Título na África do Sul, título no Brasil e planos emocionantes antes do Dakar na agenda do NWM para 2024

A Neil Woolridge Motorsport (NWM) desfrutou de sua temporada de maior sucesso até o momento em competições de rally-raid, construída com base nas décadas de experiência da equipe no esporte e no desempenho excepcional de seu mais recente Ford Ranger T1+ com motor EcoBoost V6.

Como líderes consistentes no Campeonato Sul-Africano de Rally-Raid (SARRC), a NWM abriu caminho para os títulos gerais de Veículos de Produção e Classe FIA T1+ este ano no T1+ Ranger, que é projetado e construído internamente pela equipe NWM com sede em Pietermaritzburg, África do Sul.

O T1+ Ranger também mostrou o seu notável potencial no cenário internacional durante a sua estreia no exterior, como parte de uma colaboração entre a NWM, a Ford Performance e a M-Sport para enfrentar o Rally Dakar de 2024. O terceiro lugar no Rally Marrocos, que faz parte do Campeonato Mundial de Rally-Raid (W2RC), foi um feito fantástico contra as melhores equipas do mundo.

O Ford Ranger T1 NWM com motor V8 mais uma vez provou seu valor no Brasil, onde conquistou vários títulos nacionais e sul-americanos. Duas equipes clientes do X-Rally Team encerraram a temporada de 2023 como campeãs brasileiras T1 e FIA T1, respectivamente, no V8 Ranger.

“Este foi um ano incrível, culminado pela vitória de Gareth Woolridge e Boyd Dreyer no Campeonato Sul-Africano de Rally-Raid com nosso T1+ Ranger para a equipe NWM Ford Castrol”, disse Neil Woolridge, proprietário e chefe da equipe NWM. “Vencemos três corridas locais este ano, conquistamos pódios em seis dos sete eventos e conseguimos dois resultados 1-2 na difícil maratona de 1.000 km Desert Race em Botswana e no final da temporada.”

“Sair e vencer a Toyota Gazoo Racing, que é a melhor equipe de rally-raid do mundo como os múltiplos campeões cessantes do SARRC, os três vezes vencedores do Rally Dakar e os dois vezes campeões do W2RC, é uma conquista incrível”, Neil disse. “Esta é uma prova da qualidade e desempenho do nosso carro, do talento dos nossos pilotos e co-pilotos e do trabalho árduo e dedicação de toda a equipa NWM que colocámos neste desporto nos últimos 27 anos.”

Até o momento, a NWM produziu um total de 45 Rangers T1 e T1+ desde que os veículos com chassi tubular foram introduzidos. A equipe venceu na estreia na série sul-africana com o T1 Ranger com motor V8 em 2013, e conquistou os títulos SA Classe T em 2018 e 2019. A equipe venceu novamente na primeira vez com o T1 Ranger EcoBoost V6 de 3,5 litros com motor V6. em 2021 que iniciou a era turbo-gasolina e agora levou o veículo T1+ ao topo do jogo de rally-raid em 2023. No geral, a NWM produziu quase 70 veículos de corrida de produção padrão e chassis tubulares como parte de seu longo e orgulhoso legado em competições de rally-raid de alto nível.

Campeonato Sul-Africano de Rally-Raid

O campeonato sul-africano é amplamente considerado como uma das séries nacionais de rally-raid mais competitivas do mundo, o que não é surpresa, considerando que cerca de 60 por cento dos carros que competem no Rally Dakar e no W2RC são construídos na África do Sul.

Tendo-se concentrado na melhoria e desenvolvimento contínuos do T1+ Ranger desde a sua estreia em 2022, a equipa NWM, com o patrocínio da Ford e da Castrol, fez de 2023 o ano que contou. Gareth Woolridge e Boyd Dreyer deixaram claras as suas intenções desde o início, terminando em segundo e depois terceiro nas duas primeiras rondas do SARRC.

A equipe teve um desempenho arrasador na Botswana Desert Race, em junho, conseguindo uma dobradinha brilhante nesta difícil maratona de três dias de 1.000 km. A vitória foi para Gareth e Boyd, enquanto os companheiros de equipe Lance Woolridge e o novo co-piloto (e ex-finalista do Rally Dakar em duas rodas) Kenny Gilbert trouxeram seu T1+ Ranger para casa em segundo lugar.

O pódio para Gareth e Boyd na quinta rodada foi seguido pela vitória nas duas últimas corridas, incluindo outro resultado incomparável de 1-2 para as equipes NWM no final da temporada de 2023. Isto garantiu os títulos gerais de Veículo de Produção SARRC e Classe FIA T1+ para a jovem dupla. Foi a primeira vitória geral do campeonato para a Ford em 17 anos, com a última conquistada pelo chefe da equipe Neil Woolridge e pelo co-piloto Kenny Skjoldhammer em 2006, também em um Ford Ranger. Depois de uma primeira temporada juntos promissora, Lance e Kenny terminaram em quinto lugar no campeonato geral.

Com seus títulos SARRC em mãos, Gareth e Boyd foram homenageados com suas Cores Protea, também conhecidas como Cores Nacionais. Este é o maior prémio que pode ser alcançado no automobilismo local e é atribuído pela Confederação Desportiva e Comité Olímpico Sul-Africano (SASCOC).

