Com disputas para o Mundial da Juventude 2023, regatas serão realizadas entre 15 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro
As regatas válidas como seletiva para o Mundial da Juventude 2023 – na 2ª edição do Festival de Búzios – tiveram início na última quarta-feira (15), com sede no Búzios Vela Clube (RJ). Os atletas de ILCA 6, 420, 29er e Fórmula Kite enfrentaram a raia desafiadora da cidade fluminense.
Com duas regatas para todas as classes, a classe ILCA 6 terminou o dia com Erick Carpes (VDS) em primeiro, seguido por Felipe Fraqueli (VDS) e Pedro Madureira (ICRJ). Já na Formula Kite, as primeiras colocações ficaram com Lucas Fonseca (OKP), Cameron Kalamakis (OKP) e Marcos Rodrigues (BL3/YCSA).
Na disputa da classe 29er, Julia Addum e João Joppert lideram. Na 420, Said Royo e Axel Vergueiro fecharam o dia na primeira colocação, com Lucas Freitas e Victoria Back na segunda posição e Joana Gonçalves e Gabriela Vassel em terceiro.
“O primeiro dia foi bom e consegui velejar bem. Alncancei uma primeira colocação e uma segunda. Espero continuar velejando bem nas próximas regatas. A competição é difícil e com ótimos competidores, então é manter o foco!”, explicou Erick Carpes, velejador do Veleiros do Sul.
“As regatas foram bem disputadas no primeiro dia. Todas as duplas de 420 são muito boas, então liderar o primeiro dia foi muito importante. Sabemos o quanto será competitivo, em todas as regatas, e esperamos velejar ainda melhor”, disse Said Royo, atleta do Iate Clube do Rio de Janeiro.
A realização do evento é da Prefeitura de Búzios, Secretaria Pesca, Agricultura e Esportes Náuticos, CBVela e Búzios Vela Clube. A 52ª edição do Mundial da Juventude também será realizada em Búzios (RJ) de 8 a 16 de dezembro de 2023.
Apoio à vela Jovem
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
Fonte: On Board Sports