Interlagos o templo do automobilismo

O 51º GP de F1 no Brasil não começou com uma boa ideia, na volta de apresentação Charles Leclerc P2 bateu devido problemas hidráulicos, na largada Max sem dificuldades assumiu a ponta com a péssima largada das Aston Martin com Stroll P3 e Alonso P4, Norris pulou da P6 para P1 e Lewis da P5 para P3, mas Magnussen e Albon bateram sobrando um pneu para Ricciardo e danos no carro de Piastri, obrigando a entrada do safety car e a paralisação da corrida com a bandeira vermelha.

 

Na relargada Fernando Alonso na descida da curva do lago mergulhou para cima de Lewis para conquistar a P3, na volta 6 com a abertura do DRS Norris estava à 0,07s de Max se aproximando do tricampeão com sua McLaren, fazendo a melhor volta da corrida na 7ª volta colando em Max, mas parece que a Red Bull ativou o modo ataque para se defender abrindo vantagem do inglês que declarou ter o Brasil o seu terceiro país.

A corrida esquentou na volta 14 com a disputa entre Perez P6 para conquistar a posição de Russell e Sainz a P7 de Stroll, com a Red Bull mais rápida Perez mergulhou na entrada so S do Senna para conquistar a P4, Lewis até tentou na reta oposta mas o motor Honda falou mais alto e Lewis foi para o Box na tentativa do undercut.

As Mercedes pareciam sofrer desta vez em Interlagos, Russell foi para os boxes na volta 20 e Sainz só tentava se aproximar de Stroll,  a Red Bull reagiu mas Perez voltou atrás de Lewis que passou sem dificuldades, Stroll passou de passagem com mesmo motor Mercedes  Russel e Hamilton para conquistar a P5, a Aston Martin parece ter voltado para o campeonato.

Enquanto a Mercedes dormia em Interlagos, Russel que poderia ultrapassar Lewis não ultrapassou o patrão no palco onde foi campeão e escreveu capítulos memoráveis em Interlagos, foi ultrapassado pelo Sainz que foi para cima de Lewis para assumir por fora a P5 na reta dos boxes para delírio do torcedor ferrarista e sofrimento do torcedor mercedista, corrida estava péssima para a Mercedes, na volta 44 número importante na história da equipe, Gasly passou com facilidade o vendedor de 2022 Russell.

Na segunda parada foi um festival de ultrapassagens para alegria dos torcedores e Max não abriu 10, nem 15 nem 20 segundos de vantagem no desafiador circuito de Interlagos estava à 7 segundos de Norris para nostalgia dos torcedores da Mclaren que poderiam ter tentado ficar até o final da corrida com pneus médios, mas parou após a parada de Max e voltou a 11 segundos, Ayrton Senna apenas de 6ª marcha não parou.

Mesmo com volta mais rápida tirando a diferença para Max, a Mclaren não tem a mesma equipe e nem piloto, apesar de Norris ser eleito o melhor do dia de acordo com os internautas provando que vivemos uma geração Nutella bem distante da realidade, tivemos na penúltima volta Perez com carro muito superior ultrapassando Alonso que aos 41 anos provou sua experiência devolvendo a ultrapassagem na reta oposta, segurando Perez com a super Red Bull até a bandeirada promovendo um espetáculo para o público presente.

Este foi o mágico GP São Paulo de Fórmula 1 na sua 51ª edição no Brasil, um patrimônio para nossa cidade, um legado para nossa população e que transmissão emocionante da Band apesar de ter reduzido o espaço da categoria por não transmitir uma disputada corrida Sprint e nem o qualify, uma crítica construtiva para os 2º esporte mais engajado nas redes sociais que é futuro e presente no alcance ao público.

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