A Prefeitura de São Caetano do Sul investe mais de R$ 70 milhões no Programa São Caetano Mais Segura, anunciado em 2023. E a consequência é positiva, com a redução dos principais indicadores criminais em comparação com os dados de 2022, divulgados pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado de São Paulo.
A queda mais expressiva foi com relação ao roubo de veículos, de 48,1% (foram 181 ocorrências do tipo em 2022 contra 94 em 2023). Os furtos de veículos (-3%) e o roubo de outros bens ou pertencentes (-6,2%) também recuaram no ano passado.
“Combatemos a criminalidade com a ampliação dos investimentos em tecnologia, recursos humanos e em estrutura. Assim, além de contribuirmos para a queda dos indicadores criminais, também transmitimos a sensação de segurança ao cidadão”, ressalta o prefeito José Auricchio Júnior.
Inaugurado em 2020, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) tem atuação fundamental no combate à criminalidade. No local são monitoradas 403 câmeras estrategicamente instaladas pelos 15 bairros da cidade. Somados os equipamentos existentes nas escolas e nas unidades de saúde, além das 650 câmeras que serão adquiridas neste semestre, São Caetano passará a contar com 1.335 câmeras de monitoramento.
“Além do aporte financeiro, temos reuniões semanais com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, CGE, Defesa Civil e Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) para delinear o planejamento operacional, identificar as áreas em que houve melhorias e as incidências criminais, aprimorando estratégias e assegurando uma resposta eficaz”, afirma o secretário municipal de Segurança, Sallum Kalil Neto.