A 11ª e penúltima etapa da temporada 2023 da Stock Car Pro Series aconteceu no último domingo (26/11) no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR), determinou os pilotos que vão disputar o título do 45º campeonato da principal categoria do automobilismo brasileiro no próximo dia 17 de dezembro, no Autódromo de Interlagos, na Super Final BRB.
Dono do título em 2021, Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) vai para a Super Final BRB como líder do campeonato com 286 pontos, 15 de vantagem para o tricampeão Daniel Serra. Filho do também tricampeão Chico Serra, Daniel alcançou uma marca incrível e vai para sua sétima final consecutiva, desde que passou a defender a Eurofarma RC, equipe liderada por Rosinei Campos, o lendário ‘Meinha’.
Serrinha teve um grande impulso para não só estar entre os finalistas, mas também ser o principal desafiador de Casagrande na luta pelo título depois de ter sido o maior pontuador da etapa de Cascavel e ter somado 40 tentos, sendo o dono do troféu Vivo Man of the Race da jornada do último fim de semana, tirando também proveito do revés dos seus principais concorrentes no campeonato.
Mais jovem campeão da categoria, Felipe Fraga — dono da taça em 2016, aos 21 anos —, também está na decisão. O piloto da Blau Motorsport vai para a Super Final BRB com déficit de 33 pontos para o líder do campeonato.
Por sua vez, Thiago Camilo, vice-campeão em 2009/13/17/19 e há muito em busca de um merecido título, é o quarto classificado para a final. Com 39 anos, o paulista da A.Mattheis Ipiranga Racing, que liderou a tabela de pontos em boa parte da primeira metade do campeonato, soma, com 250 tentos (36 a menos que Casagrande).
O novo nome na lista dos finalistas é Rafael Suzuki. Em ano de estreia correndo pela Pole Motorsport, o paulista de 36 anos alcançou pela primeira vez a condição de finalista na Stock Car fazendo uma campanha bastante consistente e chegará à decisão em quinto lugar tabela, com 243 pontos (43 atrás de Casagrande), seguido pelo atual dono do Troféu dos Campeões.
O bicampeão Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time) tem 239 pontos e vai para tentar o tricampeonato com a dura missão de tirar uma desvantagem de 47 para o líder do campeonato. E o sétimo e último finalista é o também ex-Fórmula 1 Ricardo Zonta. Vice-campeão em 2020, o paranaense corre no mês de dezembro com 237 tentos somados, a 49 da ponta da tabela, com chances matemáticas de faturar seu primeiro título na Stock Car.
Os finalistas na temporada 2023 da Stock Car
1º – Gabriel Casagrande, 286 pontos
2º – Daniel Serra, 271
3º – Felipe Fraga, 253
4º – Thiago Camilo, 250
5º – Rafael Suzuki, 243
6º – Rubens Barrichello, 239
7º – Ricardo Zonta, 237