Iniciativa, criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, visa chamar a atenção para o combate ao câncer de próstata e promover uma maior conscientização à saúde integral do homem

A disputa do Grupo 2 da 58ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart terá uma ação especial no kartódromo RBC Racing, em Vespasiano/MG. A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) firmou parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida para apoiar o Novembro Azul, uma campanha de combate ao câncer de próstata e de conscientização à saúde integral do homem, que foi criada pelo instituto em 2011.

Com o objetivo de levar informação de qualidade à população e realizar iniciativas para promover a mudança de comportamento dos homens, o Novembro Azul se tornou o maior movimento em prol da saúde masculina no Brasil.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de que o câncer de próstata totalize 72 mil casos novos a cada ano no triênio 2023-25. Além disso, é o segundo tipo de câncer com mais casos de morte entre os homens, superando 16 mil óbitos/ano nos últimos levantamentos.

Durante o Brasileiro de Kart, que começou segunda-feira, dia 13, e em especial nas Finais, marcada para o sábado, dia 18, serão realizadas várias ações, para chamar a atenção para este tema tão importante.

Desde a entrega de folhetos explicativos e lacinhos azuis, à exposição da marca da campanha em um banner ao lado do pódio, também serão realizadas divulgações nas redes sociais da CBA e do Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de levar mais informações sobre a campanha ao público e fãs do automobilismo e kartismo, que têm os homens como sua maioria.

“Levar para os homens informação sobre os cuidados necessários com a saúde é um grande desafio, que o Instituto Lado a Lado pela Vida vem enfrentando desde a sua fundação em 2008. Para nós, é motivo de imensa satisfação contar com a parceria da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que nos auxiliará na disseminação deste alerta, incentivando os homens a cuidarem mais da sua saúde, permanecendo atentos ao câncer de próstata e realizando seus exames preventivos”, salienta Marlene Oliveira, fundadora e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida.

“Para nós é uma honra essa parceria com o Instituto Lado a Lado Pela Vida, por todas as ações que eles realizam e, em especial, o Novembro Azul. No automobilismo e no kart, a maioria dos competidores e boa parte dos fãs do esporte são homens, então, acreditamos que é uma boa oportunidade para apoiarmos a campanha, ajudando nessa conscientização e na quebra de alguns tabus que ainda existem sobre os cuidados com a saúde do homem”, comentou Rubens Carcasci, presidente da Comissão Nacional de Kart da CBA.

Maior competição de kart do Brasil, a disputa do Grupo 2 do Brasileiro de Kart tem mais de 200 pilotos inscritos. No total, 13 campeões Brasileiros serão conhecidos no dia 18.

Para saber mais sobre o “Novembro Azul” e o Instituto Lado a Lado Pela Vida, acesse: https://ladoaladopelavida.org.br/ 

Mais informações sobre o Brasileiro de Kart: www.cba.org.br 

Sobre Instituto Lado a Lado Pela Vida
Fundado em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida é a única organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas da mortalidade – o câncer e as doenças cardiovasculares – além do intenso trabalho relacionado à saúde do homem. Sua missão é mobilizar e engajar a sociedade e gestores da saúde, contribuindo para ampliar o acesso aos serviços, da prevenção ao tratamento, e mudar para valer o cenário da saúde no Brasil. Trabalha para que todos os brasileiros tenham informação e acesso à saúde digna e de qualidade, em todas as fases da vida. Além de ter criado o Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida é o idealizador das campanhas Respire Agosto; Siga seu Coração; Mulher Por Inteiro, Câncer por HPV: O Brasil pode ficar sem e Eu e Você Contra o Câncer.

Fonte: CBA

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.