – Doha 2024 contará com 75 provas valendo medalhas em seis modalidades aquáticas. Será a primeira vez que o Qatar – e o Oriente Médio – realizarão o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos da World Aquatics. A cidade já recebeu o Campeonato Mundial de Natação de Piscina Curta em 2014.
Natural de Resende (RJ), Gonche terminou na semana passada sua primeira participação em Jogos Pan-Americanos Absoluto em Santiago, no Chile. No Chile, o atleta participou da prova dos 200 metros borboleta, terminando na 10ª colocação.
No Finkel, Gonche está inscrito ainda nas provas de 200m borboleta e 50m borboleta. As eliminatórias são as 9h30 e às finais às 18h (Horário de Brasília). A competição é transmitida pela Swim Channel pelo YouTube.
Sobre Matheus Gonche
Especialista no nado borboleta, Matheus Gonche acumula grandes resultados nas categorias de base da natação. Ele é apoiado pela On Board Sports e pela Kpaloa. O atleta, natural de Resende (RJ), foi eneacampeão brasileiro (nove vezes) nos 200 metros borboleta, sua prova principal, e octacampeão (oito vezes campeão) dos 100 metros borboleta nas categorias de base da natação.
Ele estreou em seus primeiros Jogos Olímpicos na Olimpíada do Japão na manhã do dia 29 de julho, no Centro Aquático de Tóquio. Aos 22 anos, Gonche nadou as eliminatórias dos 100 metros borboleta e fez o tempo de 53s02 na quarta bateria das eliminatórias, passando os primeiros 50 metros com 24s73.
Na seletiva olímpica, realizada em abril de 2021, Gonche nadou a prova dos 100 metros borboleta em 51s94, abaixo do índice de 51s96, e conquistou a vaga. O nadador foi o único da equipe paulista confirmado em provas individuais.
Acesse o site do atleta
————
Fonte: On Board Sports