MARIO ISOLA – DIRETOR DE MOTORSPORT

“Vamos das luzes de Las Vegas ao pôr do sol de Abu Dhabi no intervalo de apenas alguns dias, depois de uma viagem de pouco mais de 13.000 quilômetros, para uma corrida que já está consagrada como o encerramento da temporada. Yas Marina sediará o GP de Abu Dhabi pela 15ª vez neste fim de semana, e 11 deles marcaram a corrida final da temporada.

A pista foi modificada em 2021 para torná-la mais rápida e fluida, o que também criou mais oportunidades de ultrapassagem, como vimos nas duas últimas corridas. Yas Marina está no extremo inferior da escala quando se trata de exigências de pneus, apesar das cargas verticais, em particular no eixo dianteiro. Como resultado, nós selecionamos os três compostos mais macios, com o C3 como o duro, o C4 como o médio e o C5 como o macio. Essa é a mesma escolha do ano passado, e também uma seleção idêntica à vista em Las Vegas no último fim de semana: a confirmação da versatilidade dos compostos atuais.

Como já é habitual, haverá um dia de testes na terça-feira após o GP, com cada equipe levando dois carros à pista: um para jovens pilotos e outro, em teoria, para testar pneus. No entanto, não haverá novos compostos para testar: a FIA comunicou recentemente que os compostos de 2024 serão os mesmos deste ano, com a única alteração sendo que agora há cinco em vez de seis deles disponíveis, devido à eliminação do C0 (que nunca foi utilizado durante um fim de semana de corrida neste ano). Portanto, o teste pode ser útil para as equipes trabalharem no gerenciamento de pneus, coletando dados para a próxima temporada. As equipes terão uma alocação de pneus pré-determinada para a prova. O carro que trabalhar com os pneus terá 10 conjuntos disponíveis no teste, sendo um C1, um C2, dois C5 e três conjuntos de C4 e C3. Enquanto isso, o carro para jovens pilotos terá dois conjuntos de C3 e C5 disponíveis, bem como quatro conjuntos de C4.”

OS PNEUS NA PISTA

  • Para a última corrida da temporada, os compostos indicados são o C3 como P Zero Branco duro, o C4 como P Zero Amarelo médio e o C5 como P Zero Vermelho macio.
  • Quase todos os pilotos começaram o GP de Abu Dhabi do ano passado com pneus médios. Os três primeiros colocados – Max Verstappen, Charles Leclerc e Sergio Perez – pararam apenas uma vez para colocar o pneu duro, entre as voltas 16 e 21.
  • A volta em Yas Marina consiste em 16 curvas, bem como algumas seções mais rápidas, incluindo uma reta de 1,2 quilômetro entre as curvas 5 e 6. As modificações que ocorreram na pista em 2021 encurtaram a volta para 5,28 quilômetros.
  • Lewis Hamilton é o piloto de maior sucesso, com cinco vitórias em Abu Dhabi, seguido por Max Verstappen e Sebastian Vettel (com três vitórias cada). Mercedes e Red Bull são as equipes de maior sucesso, com seis vitórias cada.

PIRELLI NO MOTORSPORT

Fundada em 1872, a Pirelli é uma empresa com profundas raízes italianas agora reconhecida em todo o mundo por sua tecnologia de ponta, capacidade de inovação e qualidade de seus produtos. O motorsport sempre desempenhou um papel importante na estratégia da Pirelli, seguindo a filosofia “da pista para a rua. A empresa está envolvida no motorsprot há 116 anos e hoje fornece pneus para mais de 350 campeonatos de duas e quatro rodas. A Pirelli presta atenção constante ao uso mais eficiente dos recursos naturais e da energia, com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2030. A Pirelli é Parceira Global de Pneus do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA desde 2011. A empresa também fornece para outros campeonatos, incluindo FIA Fórmula 2, FIA Fórmula 3, Fórmula Regional Europeia by Alpine, FIA Campeonato Mundial de Rali e GT World Challenge, juntamente com inúmeras séries nacionais.

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www.pirelli.com

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Fonte: Néctar Comunicação Corporativa 

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