Entenda: não há atalhos para se tornar uma referência.
Para alcançar o status de referência em qualquer área, é essencial ter autoridade. Isso significa ter experiência e domínio no que você faz, independentemente do setor em que atua. É necessário apresentar resultados concretos para conquistar esse reconhecimento.
No entanto, o posicionamento (tão desejado e falado hoje em dia pelos profissionais) vai muito além disso.
Esse posicionamento começa na sua cidade e expande-se com dedicação e um plano estratégico muito bem estruturado e alinhado para o âmbito nacional. Não há atalhos.
A coerência é a chave para o sucesso. O que você compartilha nas suas redes sociais deve estar em harmonia, alinhado com suas atitudes tanto dentro quanto fora de casa, com seus colaboradores e na sociedade em geral.
Assim como na criação dos filhos, o exemplo é fundamental sem dúvida nenhuma. Não basta apenas falar, é preciso agir como exemplo. O posicionamento profissional segue o mesmo princípio. É necessário ser verdadeiro no discurso e transparente nas ações. As pessoas precisam confiar em você, e isso não acontece da noite para o dia. Tenha paciência!
Como influenciadora digital há 7 anos e mentora do programa Mentoria com Marcella Zorzo, acredito que ser bem posicionado significa ter identidade. É ser autêntico e comunicar de forma clara e compreensível o que você faz para o público.
Além disso, é essencial ser uma referência. Quando alguém menciona um assunto relacionado à sua área, você deseja ser o profissional em quem as pessoas pensam e se lembram, certo?!
Quer saber como alcançar esse objetivo?
Conheça a si mesmo: saiba quem você é, quais são seus medos, limitações, ganhos e resultados. Esteja preparado para ser testado e enfrentar dias difíceis, pois são nesses momentos que sua resistência é comprovada e sua determinação é mantida;
Tenha um Instagram ou site bem feito, assim como uma foto profissional adequada ao seu nicho são obrigações básicas para quem está buscando um posicionamento;
Ter uma foto nas redes sociais com alguém famoso por si só não te garante que você seja famoso ou bem posicionado e sim quem são suas relações mais infindas. O verdadeiro reconhecimento e posicionamento como autoridade vêm das suas relações, do seu círculo de influência, das pessoas que te admiram e te citam como referência. É importante que você construa um networking estratégico para o seu posicionamento, ter relacionamentos com pessoas que são líderes de pensamento, profissionais reconhecidos no seu setor expande sua visibilidade, abre portas para oportunidades e desenvolve sua credibilidade;
Estar em todos os lugares e aceitar todos os convites nem sempre é a melhor estratégia para se posicionar como um especialista. O posicionamento efetivo envolve estar nos eventos oportunos, com as pessoas certas e falar sobre os temas corretos. Concentre-se em oportunidades que estejam alinhadas com seus objetivos, construa relacionamentos estratégicos para fortalecer sua imagem como uma referência confiável em sua área de atuação;
Entenda que o posicionamento é uma consequência de um profissional que já é autoridade e para ser autoridade em um assunto é necessário se estabelecer como uma referência, alguém consagrado pelo seu conhecimento e expertise. No entanto, alcançar esse nível de autoridade e posicionamento requer planejamento e estratégia. É nesse ponto que entra a relevância de ter um mentor. Um mentor é alguém bem-sucedido e mais experiente na área em que você deseja se tornar uma autoridade: a Mentoria Marcella Zorzo é direcionada exatamente para isso, onde “pego na mão” daquele profissional e direciono para quais convites aceitar, o que fazer de forma assertiva para buscar um nível mais alto na carreira e dessa forma gerar receita.
O posicionamento estratégico é um elemento fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Ao desenvolver uma estratégia de posicionamento efetivo e transparente, as empresas podem destacar-se em um mercado altamente competitivo, atrair seu público-alvo e determinar uma vantagem competitiva contínua. O posicionamento bem-sucedido não apenas impulsiona o crescimento, mas também cria uma conexão significativa com os clientes.
Lembre-se: O posicionamento é a chave para se destacar e deixar uma marca na vida das pessoas. O que você transmite para as pessoas é o seu legado mais extraordinário.