Equipamento público recebeu investimentos de R$ 450 mil na primeira etapa de obras

A Prefeitura de Diadema entregou nesta quarta, dia 20 de dezembro, a primeira etapa da reforma do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), que se localiza dentro do complexo do Cemitério Municipal. No evento estiveram presentes o prefeito José de Filippi Jr.; o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Wagner Feitoza (Vaguinho); a assistente do secretário de Obras, engenheira Neuceli M. Bonafé Boccatto; e o chefe da Divisão de Serviço Funerário, Jair Batista da Silva.

O local recebeu nova pintura, revisão dos sistemas elétrico, hidráulico, de ventilação e de iluminação, além da reforma da sala de necropsia (onde se realizam procedimentos e observações no cadáver para determinar o que provocou a morte). Também foi realizada a readequação do sistema de dejetos. As obras estão em acordo com as normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária e a Polícia Científica do Estado de São Paulo (órgão que faz parte da Polícia Civil). O equipamento público recebeu investimentos de R$ 450 mil em sua primeira etapa, inclusive recursos de emenda parlamentar da deputada estadual Carla Morando.

“Esta readequação é uma demanda antiga, de mais de 20 anos. O Serviço estava em más condições de uso e por isso tivemos que realizar esse investimento”, afirma o prefeito José de Filippi Jr. “Viemos acompanhar as obras, que agora entram na segunda fase (área administrativa) e serão concluídas muito brevemente”, finalizou. De acordo com Jair Batista, o SVO realiza em média 100 atendimentos mensais, além de, quando solicitado, presta suporte para o Instituto Médico Legal (que investiga as mortes violentas).

 

Serviço de Verificação de Óbitos (SVO)

De uma forma geral, o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) é realizado por um perito para determinar a causa de morte de uma pessoa. As informações de morte da população são usadas para elaborar políticas públicas de saúde no país.

O Serviço, presente em Diadema há 30 anos, ajuda a identificar mortes não violentas. Portanto, um corpo é encaminhado para análise do Serviço de Verificação de Óbito quando a pessoa morre por causa natural, mas não se tem evidências dela. Além disso, o serviço ajuda ainda quando é necessária uma investigação epidemiológica.

O SVO é solicitado nos seguintes casos:  morte natural, aquelas de doença(s) já existente(s); morte súbita em adulto jovem; mortes em casa e sem assistência médica; mortes não suspeitas de causa externa; óbitos em pronto-socorros sem causa conhecida; e casos notificados ou em estudo pela Vigilância Epidemiológica.

Diferença entre o SVO e o IML

A diferença está no tipo de morte que a pessoa teve. O Serviço de Verificação de Óbitos é realizado para esclarecer mortes por causas naturais mal definidas.

Já o Instituto Médico Legal (IML) tem como principal objetivo a investigação de mortes com causas externas, podendo ser violentas. Geralmente os corpos são encaminhados ao IML a pedido de autoridades policiais.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.