Empresas se unem para dobrar as doações realizadas na plataforma e para contribuir com a campanha Natal Sem Fome da Ação da Cidadania
A Coca-Cola, o iFood e a maior ONG de combate à fome no Brasil, Ação da Cidadania, anunciam pelo segundo ano consecutivo aliança para promover o aumento de doações para a campanha Natal Sem Fome, criada por Herbert de Souza, o Betinho, que há 30 anos distribui alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Renovada por mais um ano, a ação de Match Funding funciona junto aos consumidores, visando impulsionar a cultura de doação no país. Neste sentido, qualquer pessoa que contribuir para a campanha Natal Sem Fome, seja na plataforma do iFood ou no site da Ação da Cidadania, de 4 a 25 de dezembro, terá o valor de sua colaboração dobrada. A expectativa é que sejam doadas o equivalente a 4 milhões de refeições somente este ano, impactando aproximadamente 80 mil famílias.
“A solidariedade deve existir durante todo ano, mas sabemos o quanto as pessoas são tocadas por esse sentimento no Natal. E, como marca, a Coca-Cola tem um grande poder convocatório de chamar os consumidores a compartilhar este momento e descobrir o Papai Noel que existe dentro delas”, explica Katielle Haffner, Head de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil. “Estamos muito felizes de ter o iFood mais um ano como aliado nesta ação natalina, fomentando a cultura de doação no Brasil”, finaliza a executiva.
A renovação da parceria, que é uma das vertentes da campanha de Natal da Coca-Cola, “Desperte o Papai Noel que há em você”, foi anunciada em um jantar no Altar Cozinha Ancestral, restaurante que tem à frente a chef Carmen Virgínia, embaixadora do programa Coca-Cola dá um Gás no Seu Negócio*. Danielle Sá, coordenadora de Responsabilidade Socioambiental do iFood, também reforçou a importância de ações coletivas como esta: “No iFood, temos o propósito de alimentar o futuro do mundo. O apoio de cada um é importante para seguirmos com nossa missão e contribuir cada vez mais para cessar a fome de pessoas em situação de vulnerabilidade social durante uma época tão emblemática como o Natal. Ficamos felizes em disponibilizar nossa plataforma para uma causa tão relevante”, orgulha-se.
AÇÃO CONHECIDA COMO CARAVANA SOCIAL COMEÇA AGORA
Inspiradas pela Caravana de Natal da Coca-Cola, que percorre o Brasil, o Sistema Coca-Cola convida o público a se juntar neste movimento de solidariedade, chamado de Caravana Social que, por meio das mais de 40 Instituições parcerias da Ação da Cidadania, levam cestas básicas para quem precisa em todo território nacional.
“É possível fazer a diferença na vida de quem não tem nada. Em cada casa que o alimento chega, uma família ganha mais um motivo para sorrir e continuar. Gostaria que essa mensagem chegasse ao maior número de pessoas possível, para que nossas doações aumentem, porque o número de pessoas com fome aumentou”, destaca Rodrigo “Kiko” Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania.
Nos últimos dois anos (2021 e 2022), a ação da Caravana Social doou mais de 13 milhões de refeições, alcançando 260 mil famílias.
Para fazer aumentar esta rede de solidariedade com uma doação, basta os consumidores entrarem no site Natal Sem Fome da Ação da Cidadania ou no app do iFood. Na plataforma, os consumidores podem contribuir de duas maneiras: na finalização do seu pedido, escolhendo valores sugeridos ou diretamente na área de doações, desvinculada a qualquer compra.
Para colaborar com a campanha, é só seguir estes passos:
- Abra o aplicativo do iFood;
- Entre no “Perfil”, no canto inferior direito da tela;
- Role a tela até chegar em “Doações”;
- Clique em “Doe para o Natal sem Fome”;
- Escolha o valor e a forma de pagamento, clique no botão “Enviar Doação” e participe!
OUTRAS AÇÕES DE NATAL DA COCA-COLA
O clima natalino não para pôr aí: sendo o Natal um período de tradição para empresa, que está presente em tantas mesas ao redor do mundo nesta celebração, a Coca-Cola conta ainda com outras ações para celebrar a data. Entre elas estão:
- Campanha ‘Desperte o Papai Noel que há em você’: além do filme publicitário, conta com ações para exaltar as pessoas que espalham atos de bondade e celebram o espírito do Papai Noel.
- Caravanas de Natal: icônico, os famosos caminhões enfeitados estão circulando por dezenas de cidades brasileiras e encantando a todos, despertando a magia do Natal. Para saber mais, basta acessar o site cocacolabrasil.com.br.
- Árvore de Natal do Shopping Parque Vila Lobos, em São Paulo: Além de uma decoração linda, a árvore funcionará como um ponto de arrecadação de alimentos.
- Entretenimento e IA: no streaming Amazon Prime, dia 8/12, estreiam ambos os curtas metragens “HoHo Hest” e “The Note”. E no digital, uma nova experiência interativa onde os consumidores poderão criar cartões de Natal por meio da inteligência artificial. Basta acessar o site creater magic e usar a criatividade!
- Fale Com o Papai Noel: este ano também o projeto ‘Fale Com o Papai Noel’ teve apoio de Inteligência Artificial para criar uma experiência memorável para todos que compartilham do Espírito do Natal. As pessoas podem ter uma conversa em tempo real com o Papai Noel, que irá conversar com elas e responder perguntas usando Inteligência Artificial. Já está disponível em 22 mercados na América Latina e os consumidores poderão acessar a experiência online ou escaneando códigos nas embalagens, sendo direcioná-los para a experiência.
*Programa Coca-Cola dá um gás no seu negócio: O programa conta com um HUB de capacitação gratuita, que visa contribuir com pequenos empreendedores do país.
SOBRE A COCA-COLA BRASIL
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de mais de 200 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por sete grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 56,6 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.
SOBRE IFOOD
O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia, que aproxima clientes, restaurantes e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo. Com mais de 70 milhões de pedidos mensais, o iFood atua com inteligência de negócio e soluções de gestão para promover e desenvolver um ecossistema de mais de 300 mil estabelecimentos cadastrados, 200 mil entregadores conectados em mais de 1700 cidades em todo o Brasil. Há 11 anos no mercado, a empresa vai além do food delivery e cresce também em negócios de Mercado, Fintech e Benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros. O iFood conta com um importante investidor também brasileiro, a Movile. Para mais informações sobre o iFood, suas novidades e a nossa fome de alimentar o mundo, acesse o iFood News.
SOBRE A AÇÃO DA CIDADANIA
A Ação da Cidadania foi fundada há 30 anos pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, com o intuito de combater a fome e a desigualdade socioeconômica em nosso país e ajudar os mais de 32 milhões de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza naquele ano de 1993. Desde a sua criação, a ONG deu início a uma série de iniciativas, sendo o Natal Sem Fome a mais célebre delas, também considerada a maior campanha solidária de arrecadação de alimentos da América Latina. Em 2021, a organização iniciou as campanhas Brasil Sem Fome, que distribui cestas básicas por todo o país durante o ano, e a Emergências, que envia alimentos, eletrodomésticos, kits de higiene e limpeza para estados afetados por catástrofes e desastres naturais. Em 2022, a ONG criou a Rede de Alimentação Solidária para visibilizar e dar suporte aos Bancos de Alimentos, Despensas e Cozinhas Comunitárias atuantes no Brasil. A Ação da Cidadania também atua fortemente na área de Advocacy, como forma de garantir o desenvolvimento e fortalecimento das políticas públicas estaduais e nacionais de Segurança Alimentar e Nutricional.
Fonte: Edelman Brasil