Benedito Mariano ressaltou que a Política Municipal de Segurança Cidadã tem investido em três pilares: integração, prevenção e inteligência

Organizada pela Câmara Municipal, a Audiência “Segurança Pública para o Município de Diadema”, ocorreu na tarde da segunda-feira, 13/11, reuniu representantes da Prefeitura, do Legislativo, da Guarda Civil Municipal (GCM), das Polícias Estaduais e da Sociedade Civil. Para facilitar a participação popular, o evento foi transmitido pela internet.
A Audiência Pública foi presidida pelo vereador Orlando Vitoriano, atual presidente da Câmara Municipal. Autor da propositura do debate, ele abriu os trabalhos explicando que o objetivo do evento era reunir todas as forças policiais de Diadema, além do Executivo e Legislativo para debater a segurança pública do município. “Aproveito também para agradecer a presença de todas as pessoas que atenderam nosso convite. A participação de vocês sinaliza o respeito e comprometimento com a melhoria da segurança do município”, disse o vereador Orlando Vitoriano.
Especialista na área, o secretário municipal de Segurança Cidadã, Benedito Mariano, agradeceu e parabenizou a Câmara Municipal pela iniciativa de convocar a Audiência de Segurança Pública. “Esse encontro é muito importante para nossa cidade porque qualquer pesquisa de opinião vai apontar que a segurança pública é uma preocupação fundamental da sociedade”, destacou Benedito Mariano.
Iniciativas da Prefeitura na área da Segurança
Antes de apresentar sete iniciativas da Prefeitura, Benedito Mariano fez questão de ressaltar que o papel complementar do município na Segurança Pública é contribuir com o Estado. “Para tanto, nossa política de segurança tem três pilares: integração, prevenção e inteligência”, resumiu o secretário.
Em seguida, o titular da Secretaria de Segurança Cidadã de Diadema começou a apresentação das principais ações da Prefeitura:
– Operação Bairro Seguro: com mais de 10 mil visitas para estreitar o diálogo com a comunidade;
– Operação Paz e Proteção: mais de 1 mil operações (sextas, sábados e domingos) integradas com a PM;
– Operação Ponto Seguro: recentemente criada, já aconteceram quase 60 operações que resultaram em melhoria da segurança para mulheres em pontos de ônibus;
– Patrulha Maria da Penha: para garantir às mulheres o cumprimento das medidas protetivas; no próximo ano, o serviço vai ganhar reforço do efetivo;
– Mediação de Conflitos: serviço atuante junto à população, Centro de Detenção Provisória e Fundação Casa, agora se expande para a rede de ensino;
– Observatório de Segurança Escolar: participação efetiva em Fórum que envolve também a Secretaria de Educação e a Comunidade Escolar;
– Videomonitoramento: a Prefeitura quer continuar investindo em tecnologia e inteligência para enfrentar a criminalidade, por isso criou o serviço há quase um ano e segue ampliando e fortalecendo o mesmo; no próximo ano, a Prefeitura quer contar também com a presença de integrantes da PM e da Polícia Civil na Sala de Câmeras;
Além dos investimentos acima destacados, a Prefeitura almeja novas e melhores instalações para a sede da PM e da Delegacia de Defesa da Mulher.
Para concluir sua exposição, o secretário Benedito Mariano fez questão de agradecer o apoio da Câmara Municipal que aprovou o Projeto de Lei referente à valorização funcional da GCM e da GCP (Guarda Civil Patrimonial). “Afinal,  valorizar os homens e as mulheres que trabalham em prol da segurança pública, também torna a cidade mais segura”, resumiu o secretário municipal.
Representantes estaduais – Polícia Civil, Polícia Militar e Delegacia da Mulher
O titular da Delegacia Seccional de Diadema, Marcelo Dias, ressaltou a importância dos investimentos da Prefeitura para tornar a cidade mais evoluída e moderna no combate ao crime. “Se a criminalidade evolui, a Polícia e o município também precisam evoluir em tecnologia e inteligência”, disse o Seccional.
Apresentando um balanço do trabalho da corporação no município, o comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel PM Sidnei, disse que seu efetivo atual é de 425 policiais militares. “O nosso efetivo tem suas limitações, mas segue atuando com eficiência e determinação na defesa da vida, contribuindo para a queda do número de homicídios”, afirmou o Comandante.
Com dez anos de atuação no município, a titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Diadema, Renata Cruppi, também apontou a importância da integração com a Prefeitura para melhorar o atendimento às mulheres. “Temos uma parceria muito antiga e bem sucedidas com a Casa Beth Lobo. E nos últimos anos, o trabalho conjunto ficou ainda mais completo e eficiente com a criação da Patrulha Maria da Penha da GCM”, explicou a delegada.
Audiência reuniu outras representações
Além das autoridades já citadas anteriormente, o encontro contou com a presença de outros representantes do poder público e da sociedade civil: comandante Mendes (GCM Diadema); vereador Cabo Ângelo; Antônio Morato (presidente do Conseg); moradores da cidade e dirigentes das Coordenadorias da Prefeitura.
A parte final da Audiência Pública foi reservada para perguntas e manifestações da população.
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.