Presente no grid do mundial de carros elétricos desde a primeira temporada, a Envision finalmente está no topo entre as equipes
Uma das principais equipes do grid, a Envision Racing é uma evolução da Virgin, time que desde o primeiro eprix da está presente na Fórmula E. E após tantas vezes bater na trave, finalmente conseguiu conquistar na temporada passada o título mundial entre as equipes.
Nos primeiros quatro anos, quando ainda era chamada de Virgin Racing, o time esteve nas primeiras colocações nas quatro temporadas, sendo que no quarto ano, o britânico Sam Bird lutou até a rodada final pelo título com o campeão Jean-Eric Vergne, que curiosamente, correu pelo time na segunda temporada.
Ao todo, foram oito vitórias durante a era GEN1, e na fase seguinte, o time seguiu com status de protagonista na Fórmula E, mas desta vez, sem lutar diretamente pelo título.
Foi na chegada da Era GEN2 no quinto ano da Fórmula E, que a Envision se juntou a Virgin. E no primeiro ano da parceria, foram três vitórias. Porém, nas três temporadas seguintes, o time britânico conquistou apenas duas vitórias, sendo que na sétima temporada passou em branco.
A temporada de ouro da Envision
Após assumir toda a estrutura da Virgin para a nona temporada, a Envision mudou sua parceira técnica: após de quatro anos correndo com o powetrain da Audi, que deixou a categoria, a equipe passou a ser cliente da Jaguar.
A equipe manteve Nick Cassidy como um de seus pilotos e trouxe para o lugar de Robin Frijns, ninguém menos do que Sébastien Buemi, que após oito anos de Renault/Nissan, assumiu um dos carros verdes da Envision, buscando voltar aos bons tempos.
A temporada foi ótima para a Envision, que pontuou em todas as 16 etapas do mundial. Foram quatro vitórias, todas com Cassidy, e 10 pódios. Inclusive, o piloto neozelandês chegou até a última rodada dupla com chances de título entre os pilotos, mas não teve êxito.
Porém, sua vitória na derradeira corrida do ano assegurou o tão sonhado título mundial entre as equipes com a Envision. Foi a despedida perfeita de Cassidy do time, já que em 2024 será piloto da Jaguar.
Para seu lugar, a Envision repatriou um velho conhecido: Robin Frijns, que após uma dura temporada na ABT Cupra, está de volta a equipe onde conquistou as duas vitórias que possui na sua carreira na Fórmula E.
Buemi segue na equipe, e é uma das esperanças de vitória do time. Ele terminou a ultima temporada com a moral elevada, e pronto para voltar a ser protagonista na Fórmula E, como foi nas três primeiras temporadas.
Nome da equipe: Envision Racing
País de Origem: Reino Unido
Sede: Silverstone, Reino Unido
Corridas disputadas: 116 eprix
Títulos (entre as equipes): 1 (9ª temporada)
Vitórias: 16
Pódios: 48
Pole Positions: 15
Nome do Piloto: Sébastien Buemi
País: Suíça
Número do carro: 16
Idade: 35 anos
Corridas disputadas: 114 eprix
Títulos: 1 (2ª temporada)
Vitórias: 13
Pódios: 30
Pole Positions: 16
Pontos totais na Fórmula E: 938 pontos
Voltas rápidas: 9
Voltas na liderança: 508
Nome do piloto: Robin Frijns
País: Holanda
Número do carro: 4
Idade: 32 anos
Corridas disputadas: 88 eprix
Vitórias: 2
Pódios: 13
Pole Positions: 2
Pontos totais na Fórmula E: 454 pontos
Voltas Rápidas: 4
Voltas na liderança: 90 voltas
Sobre a Fórmula E e ‘ABB FIA Formula E World Championship’:
Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA – Federation Internationale de l’Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.
O Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão ao esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Informações à imprensa: media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que acelerem a transformação industrial.
Fonte: On Board Sports