O oftalmologista Dr. Marcelo Espindola fornece dicas para uma adequada proteção da visão
Calor, férias, momentos de lazer e descanso são alguns dos principais aspectos que fazem do verão a estação favorita de muitas pessoas, contudo, para não ter a felicidade interrompida com desconfortos, infecções e até mesmo graves danos oculares, o oftalmologista Dr. Marcelo Espindola alerta sobre os cuidados necessários com a saúde dos olhos.
“Os raios solares devem ser os principais motivos de atenção, pois a exposição prolongada aos raios UV pode causar queimaduras na córnea, cataratas, pterígio e até mesmo degeneração macular. Portanto, seja na praia ou na piscina do clube, o uso de óculos escuros de qualidade é imprescindível. Chapéus e bonés também costumam ser itens eficientes de proteção”, diz Dr. Marcelo.
Outra dica do especialista diz respeito ao uso do protetor solar. “Embora se trate de um item indispensável para a proteção da pele, o contato com os olhos precisa ser evitado, pois pode causar irritação devido aos produtos químicos. O ideal é sempre optar por protetores que sejam de uso exclusivamente facial e que não saiam facialmente na água. Caso a substância entre em contato com os olhos, lave imediatamente com água fresca em abundância”.
A adequada higienização das lentes de contato, assim como a boa lubrificação dos olhos com o uso de colírios (sob orientação médica), são outras recomendações indispensáveis durante o verão. “Não compartilhar objetos que possam ter contato com os olhos também é importante, pois ao emprestar óculos de sol, toalhas e roupas de cama, por exemplo, o risco de contrair infecções como a conjuntivite aumenta”, diz Dr. Marcelo.
Diante desse cenário, o oftalmologista reforça que embora pareçam dicas simples, as pessoas tendem a esquecer ou se descuidar desses detalhes durante épocas como o verão, principalmente quando estão de férias. “Os olhos são uma parte muito sensível do corpo humano e precisam de cuidados constantes. Lembrando ainda que ao aparecimento de quaisquer sintomas ou irritações, a recomendação é procurar atendimento oftalmológico”.
Quem é Dr. Marcelo Espindola?
Formado pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (Suprema), Dr. Marcelo Espindola realizou residência médica no Hospital CEMA e Instituto CEMA – SP, além de ser membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Espindola possui ainda especializações em Cirurgia de Catarata, Cirurgia Refrativa, Adaptação de Lentes de Contato e Ceratocone.
Fonte: Brado Comunicação | Texto : Vitor Tavares