Cidade vai receber US$ 10 mil para desenvolver o projeto Diadema Escreve, fomento e incentivo aos escritores do município
O projeto Diadema Escreve, iniciativa que visa fomentar a produção literária no município, foi um dos 21 contemplados no edital internacional do IBERBIBLIOTECAS (Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas). O IBERBIBLIOTECAS visa promover o acesso livre e gratuito à leitura e à informação para todas as pessoas, sem discriminação, através da formação de uma rede Ibero-americana de cooperação entre bibliotecas públicas que permita gerar sinergias e aumentar os recursos para o benefício comum de todos os países e cidades vinculados.
São membros do IBERBIBLIOTECAS, além do Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Peru e as cidades Medellín (Colômbia) e Quito (Equador). Foram inscritos 125 projetos, dos quais 29 foram contemplados com US$ 10 mil. Três projetos selecionados são de instituições brasileiras. Em Diadema, o projeto será executado pela Biblioteca Olíria de Campos Barros, a Biblioteca Central.
“Diadema Escreve: potencializando os (novos)escritores da cidade” foi um evento realizado entre 25 e 27 de julho de 2023, uma parceria da Rede de Bibliotecas de Diadema com a Fábrica de Cultura e a Casa das Rosas. Idealizado pela coordenadora da Rede de Bibliotecas de Diadema, Ruymar Marazo, pela bibliotecária da Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira, Angelina Souza, e pela escritora, artista e produtora cultural e supervisora artístico-pedagógica da Fábrica de Cultura de Diadema, Ifè Rosa OAQD, a atividade foi pensada para incentivar a leitura e a escrita, bem como incentivar as escritoras e escritores de Diadema em suas produções.
“Com este recurso nós vamos desenvolver o projeto Diadema Escreve, onde será criada uma plataforma digital para mapear os escritores da cidade e nela também colocar suas publicações”, explicou Ruymar. “Também faremos uma revista impressa e digital. O objetivo principal é fomentar a produção literária do município e dar visibilidade ao escritor e escritora da cidade”, completou. O prazo para execução do projeto é até dezembro de 2024.