O treino foi encerrado antes do tempo previsto por conta de uma bandeira vermelha ocasionada justamente pelo piloto da NEOM McLaren
Começou na tarde desta sexta-feira (12) a 10ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. Os 22 pilotos e 11 equipes da atual temporada tiveram a primeira oportunidade de percorrerem o circuito de 2,63 km do tradicional Autódromo Hermanos Rodriguez, porém a sessão foi prematuramente encerrada devido a uma bandeira vermelha ocasionada por Jake Hughes, poucos segundos após o próprio piloto da NEOM McLaren ter cravado a volta mais rápida da sessão.
Com o tempo de 1min14s364, Hughes colocou sua McLaren no topo da sessão, mas logo em seguida cometeu um erro e foi direto para a barreira de pneus, interrompendo a sessão. Como foi a segunda bandeira vermelha da sessão e restavam pouco mais de quatro minutos para o término da sessão, os comissários optaram por encerrar o treino livre.
Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche, terminou em segundo, com um surpreendente Nico Mueller, da ABT CUPRA, em terceiro. Robin Frinjs conseguiu o quarto lugar em sua primeira sessão oficial na segunda passagem pela Envision Racing, com o atual campeão Jake Dennis, de Andretti, completando os cinco primeiros.
Durante boa parte da sessão, o neozelandês Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) ficou na ponta da classificação, com Sebastien Buemi (Envision Racing) de vez em quando assumindo a liderança da sessão. Sempre acompanhados de perto por Wehrlein, que quase sempre esteve no top-5.
Com pouco menos de dez minutos, a sessão foi interrompida pela primeira vez. A Maserati de Maximilian Günther ficou parada em um ponto perigoso da pista após ter passado por um trecho sujo da pista e danificado sua suspensão. Um pouco antes, o brasileiro Sergio Sette Câmara passou reto em uma das curvas, mas conseguiu voltar a pista.
Assim que o carro de Günther foi retirado, a sessão recomeçou, com o acréscimo de 12 minutos ao tempo total. Assim como o piloto alemão da Maserati, Sacha Fenestraz também escapou ao ir para a parte suja da pista, mas conseguiu voltar sem problemas em seu GEN3..
Nos últimos minutos da sessão, vários pilotos passaram a andar rápido, O brasileiro Lucas di Grassi, agora guiando um dos carros da ABT Cupra, até chegou a assumir momentaneamente o quarto lugar, mas logo foi superado por outros pilotos.
Restando pouco mais de quatro minutos, Jake Hughes cravou a volta mais rápida e em seguida, bateu na barreira de pneus, danificando seu McLaren e de quebra, encerrando a sessão. O segundo treino livre do E-Prix da Cidade do México será realizada na manhã deste sábado (13), às 10h25 (horário de Brasília).
Confira abaixo os dez primeiros do primeiro treino livre na Cidade do México
1º Jake Hughes – NEON McLaren, 1min14s364
2º Pascal Wehrlein – TAG Heuer Porsche, +0s381
3º Nico Müller – ABT Cupra, +0s391
4º Robin Frijns – Envision Racing, +0s420
5º Jake Dennis – Andretti Formula E, +0s477
6º Antonio Félix da Costa – TAG Heuer Porsche, +0s523
7º Mitch Evans – Jaguar TCS Racing, +0s621
8º Sacha Fenestraz – Nissan, +0s692
9º Oliver Rowland – Nissan, +0s721
10º Norman Nato – Andretti Formula E, +0s817
14º Lucas di Grassi – ABT Cupra, +0s953
19º Sérgio Sette Câmara – ERT Formula E, +1s447
Sobre a Fórmula E e ‘ABB FIA Formula E World Championship’:
Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA – Federation Internationale de l’Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.
O Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão ao esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
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Sobre a ABB:
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que acelerem a transformação industrial.
Fonte: On Board Sports