Entidade promoveu campanhas de arrecadação/doação de sangue, peças de roupas, calçados, absorventes, alimentos e outros; ações beneficentes como a barraca do bingo e o almoço da Massa Solidária; além disso tudo, ainda capacitou organizações sociais
Sempre atuando sem fins lucrativos e fazendo o bem às pessoas mais vulneráveis da cidade, o Fundo Social de Solidariedade de Diadema encerra mais um ano de trabalho. O balanço é resultado da participação e colaboração de pessoas físicas e jurídicas que fizeram suas doações em prol de quem mais precisa.
O Fundo Social tem como missão promover a inclusão social através do seu objetivo principal que é envolver a sociedade na prática do trabalho voluntário para minimizar as necessidades sociais de grupos menos favorecidos.
“O lema da Prefeitura de Diadema e do Fundo Social é de que ninguém faz nada sozinho. Por isso, nesse final de ano precisamos apresentar nosso balanço e junto com ele os nossos sinceros agradecimentos a todos que nos ajudaram a fazer o bem. Nossos votos de boas festas e de próspero e feliz 2024 para todas e todos”, declarou Inês Maria, presidenta do FSS de Diadema.
Na lista de parceiros/colaboradores do Fundo Social de Diadema estão deputados, vereadores, empresários, comerciantes, shoppings, policiais, sindicatos, servidores públicos, população em geral e, de modo especial, a equipe de voluntários e os integrantes do Conselho do Fundo.
Além de agradecer aos parceiros tradicionais, Inês Maria também destacou o auxílio do Governo Federal que este ano retomou os investimentos sociais e econômicos para o país inteiro. “Também estamos avançando e prosseguindo na parceria com o Governo Estadual. Essa cooperação já vai resultar, nos próximos meses, na inauguração da Praça da Cidadania”, disse Inês Maria.
Em fase final de obras, a Praça da Cidadania de Diadema é fruto da parceria do Governo do Estado, por meio do Fundo Social de São Paulo, com a Prefeitura de Diadema. O novo equipamento público, ao lado do Parque Regional Oeste e do Conjunto Habitacional Sanko, vai oferecer cursos profissionalizantes, quadra esportiva, horta comunitária e outras atividades gratuitas à comunidade.
Campanhas sociais de 2023
“A Solidariedade Está no Sangue” foi o título da Campanha de Doação de Sangue, organizada pelo FSS e a Unifesp Diadema. De acordo com o Banco de Sangue, as 97 bolsas de sangue coletados são suficientes para atender até 388 adultos ou 679 crianças.
A arrecadação de alimentos do FSS chegou a quase 15 toneladas que foram encaminhadas para o Banco de Alimentos, Pastorais da Criança, 25 organizações e 61 associados das Cooperativas de Catadores/Reciclagem. Além do recebimento direto de alimentos, o FSS participou ativamente da Campanha Natal Solidário – “Sua Fome Me Incomoda”, juntamente com a Secretaria de Segurança Alimentar. Ação também contou com o apoio do Sindema (CUT) – Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema.
Só nos shows da Vila de Natal (Praça da Moça), a população doou um total de 4,5 toneladas de alimentos, destinadas ao Banco de Alimentos. O balanço total de arrecadação ainda não foi concluído porque a ação começou dia 20/11 e termina nesta sexta, 22/12.
Em 2023, o FSS arrecadou 34.000 peças de roupas, 5.000 pares de calçados e outros itens. Esse montante foi fracionado para distribuição gratuita à comunidade. Nesse sentido, cerca de 2.000 roupas e calçados foram entregues ao Centro Pop, serviço da Prefeitura que atende pessoas em situação de rua.
Outra forma exitosa de distribuição gratuita de roupas e calçados foi por meio do “Varal Solidário”. A ação, realizada quase 40 vezes em diversos pontos da cidade, consiste na exposição das peças para escolha das próprias pessoas interessadas. Ao todo, foram oferecidos cerca de 20.000 peças de roupas e 2.000 pares de calçados.
O FSS de Diadema arrecadou também 108 pacotes de absorventes higiênicos, por meio da Campanha Ciclo do Bem – “Diadema em Defesa da Dignidade Menstrual”. Os produtos coletados foram destinados ao Centro Pop e outras entidades assistenciais.
Outros dois eventos do FSS este ano foram a barraca do bingo no São João de Diadema e o almoço beneficente “Massa Solidária”, realizado no Clube Chácara 3 Irmãos. O valor arrecadado foi investido na compra de cestas básicas, por meio de licitação, e entregues à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania para atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social.
“Nosso plano é realizar o próximo almoço ‘Massa Solidária’ em março”, antecipa a presidenta do FSS, Inês Maria.
Outra meta do FSS de Diadema para 2024, é avançar além da questão de formação e capacitação das organizações da sociedade civil do município. Para isso, a direção do Fundo está em constante empenho na busca de recursos orçamentários, por meio de emendas parlamentares e ou doações empresariais, que viabilizem o financiamento de pequenos projetos sociais de entidades locais. Ao todo, 47 organizações/entidades participaram dos cursos oferecidos ao longo deste ano.
SERVIÇO
Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Diadema
Rua Almirante Barroso, 160 – Vila Santa Dirce – Centro
Telefone: 4092-5340 (horário comercial)
Telefone: 4092-5340 (horário comercial)