Lance também recebeu seu Protea Colors este ano, tendo terminado em segundo lugar geral no campeonato sul-africano de 2021, ganhando títulos consecutivos de Classe T (eixo traseiro sólido T1) em 2018 e 2019, e terminando em segundo lugar geral nos sete dias Rally dos Sertões no Brasil em 2016. Ele continua sendo o único sul-africano a ter competido na série Extreme E totalmente elétrica, servindo como piloto reserva e então em tempo integral da Veloce Racing em 2021 e 2022.

Ganhar no Brasil

O Ford Ranger NWM T1 com motor V8 provou ser um imenso sucesso em todo o mundo na última década. Assegurou inúmeras vitórias nacionais e títulos de campeonatos, da África do Sul à Polónia, Portugal, Austrália, Hungria, Espanha e República Checa, bem como os campeonatos regionais da América do Sul e da Europa Central. A NWM também competiu no Rally Dakar 2014 com este carro que marcou os 10 melhores tempos de etapa durante este evento, e foi disputado por várias equipes privadas nos anos seguintes.

E continua se destacando, com dois clientes do X-Rally Team levando seus Rangers V8 NWM à vitória no campeonato brasileiro em 2023. Gunther Hinkelmann foi coroado campeão do T1 FIA pilotando um Ranger com suspensão traseira independente, enquanto Rodrigo Aché conquistou o título do T1 com seu Ranger equipado com um eixo traseiro sólido.

“É fantástico ter os nossos Rangers V8 T1 ainda competindo e vencendo, provando que este pacote tem sido competitivo, confiável e bem-sucedido para nós”, disse Neil. “Parabéns às duas equipes clientes do X-Rally Team no Brasil pelas vitórias no campeonato e obrigado aos outros 10 clientes no Brasil que, consequentemente, formam uma representação forte de 12 veículos NWM no país!”

Preparando-se para o Dakar 2024

Em 2023, Ford Performance, NWM e M-Sport anunciaram que iriam colaborar numa campanha de rally-raid para enfrentar o Rally Dakar em 2024. Seguiu-se uma série de sessões de teste e desenvolvimento, culminando com dois Rangers T1+ competindo na Baja. Espanha em julho, como parte do Campeonato Mundial de Rally-Raid.

Nani Roma, vencedor do Rally Dakar 2014, e o co-piloto Alex Haro terminaram num impressionante sexto lugar geral na estreia internacional do T1+ Ranger em condições extremamente quentes e poeirentas. Gareth Woolridge e Boyd Dreyer levaram o segundo veículo ao 11º lugar – um resultado louvável considerando que largaram em 19º e estavam enfrentando muitas das melhores equipes do mundo. Esta foi a segunda prova internacional de Gareth, depois de ter disputado o Rally dos Sertões 2018, terminando em 10º na geral e vencendo sua classe. Boyd navegou para um participante corsário na edição 2022 do Sertões.

Apenas um Ranger T1+ foi inscrito no W2RC Rally Marrocos em outubro, e Nani e Alex subiram ao pódio em terceiro lugar – um resultado brilhante para este evento, que normalmente é usado como um precursor do evento mais longo e mais difícil deles. tudo, o lendário Rally Dakar.

“Terminar entre os 10 primeiros em qualquer evento do W2RC é um resultado excelente, considerando o alto nível de competição na série, portanto, sair com o sexto lugar e um pódio em nossas duas primeiras corridas internacionais com o T1+ Ranger é brilhante”, disse Neil. . “Gareth e Boyd podem estar muito orgulhosos de terminar em 11º na Espanha contra as melhores equipes de rally-raid do mundo, e chegaram ao segundo lugar em uma das etapas até serem apanhados na poeira e sofrerem um furo. .

“Estes resultados são um bom presságio para o Rally Dakar em Janeiro. Tendo eu próprio participado no Dakar em 1998 e 1999, e estando lá como chefe de equipa em 2014, quando competimos com o V8 T1 Ranger, não temos ilusões de que será um evento extremamente difícil, mas estamos ansiosos por o desafio e ver o que nossos Rangers T1+ podem fazer”, disse Neil.

Equipes de clientes para NWM T1+ Ranger

A NWM apoia atualmente a equipa privada T1+ Ranger de Wors Prinsloo e Andre Vermeulen no campeonato sul-africano, e o alcance da empresa está a expandir-se internacionalmente com outras equipas de clientes para este carro excecional.

A equipa espanhola Past-Racing adquiriu o seu primeiro T1+ Ranger em Novembro deste ano, recebendo-o na ronda final do Campeonato SA Rally-Raid, e aproveitando este evento para dar ao proprietário da equipa Daniel Alonso e ao co-piloto Alejandro Lopez o seu primeiro teste com o carro novo. A equipe já competiu com o V8 T1 Ranger da NWM.

A Past-Racing introduziu um programa de aluguer, que inclui o T1+ Ranger, para eventos internacionais de rally-raid em 2024. Isto abrange o Campeonato Mundial de Rally-Raid e a Taça do Mundo FIA para Cross Country Bajas, bem como o Rally Dakar a partir de 2025.

“Estamos muito satisfeitos por ver o interesse crescente de todo o mundo pelo nosso T1+ Ranger e estamos confiantes de que o nosso sucesso no campeonato sul-africano, os nossos sólidos resultados internacionais que antecederam o Rally Dakar, bem como a nossa participação neste evento crucial em Janeiro , estimulará ainda mais a demanda em todo o mundo”, disse Neil.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.